AIP - Associação Industrial Portuguesa
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO - 06 junho 2022

Avance já com o investimento: efetue o registo de pedido de auxílio no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva

Já é possível efetuar o registo de pedidos de auxílio para projetos de investimento no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva. Trata-se de um mecanismo que permite dar início ao projeto num momento em que não é possível formalizar uma candidatura por não existirem concursos abertos. Desta forma, o timing do projeto de investimento passa a ser o da necessidade da empresa e não o do plano de concursos. Este registo é efetuado através de submissão de formulário eletrónico disponível no Sistema de Informação da Rede SI do PT2020. Destinado às PME, o registo deve aproximar-se o mais possível da futura candidatura em termos de estratégia, plano de investimentos e calendarização. Para mais informações e para apoio na preparação de candidatura: consultoria@aip.pt ou 213 601 020.

Dia 21 de junho conheça as melhores estratégias de internacionalização para PME

“Estratégia integrada de internacionalização” é o tema do primeiro de um ciclo de três seminários práticos com intervenção de especialistas sobre desenvolvimento de estratégias de internacionalização de PME com recurso a suportes digitais. Numa organização conjunta entre a AIP e o IPAM, decorrerá dia 21 de junho, das 16h às 17h30, em plataforma digital. Como a digitalização suporta as estratégias integradas de internacionalização será o foco da intervenção de Carlos Búrcio, especialista em estratégias de internacionalização de PME, a que se seguirá um período de perguntas e respostas. Conheça o programa do ciclo de webinars “Digitalização, um novo caminho para a internacionalização”. Participação gratuita, mas sujeita a inscrição

Integre parcerias com grupos fortemente internacionalizados e reforce a capacidade exportadora da sua PME

Está em curso a formação das parcerias estratégicas para a internacionalização das PME. As empresas participantes no projeto PME Connect II terão a oportunidade de consolidar parcerias e ir aos mercados com os grupos fortemente internacionalizados (GFI) Mota Engil, SONAE, Grupo Pestana, EDP, Tekever, Sogrape, Outsystems e Farfetch. Workshops sobre os mercados selecionados, ações de capacitação, sessões de networking e colaboração com os GFI, missões de prospeção externas e encontros empresariais internacionais são as atividades previstas no projeto que se desenvolverá até 2023. A AIP faculta condições de pagamento nos custos envolvidos neste projeto. Consulte a síntese do projeto e aceda à ficha de adesão. Mais informações: editen@aip.pt ou 213 601 055.

Inscrições ainda abertas. Ateliers de férias sobre empreendedorismo decorrem de 11 a 15 e de 18 a 22 de julho

Os ateliers de férias da AIP “Quando eu for grande – O mundo das empresas” estão de volta e destinam-se aos jovens dos 8 aos 14 anos. Durante uma semana, a sede da AIP passa a ser o “local de trabalho” destes jovens que vão desenvolver competências empreendedoras: autonomia, iniciativa, risco, criatividade e trabalho em equipa, recorrendo a aprendizagens ativas e criativas. De 11 a 15 ou de 18 a 22 de julho, vão desfrutar de uma semana inesquecível. Associados da AIP beneficiam de desconto. Aceda ao vídeo. Conheça o programa. Inscrições aqui! Mais informações: mvieira@aip.pt ou 213 601 123/73. 

Sabe que com o Fundo PME pode proteger a sua marca beneficiando de um reembolso equivalente a 75% das taxas oficiais pagas?

O registo de uma marca a nível europeu (com uma classe de serviços/produtos) terá um custo final de 212,50 euros (850 euros é o preço normal), o custo será ainda menor se a marca for nacional. O Fundo PME, uma iniciativa da Comissão Europeia implementada pelo Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia, é um programa de reembolso que emite vales para taxas relativas a marcas e patentes. Para registar a sua marca certifique-se que (i) não existe uma marca igual ou semelhante à que pretende registar, (ii) a marca permite distinguir os seus produtos ou serviços fazendo com que os consumidores sejam capazes de a reconhecer e distinguir das marcas de outras empresas existentes no mercado, (iii) a marca pode ser registada (o registo pode ser de marcas compostas por palavras e/ou imagens desde que distingam os produtos ou serviços de uma empresa dos de outras). A AIP poderá ajudar a sua empresa em todo o processo: conceção da imagem da marca, candidatura ao fundo e registo da marca.  Mais informações: consultoria@aip.pt ou 21 360 10 98.
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS Siga-nos no Facebook Siga-nos no Lindekin
Impulsionamos o desempenho das organizações e a transformação cultural em todos os setores