AIP - Associação Industrial Portuguesa
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO -17 janeiro 2022

Quer criar o seu próprio emprego ou uma nova empresa?

Tem mais de 18 e menos de 35 anos, está desempregado ou à procura do primeiro emprego e tem uma ideia de negócio financeiramente viável? Então, em breve pode candidatar-se aos apoios da nova medida «Empreende XXI», gerida pelo IEFP, em parceria com a Startup Portugal. Entre subsídios a fundo perdido e empréstimos, os apoios podem chegar a 85% dos investimentos num máximo de 175 mil euros. É condição que os projetos mantenham a atividade da empresa e assegurem a criação do respetivo posto de trabalho dos destinatários promotores, durante um período não inferior a três anos. A equipa de consultoria da AIP presta apoio na elaboração das candidaturas. Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas contacte-nos em consultoria@aip.pt ou 213 601 020.

Como aceder aos apoios à proteção da propriedade intelectual das PME?

Começou a 10 de janeiro e termina a 16 de dezembro de 2022.Trata-se do fundo PME Ideas Powered for business, um regime de subvenções concebido para ajudar as pequenas e médias empresas (PME) europeias a proteger os seus direitos de propriedade intelectual. O Fundo PME, uma iniciativa da Comissão Europeia implementada pelo Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia, é um programa de reembolso que emite dois tipos de vales, em função da atividade em questão: (i) 1500 euros, utilizável para taxas relativas ao pré-diagnóstico de PI, às marcas e aos desenhos ou modelos: (ii) 750 euros, utilizável para taxas relativas a patentes. Conte com apoio da AIP na elaboração das candidaturas. Mais informação: consultoria@aip.pt ou 21 360 10 20.

Dia 19 conheça as oportunidades de negócio e investimento na Malásia

Oportunidades de negócio e investimento na Malásia é o que se vai conhecer, de viva voz, dia 19 de janeiro, das 11h às 12h30, em sessão híbrida, organizada pela AIP. A reunião conta com a presença Dato’ Mohd Zamruni Khalid, embaixador da Malásia para Portugal, de altos responsáveis da Malaysian Investment Development Authority, e também com testemunhos de empresas nacionais já conhecedoras daquele mercado. Haverá espaço para perguntas e respostas. A Malásia é a terceira maior economia da Associação de Nações do Sudeste Asiático e a 26.ª maior do mundo e o maior produtor mundial de borracha, óleo-de-palma e estanho. Participação gratuita, mas sujeita a inscrição.

Parcerias estratégicas potenciam crescimento das PME nos mercados internacionais

Quer garantir o crescimento do negócio internacional da sua PME, através da criação e desenvolvimento de parcerias estratégicas com grandes empresas e grupos fortemente internacionalizados? É um dos objetivos da nova edição do projeto conjunto de internacionalização que a AIP está a promover, o PME Connect II. Caso queira participar contacte-nos: editen@aip.pt ou 213 601 055.

Como encara a emissão grupada de obrigações? 42% das PME concordam

Situou-se em 42 por cento o número de empresas inquiridas que considerou relevante, muito ou extremamente relevante a emissão grupada de obrigações, num universo de mais de 200 respostas ao “Inquérito sobre Oportunidades de Financiamento para PME”, que a AIP, em parceria com a PwC, levou a cabo no final de 2021, no âmbito do projeto “Soluções de Financiamento para Pequenas e Médias Empresas”. Este inquérito teve por objetivo realizar um diagnóstico da situação atual das PME no acesso e utilização de diferentes instrumentos de financiamento que possam ser alternativas às disponíveis no mercado. A emissão grupada de obrigações consiste num modelo em que determinado conjunto de PME emite obrigações, criando-se, para o efeito, um fundo de obrigações, com garantia pública, no valor do conjunto das obrigações emitidas pelas várias empresas. Este modelo permite que as emissões obrigacionistas ganhem dimensão suficiente e tenham um risco moderado para potencialmente atrair o interesse de investidores. A AIP está a trabalhar com o BCP, a PwC e entidades públicas na conceção e montagem de uma operação de emissão de obrigações grupadas. Mais informações: editen@aip.pt ou 21 360 10 55.
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS Siga-nos no Facebook Siga-nos no Lindekin
Oportunidades de negocios e investimentos na Malasia