AIP - Associação Industrial Portuguesa

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO DA AIP

Responda ao Inquérito à Atividade Empresarial 2019 e contribua para avaliar a evolução e perspetivas da economia

A AIP agradece o seu contributo para os resultados do Inquérito à Atividade Empresarial 2019. Garantimos a confidencialidade das respostas. Preencha aqui o IAE. Principais temas: a evolução da procura e vendas, a situação financeira, os investimentos e financiamento, os encargos financeiros, a conjuntura económica e emprego, a atividade exportadora e investigação e desenvolvimento. Tal como nas edições anteriores, os resultados do 24º IAE serão previamente divulgados às empresas participantes e só depois apresentados publicamente.

Castelo Branco, Portalegre e Loulé acolhem iniciativa conjunta da AIP e Nova SBE para potenciar aumento das exportações das PME

Objetivo: facultar informação e ferramentas práticas que acrescentem conhecimentos essenciais para a internacionalização das PME, analisando as suas necessidades, processos e riscos associados e apoiando-as na definição das suas estratégias de expansão. Com uma participação de mais de 200 empresários na primeira fase do ciclo de workshops Aprender a Exportar, a parceria da AIP com a Nova School of Business & Economics, que já decorreu em Lisboa, Torres Vedras e Évora, avança agora para outras regiões do país. De setembro a dezembro, Castelo Branco, Portalegre, Loulé, Beja, Coimbra e Santarém acolhem o evento. Serão abordados os seguintes temas: Porquê internacionalizar? Diagnóstico para a internacionalização. Análise e escolha de mercados. Estratégias de entrada no mercado internacional. Gestão de aspetos jurídico-financeiros. Financiamento. Logística e transporte. Marketing e vendas. Conheça o calendário de realização.

Aumente a produtividade e reduza custos da sua PME

A iniciativa da Comissão Europeia denominada European Resource Efficiency Knowledge Centre (EREK), rede da qual a AIP faz parte, tem por objetivo promover a eficiência de recursos e as melhores práticas de economia circular nas empresas, em particular nas PME. A EREK gere uma plataforma dinâmica que permite às PME aceder de forma gratuita a informações específicas, instrumentos de autoavaliação, ferramentas e materiais didáticos que permitam otimizar o seu desempenho, aumentar a produtividade e reduzir custos e consumos (água, energia, matérias-primas, resíduos). A EREK desenvolveu uma ferramenta de autoavaliação para ajudar as empresas a identificar o seu potencial de eficiência de recursos. Teste o desempenho da sua empresa. Mais informações.

Quer identificar oportunidades de negócio em Cabo Verde? AIP realiza missão empresarial de 16 a 21 de novembro

De 16 a 21 de novembro, as PME nacionais terão contato direto com as oportunidades de negócio existentes em Cabo Verde. Os participantes na missão que a AIP realiza àquele mercado terão acesso a reuniões com empresários locais, previamente agendadas, a networking com empresas e entidades, bem como a encontros com organizações institucionais, quer na cidade da Praia, quer no Mindelo. A missão conta com o cofinanciamento do Portugal 2020, que poderá ascender a 50% dos custos. Mais informações: internacionalizacao@aip.pt ou 21 360 12 09. Aceda ao programa e à ficha de inscrição.

Queira confirmar se lhe é dirigida alguma das oportunidades de negócio internacionais da semana

Tecnologia que permita a micropropagação; placa leve de poros abertos, permeável ao ar e retardadora de chama; e coleiras para cães feitas de nylon/algodão; são alguns dos produtos e serviços procurados no âmbito das oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, na Suíça, Itália, Dinamarca e Rússia. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.
Seminário Global Innovation Networking FabLabs