AIP - 182 anos ao serviço das empresas
Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 (geral) | geral@aip.pt | Associação Industrial Portuguesa
O País conta com as empresas, as empresas contam com a Caixa

ATUALIDADE

Dia 9 maio na AIP reúna com empresários turcos

Sabe como diversificar as opções de financiamento da sua PME?

Desenvolvimento de estratégias de atuação, modelos de financiamento, e acesso ao mercado de capitais e a outras fontes de financiamento com enfoque no reforço de capitais permanentes são os temas em causa. Sem custos para as empresas, estas sessões destinam-se às PME que queiram desenvolver um programa de melhoria na sua organização ao nível estratégico e/ou financeiro, no âmbito do projeto Finance for Growth. Dedicadas aos modelos de financiamento, são as seguintes as próximas sessões em Leiria, dias 28 e 29 de maio, e em santarém, dias 7 e 11 de junho. Aceda à ficha de inscrição em Leiria ou Santarém. Mais informações: financiamento@aip.pt ou 21 360 10 65.

Desenvolva um programa de melhoria da estratégia e financiamento da sua PME

Quer saber como aumentar as exportações da sua PME? Inscreva-se nesta iniciativa conjunta da AIP e da NOVA SBE

Objetivo: facultar informação e ferramentas práticas que acrescentem conhecimentos essenciais para a internacionalização das PME, analisando as suas razões/necessidades, processos e riscos associados e apoiando-as na definição das suas estratégias de expansão. Trata-se do ciclo de workshops Aprender a Exportar, uma parceria da AIP com a Nova School of Business & Economics, que decorrerá ao longo do ano em várias regiões do país. Os primeiros decorrem de 4 de junho a 3 de julho, em Lisboa e Torres Vedras. Aceda à ficha de inscrição.

Próximas missões empresariais da AIP: Colômbia de 26 maio a 1 junho e Peru de 2 a 6 junho

VALES 2020: AIP apoia as empresas a melhorarem a rentabilidade

Quer melhorar a rentabilidade dos negócios aumentando as vendas ou reduzindo os custos? Disponha do apoio da AIP enquanto entidade acreditada pelo Portugal 2020 para prestação de serviços de consultoria nos VALES 2020: Economia Circular, Indústria 4.0, Incubação, Comércio e Oportunidades de Internacionalização. As PME podem usufruir destes serviços, associados a cada Vale, durante 12 meses, recebendo um incentivo não reembolsável de 75% das despesas elegíveis (40% para a região de Lisboa). Solicite-nos mais informação: consultoria@aip.pt ou 213 601 013.

Conte com a AIP na obtenção de apoio financeiro para a reabilitação de edifícios

Participe na missão empresarial a França - Aeronáutica, Espaço e Defesa - 17 a 21 junho

A AIP, em parceria com o cluster da Aeronáutica, Espaço e Defesa/AED-Portugal, está a organizar uma missão empresarial a França, de 17 a 21 de junho, com o cofinanciamento do Portugal 2020. O programa contempla encontros bilaterais, networking e visita à 53ª edição do Paris Air Show, evento que conta com mais de 2.000 empresas expositoras e cerca de 142.000 visitantes profissionais. Envie-nos a sua manifestação de interesse para negociosnomundo@aip.pt e faça parte desta delegação empresarial.

Procura o espaço ideal para filmagens de anúncio de marca automóvel?

AIP realiza formação “Finanças Para Quadros Não Financeiros”

A AIP vai realizar a ação de formação “Finanças Para Quadros Não Financeiros” nos próximos dias 3 a 5 de junho. Trata-se de formação intensiva na qual, durante três dias, serão abordados, entre outros, os seguintes temas: contabilidade financeira; demonstrações financeiras; fluxos da empresa; registos contabilísticos; análise financeira; análise da qualidade dos resultados; análise do equilíbrio financeiro; gestão previsional; estratégia e objetivos; elaboração do orçamento; controlo orçamental, rácios e indicadores. A formação realizar-se-á nas instalações da sede da Associação, na Praça das Indústrias, em Lisboa. Consulte o programa. Inscreva-se aqui.

Melhore a sua performance profissional na área das compras

Será alguma destas oportunidades de negócio internacionais à medida da sua PME?

Mobiliário para escritório, cogumelos ostra, e colunas de som são alguns dos produtos procurados no âmbito das oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, na Holanda, Polónia, Eslovénia e Bélgica. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.

Empresas vão passar a receber alerta sobre a sua situação financeira

IMI tem novos prazos de pagamento

Se o imposto municipal sobre imóveis (IMI) devido, for igual ou inferior a 100 euros, o imposto terá de ser integralmente pago numa única prestação a ser liquidada no mês de maio. Se o valor a pagar for superior a 100 euros e igual ou inferior a 500 euros, o IMI será cobrado em duas prestações, a pagar nos meses de maio e novembro. No caso de valor superior a 500 euros, haverá lugar à cobrança em três prestações a pagar nos meses de maio, agosto e novembro. Estas alterações foram introduzidas pelo Orçamento do Estado para 2019 (Lei n.º 71/2018, de 31 de dezembro). Para melhor visualização dos prazos de pagamento consulte o mapa da Autoridade Tributária.

ASSOCIADOS

Enoturismo Casa das Talhas da Adega de Vidigueira abre portas este verão

Rangel transportou prensa de 40 toneladas para os EUA

Rangel Logistics Solutions transportou uma prensa com um peso total de 40 toneladas desde o porto de Sines para a Geórgia, nos Estados Unidos da América, respondendo ao desafio lançado por uma empresa de referência na indústria metalomecânica. Entre 2017 e 2018, o volume de negócios da empresa nos transportes de Portugal para os EUA registou um aumento médio anual de 128%.

Exportadora DRT Moldes lança primeira pedra para ampliar fábrica em Leiria

J.Pereira da Cruz reconhecida como "Most Outstanting Intellectual Property Law Firm 2018"

A J. Pereira da Cruz foi reconhecida pela Acquisition International, publicação reconhecida do Reino Unido, como ‘Most Outstanting Intellectual Property law Firm 2018’ em Portugal, no âmbito dos Global Excellence Awards. João Pereira da Cruz, sócio e administrador da sociedade, que conta com mais de 70 anos de experiência, salienta, em comunicado, que “este prémio não só constitui uma fonte de motivação, como vem reforçar o compromisso da J. Pereira da Cruz de manter o nível de excelência no serviço ao cliente”.

Latourrette Consulting eleita o melhor parceiro do ano da Kofax

Cutelarias MAM conquistam mercados com experiência secular

A génese da MAM – Fábrica de Cutelarias Filmam remonta a 1870 e aos tetra-avós dos atuais sócios-gerentes. Tem instalações fabris em Palaçoulo, Miranda do Douro. Oferece um conjunto de 150 produtos diferentes de reconhecida qualidade, com preços que variam entre os cinco e os quinhentos euros, e uma política de inovação contínua. Exemplo disso é a patente da faca-garfo, objeto que a empresa já produziu numa quantidade superior a seis milhões. Exporta para diversos países, entre eles, Espanha, Alemanha, Angola, Moçambique, Suíça, Luxemburgo e Lituânia

Criação de empresas continua a aumentar

Erofio e Erofio Atlântico reconhecidas como PME Excelência 2018

Erofio – Engenharia e Fabricação de Moldes e a Erofio Atlântico – Moldes e Soluções de Engenhariaobtiveram uma vez mais o estatuto PME Excelência, atribuído pelo IAPMEI. Ambas as empresas integram o Grupo Erofio S.A., que reúne os setores de moldes e plásticos, com sede e fábrica na Batalha, distrito de Leiria. O grupo tem 230 colaboradores e faturou 24 milhões de euros o ano passado nas duas empresas. Entre os principais países de destino dos seus produtos destacam-se a Alemanha, a Suíça, a República Checa e a Polónia.

FISCALIDADE

A Transposição em Portugal da ATAD: Anti Tax Avoidance Directives (ATAD 1 E 2)

A Transposição em Portugal da ATAD: Anti Tax Avoidance Directives (ATAD 1 E 2)

Foi publicada em Diário da República a Lei n.º 32/2019, de 3 de maio, que visa reforçar o combate às práticas de elisão fiscal no mercado interno, transpondo parcialmente para o direito interno as diretivas comunitárias referidas pela “Anti Tax Avoidance Directive” 1 e 2. Conheça a análise da Rogério Fernandes Ferreira & Associados.

Aprender a exporta com a AIP e a NOVA SBE
Na Top Hospedeiras prestamos serviços integrados de recursos humanos para o seu evento em todo o País Continental e Ilhas