AIP - Associação Industrial Portuguesa
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO - 11 abril 2022

Invista com apoio a fundo perdido na eficiência energética de edifícios de comércio e serviços

Estão abertas candidaturas para financiamento de investimentos que fomentem a eficiência de edifícios. Enquadradas no PRR, as candidaturas são dirigidas a pessoas singulares e coletivas proprietárias de edifícios de comércio de serviços, incluindo os afetos à área do turismo e da economia social. O incentivo é a fundo perdido e tem uma dotação máxima de 200 mil euros por edifício, sendo a taxa de comparticipação máxima de 70% sobre o investimento elegível. São apoiadas medidas que conduzam, em média, a pelo menos 30% de redução de consumo de energia primária nos edifícios intervencionados. Mediante determinadas características técnicas, são apoiados investimentos com substituição de portas e janelas, isolamento térmico de coberturas, paredes e pavimentos, permutadores de calor, sistemas de AVAC, iluminação interior e exterior, sistemas de monotorização de gestão de consumos, instalação de sistemas de produção de energia elétrica para autoconsumo, bombas de calor, sistemas solares térmicos, caldeiras e/ou recuperadores de calor a biomassa, dispositivos de uso de água, sistemas de aproveitamento de águas pluviais, auditorias energéticas, entre outros, desde que contribuam para os objetivos da medida. Para mais informações e para elaboração de candidaturas, contacte a equipa técnica da Unidade de Consultoria da AIP: consultoria@aip.pt ou 213 601 020.

Quer fazer crescer os seus negócios nos mercados externos? Integre parcerias estratégicas de internacionalização

Está em curso a formação das parcerias estratégicas para a internacionalização das PME. As empresas participantes no projeto PME Connect II terão a oportunidade de consolidar parcerias e ir aos mercados com os grupos fortemente internacionalizados (GFI) Mota Engil, SONAE, Grupo Pestana, EDP, Tekever, Sogrape, Outsystems e Farfetch. Workshops sobre os mercados selecionados, ações de capacitação, sessões de networking e colaboração com os GFI, missões de prospeção externas e encontros empresariais internacionais são as atividades previstas no projeto que se desenvolverá até 2023. Aceda à ficha de adesão. Mais informações: editen@aip.pt ou 213 601 055.

À atenção de produtores de vinho, conservas ou azeite: dia 19 de maio venha reunir com delegação empresarial da Eslováquia

A AIP promove dia 19 de maio, às 14h, na sua sede, à Praça das Indústrias, em Lisboa, um encontro presencial entre uma delegação empresarial da Eslováquia, nosso parceiro na União Europeia, e empresários nacionais. Ligados à importação e distribuição de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, produtos gourmet, conservas, azeites e produtos mediterrâneos, logística e retalho, os eslovacos querem avistar-se com potenciais fornecedores daqueles produtos e serviços. Após os contactos estabelecidos na reunião, há a possibilidade de visitas às empresas no dia seguinte. Conheça a ficha do mercado da Eslováquia e aceda à ficha de inscrição. Para informações adicionais: internacionalizacao@aip.pt ou 21 360 11 73.

Pretende iniciar ou ampliar vendas para Marrocos? Venha a Casablanca com a AIP

De 29 maio a 1 junho, Casablanca é o destino para PME nacionais ligadas aos setores do mobiliário de habitação e escritório, construção (equipamentos, louças sanitárias, cerâmicas não decorativas, isolamentos e revestimentos) e energias renováveis. No âmbito desta missão empresarial a Marrocos, a AIP irá organizar reuniões de negócio, encontros institucionais e visitas a empresas compradoras, de acordo com os interesses previamente apontados. Conheça a ficha do mercado de Marrocos. Aceda à ficha de inscrição na missão empresarial. Informações complementares e sobre como beneficiar do cofinanciamento do Portugal 2020: internacionalizacao@aip.pt ou 213 601 173.

Construção e madeira em destaque nas oportunidades de negócio da semana

Subempreiteiros de pintura, reboco, estuque ou artesanato de drywall e fornecimento de estacas de pinho são alguns dos items da lista de oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, na Alemanha, Bélgica, França e Espanha. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS Siga-nos no Facebook Siga-nos no Lindekin
Prémio Kaizen | 11ª edição| 28 abril 2022