Associação Industrial Portuguesa
Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 (geral) | geral@aip.pt | Associação Industrial Portuguesa
O País conta com as empresas. As empresas contam com a Caixa

♦ ATUALIDADE

José Eduardo Carvalho: “Nelson de Souza é quem mais conhecimentos tem em matérias de conceção e gestão de fundos comunitários“

José Eduardo Carvalho: “Nelson de Souza é quem mais conhecimentos tem em matérias de conceção e gestão de fundos comunitários”

“São conhecidas as dificuldades com que se irá confrontar nas negociações do futuro quadro comunitário de apoio, mas, em Portugal, Nelson de Souza é a pessoa que mais conhecimentos tem em matérias de conceção e gestão de fundos comunitários. Estamos plenamente convencidos que o desenho, a formatação, a conceção, o programa, os regulamentos e as prioridades do futuro quadro comunitário de apoio serão diferentes para melhor, pois pela sua experiência, Nelson de Souza sabe que as empresas são a base do desenvolvimento de um país”. Foi assim que o presidente da AIP se referiu à recente nomeação do novo ministro do Planeamento, na abertura dos Open Days do projeto PME Connect, dia 20 de fevereiro, na Casa da América Latina, em Lisboa.

Capacitar as PME para melhor e mais diversificado acesso a financiamento: dia 28 de fevereiro em Leiria

Capacitar as PME para melhor e mais diversificado acesso a financiamento: dia 28 de fevereiro em Leiria

No próximo dia 28 de fevereiro, em Leiria, vai ser apresentado o projeto Finance for Growth, uma iniciativa da AEP e AIP com cofinanciamento do COMPETE. Trata-se de um programa de informação e capacitação de PME para acesso ao mercado de capitais e outras fontes de financiamento, apoiando empresas ambiciosas, dinâmicas e inovadoras na próxima etapa de crescimento e internacionalização. O projeto conta com o envolvimento de investidores/financiadores, especialistas de mercado, analistas, auditores, universidades e reguladores. A sessão, organizada com a colaboração da NERLEI, tem entrada gratuita sujeita a inscrição.  Aceda ao programa. Mais informações: AIP 213 601 055. NERLEI 244 890 200 
apoiotecnico@nerlei.pt.

AIP presta apoio às PME no registo de marcas e logótipos

AIP presta apoio às PME no registo de marcas e logótipos

Com custos elegíveis no âmbito do Portugal 2020, e tendo por objectivo apoiar as PME no registo e gestão de direitos de propriedade industrial e intelectual (direitos de autor) e nomes de domínio, a AIP presta os seguintes serviços: aconselhamento e sensibilização sobre potenciais registos de propriedade industrial; pesquisa gratuita em bases de dados nacionais e comunitárias de marcas e logótipos e do seu possível registo; renovação de marcas registadas já existentes; ou registo e renovação de logótipos. Para um melhor enquadramento preencha esta ficha de contacto. Informações complementares: joao.goncalves@aip.pt.

Conhece o ledwall na Praça das Indústrias? Tem vista para os negócios

Conhece o ledwall na Praça das Indústrias? Tem vista para os negócios

Instalado na fachada do edifício sede, na Praça das Indústrias, em Lisboa, a AIP tem disponível um ecrã digital com tecnologia led (6,7 m X 2,2 m) que funciona como suporte publicitário. Com uma localização privilegiada, junto ao Centro de Congressos, palco de inúmeros eventos ao longo de todo o ano, é o suporte adequado para fazer chegar a mensagem da sua empresa ao público certo. Mais informações: nuno.borges@aip.pt ou 213 601 140.

Há oportunidades de negócio internacionais que podem ser dirigidas à sua PME

Há oportunidades de negócio internacionais que podem ser dirigidas à sua PME

Componentes automóveis, parafusos anilhas e porcas, para além de produtos alimentares, são alguns dos artigos procurados no âmbito das oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, na Polónia, Alemanha, Reino Unido, Holanda e França. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.

Formação sobre DPO – “Data Protection Officer” na AIP

Formação sobre DPO – “Data Protection Officer” na AIP

A função de DPO - Data Protection Officer ou Encarregado de Proteção de Dados é uma das mais relevantes inovações do RGPD, com responsabilidades na definição das políticas de privacidade, proteção de dados e segurança da informação. Se pretende adquirir competências para atuar de forma profissional e independente ao nível do adequado tratamento dos dados pessoais na sua organização, inscreva-se no curso “O Encarregado de Proteção de Dados” a realizar-se nos próximos dias 1, 7, 11, 12 e 13 de março, no Centro de Formação da AIP, em Lisboa. Mais informação aqui. Preencha a ficha de inscrição.

AIP promove “Portugal Sou Eu” na Bolsa de Turismo de Lisboa

AIP promove “Portugal Sou Eu” na Bolsa de Turismo de Lisboa

Através da AIP, o programa “Portugal Sou Eu” estará presente na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, entre os dias 13 e 17 de março, com um stand aberto à participação conjunta de seis empresas que já tenham aderido ao selo do PtSE. A qualificação “Portugal Sou Eu” é um selo distintivo que atesta que os produtos aderentes têm incorporação de valor nacional na sua cadeia de produção.

IAPMEI, em parceria com a CE, lançou a 13ª edição dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial. Submeta a sua candidatura até dia 1 de abril

IAPMEI, em parceria com a CE, lançou a 13ª edição dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial. Submeta a sua candidatura até dia 1 de abril

O IAPMEI, em parceria com a Comissão Europeia, lançou no passado dia 29 de janeiro, a 13ª edição dos European Enterprise Promotion Awards. Esta iniciativa tem como objetivo potenciar a divulgação de atividades reconhecidas como boas práticas no âmbito da promoção da iniciativa empresarial na Europa.  As candidaturas devem ser enviadas ao IAPMEI, após preenchimento do respetivo formulário, até dia 1 abril, através do email premioseuropeus@iapmei.ptAceda a Enterprise Promotion Awards e encontre toda a informação, incluindo o formulário de candidatura.

♦ ASSOCIADOS

Hovione vai produzir no Seixal medicamentos para EUA, Europa e Japão

Hovione vai produzir no Seixal medicamentos para EUA, Europa e Japão

No ano em que celebra o seu 60.º aniversário, a multinacional portuguesa na área da química-farmacêutica anunciou a instalação de uma nova unidade industrial no Parque Empresarial da Baía do Tejo, situado no concelho do Seixal. A nova fábrica da Hovione será construída num terreno de 40 hectares e vai criar centenas de empregos na margem Sul. A Hovione, com sede em Loures, tem laboratórios e fábricas em Portugal, na Irlanda, em Macau e nos Estados Unidos da América. Emprega 1.600 pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 1.100 em Portugal. Investiga e desenvolve novos processos químicos e produz princípios ativos para a indústria farmacêutica mundial.

Depomor vai receber nova fábrica da Generis em Rio Maior e mais de 100 postos de trabalho

Depomor vai receber nova fábrica da Generis em Rio Maior e mais de 100 postos de trabalho

A Depomor, sociedade gestora do Parque de Negócios de Rio Maior, vai acolher, numa área de 8,8 hectares, a segunda fábrica da multinacional farmacêutica Generis. O investimento poderá chegar aos 25 milhões de euros e irá gerar cerca de uma centena de postos de trabalho. Depois de um processo de alteração ao Plano de Pormenor do Parque de Negócios de Rio Maior, de forma a converter 11 lotes do mesmo num único, foi finalmente assinada a escritura entre a Generis e a Depomor – Desenvolvimento e Progresso de Rio Maior, SA para aquisição do lote 77 daquele parque, com uma área total de 8,8 hectares.

Arroz Bom Sucesso da Orivárzea volta a ser eleito “Escolha do Consumidor 2019”

Arroz Bom Sucesso da Orivárzea volta a ser eleito “Escolha do Consumidor 2019”

O Arroz Bom Sucesso, marca da Orivárzea – Orizicultores do Ribatejo, S.A., empresa de Salvaterra de Magos, foi eleito, pelo sétimo ano consecutivo, como “Escolha do Consumidor 2019”, principal prémio nacional em termos de reconhecimento do consumidor, dentro de um processo de seleção que envolve mais de 800 marcas. Filipe Ventura substitui Jorge Parreira na Direcção Comercial & Marketing.

Allby aposta na África Ocidental, México e Chile com soluções inovadoras

Allby aposta na África Ocidental, México e Chile com soluções inovadoras

Allby, empresa com trabalho reconhecido nas áreas da arquitetura e da comunicação, alarga a sua oferta nos mercados português e internacional com uma nova estrutura que integra criativos de topo, “developers” e arquitectos, mais orientada para soluções tecnológicas inovadoras. Com um escritório em Timor, onde trabalha o mercado asiático, quer apostar noutras regiões do globo, como África Ocidental, México e Chile.

♦ FISCALIDADE

Política fiscal da UE: votação por (mera) maioria qualificada?

Política fiscal da UE: votação por (mera) maioria qualificada?

Uma das maiores preocupações que os Estados-Membros mais cépticos suscitam é que a abolição do voto por unanimidade poderá, ainda, espoletar, a médio/longo prazo, a uma harmonização bem mais completa da política fiscal na Europa. E perder o poder de “veto” sobre questões fiscais também se pode revelar uma intrusão significativa na soberania dos Estados-membros, principalmente para países mais pequenos que, mais uma vez, perdem influência através do voto por (mera) maioria qualificada. Quem ganha? Quem perde? Ganhamos todos? E a Europa, também? Conheça a análise da Sociedade de Advogados Rogério Fernandes Ferreira & Associados.

Procuramos empresas com capacidades exportadoras para a região do Caucaso