AIP - Associação Industrial Portuguesa
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO -24 janeiro 2022

Apoios até 100% para a descarbonização da indústria

Até dia 29 de abril de 2022 estão abertas as candidaturas ao Sistema de Incentivos “Descarbonização da Indústria”, destinado a apoiar investimentos de todas as indústrias que tenham como objetivo a transição para uma economia neutra em carbono. Os incentivos assumem a forma de apoios não reembolsáveis, com taxas que podem ir até 100% do investimento elegível. Os projetos passíveis de serem apoiados enquadram-se em três tipologias: (i) processos e tecnologias de baixo carbono na indústria (novos processos, produtos ou modelos que visem a descarbonização e digitalização; circularidade no uso de recursos; novas matérias primas, combustíveis derivados de resíduos; utilização de biomassa ou biogás; medidas de economia circular; adaptação e/ou substituição de equipamentos vetores de energia renovável; eletrificação de consumos finais; (ii) medidas de eficiência energética (que reduzam o consumo e as emissões de gases com efeito de estufa; sistemas de monitorização e gestão de consumos); e (iii) incorporação de energia de fontes renováveis; (incorporação de energia renovável; armazenamento de energia; hidrogénio e gases renováveis na indústria). Saiba quais os requisitos, como se pode candidatar ou elaborar a candidatura com a Consulting by AIP: consultoria@aip.pt ou 21 360 10 13.

Parcerias estratégicas reforçam crescimento das PME nos mercados internacionais

Quer garantir o crescimento do negócio internacional da sua PME, através da criação e desenvolvimento de parcerias estratégicas com grandes empresas e grupos fortemente internacionalizados? É um dos objetivos da nova edição do projeto conjunto de internacionalização que a AIP está a promover, o PME Connect II. Caso queira participar contacte-nos: editen@aip.pt ou 213 601 055.

42% das PME concordam com emissão grupada de obrigações

Situou-se em 42 por cento o número de empresas inquiridas que considerou relevante, muito ou extremamente relevante a emissão grupada de obrigações, num universo de mais de 200 respostas ao “Inquérito sobre Oportunidades de Financiamento para PME”, que a AIP, em parceria com a PwC, levou a cabo no final de 2021, no âmbito do projeto “Soluções de Financiamento para Pequenas e Médias Empresas”. Este inquérito teve por objetivo realizar um diagnóstico da situação atual das PME no acesso e utilização de diferentes instrumentos de financiamento que possam ser alternativas às disponíveis no mercado. A emissão grupada de obrigações consiste num modelo em que determinado conjunto de PME emite obrigações, criando-se, para o efeito, um fundo de obrigações, com garantia pública, no valor do conjunto das obrigações emitidas pelas várias empresas. Este modelo permite que as emissões obrigacionistas ganhem dimensão suficiente e tenham um risco moderado para potencialmente atrair o interesse de investidores. A AIP está a trabalhar com o BCP, a PwC e entidades públicas na conceção e montagem de uma operação de emissão de obrigações grupadas. Mais informações: editen@aip.pt ou 21 360 10 55.

Mostra Virtual “Valorizar Portugal” dedicada à produção nacional ocorre dia 23 de fevereiro

Reserve já o dia 23 de fevereiro na sua agenda: nesse dia, entre as 10h e as 18h, poderá visitar a 2ª Mostra Virtual “Valorizar Portugal” e, através de diferentes suportes digitais, conhecer os produtos e serviços certificados com a marca “Portugal Sou Eu”, visitar stands 2D e reunir online com as empresas expositoras. Em 2021, foram cerca de 1000 os visitantes que acederam aos stands virtuais e tiveram a possibilidade de reunir com os expositores, neste evento dedicado à produção nacional, organizado pela AIP. Este ano contaremos com mais expositores pelo que será de esperar um aumento de interação. Brevemente informaremos sobre as novidades da edição deste ano. Aceda ao site do “Portugal Sou Eu”.

Produtos químicos e fileira do metal figuram nas oportunidades de negócio da semana

Fabrico de produtos químicos de controlo de pragas; parafusos, fixadores e porcas; são alguns dos items da lista de oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, na Eslovénia, França, Reino Unido e Israel. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS Siga-nos no Facebook Siga-nos no Lindekin
Certificados de origem - já disponível opção de pedido online