AIP - Associação Industrial Portuguesa
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO - 07 março 2022

Delegação da AIP visita a primeira loja inteligente na União Europeia

Joana Rafael, fundadora da startup portuguesa Sensei, foi a anfitriã de uma delegação da Direção da AIP liderada pelo seu presidente, José Eduardo Carvalho, que visitou a loja Continente Labs, em Lisboa, dia 2 de março. A Sensei cria e desenvolve tecnologia que permite fazer compras num supermercado sem parar numa caixa para efetuar pagamento. Pioneira no desenvolvimento de soluções para a criação de experiências de compra sem filas e sem fricção para o cliente, foi a Sensei que desenvolveu a tecnologia do Continente Labs, o primeiro supermercado autónomo e sem checkout na União Europeia, a chamada loja inteligente. A tecnologia desenvolvida pela Sensei é suportada por câmaras (230 nesta loja), sensores e algoritmos de inteligência artificial. Através da combinação destes equipamentos, a tecnologia desenvolvida pela empresa permite que um cliente entre na loja, retire os produtos das prateleiras e conclua uma compra apenas ao sair da loja. O valor dos produtos escolhidos é adicionado à conta final, previamente iniciada no momento de entrada na loja, através da combinação entre as câmaras instaladas no espaço e software de inteligência artificial.

Instale painéis fotovoltaicos na sua exploração agrícola com apoios a fundo perdido

Até dia 6 de maio pode apresentar a candidatura para Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola – Instalação de Painéis Fotovoltaicos. Os apoios são concedidos sob a forma de subsídio não reembolsável e financiam a aquisição e instalação de painéis fotovoltaicos e estruturas associadas para as explorações agrícolas no território de Portugal continental. Conte com apoio personalizado da AIP para mais informações sobre os requisitos e para a elaboração de candidaturas: consultoria@aip.pt ou 213 601 020.

Quer integrar a representação nacional das empresas de transporte marítimo na feira Posidonia 2022 em Atenas?

Na sequência da missão envolvendo empresas da Economia do Mar, realizada à Grécia em 2021, com a colaboração da Embaixada e a delegação da AICEP na Grécia, a AIP está a organizar a participação de empresas portuguesas num pavilhão nacional na feira Posidonia 2022, a decorrer em Atenas, de 6 a 10 de junho. Trata-se de um dos maiores eventos internacionais dos setores do transporte marítimo e de empresas de suporte (tecnologia e logística, entre outros), que inclui exposição, networking entre empresas e a possibilidade de participar em conferencias, seminários e workshops sobre temas relevantes para a comunidade marítima internacional. As PME participantes nesta ação podem beneficiar de um cofinanciamento entre 40% a 50% do valor total da ação, se elegíveis no âmbito do Portugal 2020. Solicite mais informações ou contacte ou 213 601 123.

Procura formação em Economia Circular e Novo Regime de Gestão de Resíduos?

Clarificar o conceito “Economia Circular” (EC) aplicado aos resíduos, explicando a diferença entre a antiga “Política dos 3R” e a nova EC; o novo regime geral da gestão de resíduos e as mudanças de relevo na sequência das últimas alterações legislativas, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 102-D/2020, de 10 de dezembro, a Lei nº 52/2021, de 10 de agosto, bem como posteriores atos regulamentares de desenvolvimento são os objetivos específicos da ação de formação Economia Circular e Novo Regime de Gestão de Resíduos, que a AIP realiza online, de 29 de março a 1 de abril, das 18h às 20h. Aceda à ficha de inscrição. Mais informações: 213 601 209.

Quer potenciar o crescimento da sua PME nos mercados internacionais? Integre um projeto de parcerias estratégicas

Quer garantir o crescimento do negócio internacional da sua PME, através da criação e desenvolvimento de parcerias estratégicas com grandes empresas e grupos fortemente internacionalizados? É um dos objetivos da nova edição do projeto conjunto de internacionalização que a AIP está a promover, o PME Connect II. Caso queira participar contacte-nos: editen@aip.pt ou 213 601 055.
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS Siga-nos no Facebook Siga-nos no Lindekin
Já disponível a última edição da revista Negocios & Empresas