AIP - Associação Industrial Portuguesa
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO - 11 outubro 2021

Quer saber tudo sobre o ficheiro SAF-T? Reserve a manhã de dia 26

Com comunicação obrigatória à Autoridade Tributária, o ficheiro SAF-T reúne toda a informação fiscal e contabilística de uma empresa durante um determinado período de tempo. Faturas, faturas simplificadas, faturas-recibo, notas de crédito e notas de débito são os documentos que integram o ficheiro SAF-T. Para elucidar os interessados no assunto, a AIP realiza dia 26 de outubro, das 9h às 13h, uma ação de formação online sobre o ficheiro SAF-T. A cargo de Ricardo de Moraes e Soares, este curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos necessários à compreensão da legislação aplicada ao SAF-T, e a sua relação com as tabelas de taxonomias e plano de contas SNC, nomeadamente: identificação na legislação da obrigatoriedade do envio do ficheiro SAF-T; compreensão dos prazos para envio do ficheiro SAF-T; identificação das tabelas de taxonomia; aplicação das tabelas de taxonomia ao plano de contas SNC; e compreensão dos tipos de movimentos no ficheiro SAF-T. Conheça o programa. Aceda à ficha de inscrição. Mais informações: consultoria@aip.pt ou 213 601 209.

Está a receber subsídio de desemprego e quer criar o seu próprio emprego? Conte com apoio da AIP

Os desempregados que se encontram a receber prestação de desemprego podem usufruir de apoio para a criação do seu próprio emprego no âmbito do PAECPE. A AIP presta, gratuitamente, apoio técnico prévio à aprovação dos projetos e posterior apresentação junto do IEFP. Este apoio tem início na conceção e estruturação da ideia, incluindo elaboração de planos de investimento e de negócio. A consolidação dos projetos aprovados, nos dois primeiros anos de atividade é igualmente alvo de acompanhamento da execução e consultoria por parte da AIP. Mais informações: consultoria@aip.pt ou 213 601 013.

Quer exponenciar contactos com importadores internacionais? A AIP junta-os em Lisboa e agenda as reuniões

Quer iniciar ou consolidar exportações? Há uma forma simples de o fazer. A AIP vai realizar dia 18 de novembro, em Lisboa, um espaço único de negócios para mostra dos produtos e serviços nacionais, com elevado potencial de exportação, e que consiste em reuniões de negócio entre compradores internacionais e PME portuguesas. Dia 19, as empresas nacionais podem receber nas suas instalações os compradores internacionais, mediante agendamento prévio. Se a sua empresa opera no setor do vinho; metalomecânica (produtos metálicos, produtos transformados, equipamentos elétricos e máquinas e equipamentos); alimentar (congelados) e lifestyle, marque na agenda e envie-nos o seu interesse para internacionalizacao@aip.pt. Mais informação aqui. Esta ação decorre no âmbito do projeto Negócios no Mundo, cofinanciado pelo Portugal 2020.

Apoio à tesouraria e ao financiamento de investimentos: ajude-nos a construir soluções

No âmbito do projeto “Soluções de Financiamento para Pequenas e Médias Empresas” cujo objetivo principal passa por melhorar o acesso ao financiamento por parte das PME a AIP, em parceria com a PwC, está a promover, através do preenchimento de inquérito sobre Oportunidades de Financiamento para Pequenas e Médias Empresas, um novo diagnóstico da situação das PME no acesso e utilização de instrumentos de financiamento, considerando as circunstâncias atuais. O preenchimento do inquérito tem uma duração estimada de 8 minutos e deverá ser efetuado por um dos membros da gestão de topo. Será garantida a total confidencialidade dos dados fornecidos. Este projeto é cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Para qualquer esclarecimento pode contactar-nos através do e-mail: pt.solucoes.financiamento@pt.pwc.com.

Nova fase do “Portugal Sou Eu” quer estimular mudança de atitude por parte de consumidores e empresas

Reforçar a competitividade das PME e estimular o consumo informado são os objetivos da quarta fase do programa “Portugal Sou Eu”, que pretende envolver mais empresas e consciencializar mais consumidores. As novas ações do programa passam pela promoção da marca “Portugal Sou Eu”, quer em suportes comunicacionais, quer com a participação presencial em eventos diversos. Ativação de dinâmicas junto dos consumidores do futuro, ações de cooperação entre empresas aderentes ou a atribuição de prémios às empresas que integrem o conceito de portugalidade em novos negócios ou na consolidação dos existentes são algumas das próximas iniciativas. Conheça o programa e adira ao selo “Portugal Sou Eu”. Contacte-nos: aip@portugalsoueu.pt.
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS Siga-nos no Facebook Siga-nos no Lindekin
Mostra Empresarial Virtual