Responda pela internet  censos2021.ine.pt
AIP - Associação Industrial Portuguesa
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO - 24 Maio 2021

Assembleia Geral da AIP aprova Relatório de Atividades e Contas de 2020

A AIP aprovou em Assembleia Geral anual, reunida no dia 20 de maio, o Relatório de Atividades e Contas da Associação e os respetivos pareceres da Direção e do Conselho Fiscal, referentes ao exercício de 2020. Apesar dos efeitos da pandemia, foi possível manter o equilíbrio de exploração e obter um resultado líquido positivo de 34 mil euros. Também o passivo foi reduzido em 220 mil euros, cifrando-se no valor mais baixo desde 2011. Durante a sua intervenção o presidente da Direção da AIP, José Eduardo Carvalho, realçou que o exercício de 2020 “foi caracterizado pelas consequências e efeitos da crise pandémica e que a Associação permaneceu durante todo ano maioritariamente em regime de trabalho presencial por forma a que o associativismo empresarial desse uma imagem que a solução não passava só por aprisionar a economia”. José Eduardo Carvalho informou que no conjunto das atividades da AIP “tivemos envolvidas 7.839 empresas, mais 40% que no ano anterior, com um total de 20.690 participantes, o maior desde 2011” e que entraram “168 novos associados, atingindo um total de 5668, que compara com 3350 em 2011”.

Online dia 8 de junho: oportunidade de estabelecer ou reforçar negócios no mercado checo

Agroindústria e comércio, turismo, inovação tecnológica (aeronáutica), e desenvolvimento urbano e obras públicas são os temas das quatro salas de discussão online do Fórum Económico Portugal – República Checa, que decorre no dia 8 de junho. O evento é organizado pela embaixada de Portugal em Praga, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e conta com a colaboração de várias instituições nacionais e checas, entre as quais a AIP. A sessão de abertura institucional começa às 10h, a que se seguirão, às 11h30, as quatro sessões simultâneas, após as quais haverá oportunidade para ocorrerem reuniões entre potenciais parceiros de negócio. Consulte o programa. Pode fazer a inscrição até dia 28 de maio. Informações complementares: internacionalizacao@aip.pt ou 21 360 11 73.

Já equacionou formação em Compliance? Decorre dias 8 e 28 de junho

Da oferta formativa da AIP programada para junho, destacamos o curso “Compliance Empresarial: Noções e Desafios”. Com edições marcadas para os dias 8 e 28, esta formação possibilitará aos formandos apreender os fundamentos do “Compliance”, conhecer o papel do departamento de “Compliance” e a sua abrangência na organização e identificar as melhores práticas de “Compliance” nas suas áreas de atuação. A formadora será Carla Caixinha, licenciada em Direito pela Universidade Internacional, pós-graduada em Proteção de Dados Empresas pela Faculdade de Direito de Lisboa e com o Curso de Gestão Bancária. Consulte o programa detalhado. Aceda à ficha de inscrição. Mais informações: andre.jorge@aip.pt ou 213 601 209.

Candidaturas ao SIFIDE permitem dedução à coleta do IRC de parte das despesas em I&D

Foi alargado até ao dia 30 de junho o prazo para candidaturas ao Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial (SIFIDE). Trata-se de um incentivo fiscal que apoia o esforço em investigação e desenvolvimento, através da dedução à coleta do IRC de uma percentagem das respetivas despesas de I&D. Podem candidatar-se todos os sujeitos passivos de IRC desde que o lucro tributável não seja determinado por métodos indiretos, e que não sejam devedores à Autoridade Tributária e à Segurança Social. Saiba quais as despesas elegíveis, as taxas de financiamento e quais os documentos necessários para a candidatura. Mais informações: consultoria@aip.pt ou 21 360 10 20.

Empresa alemã procura fornecedor de tampas de embalagens para alimentos

Produção de tampas personalizadas para embalagens de alimentos, através de moldagem por injeção/compressão, é um dos items da lista de oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, na Áustria, Espanha, Holanda e Alemanha. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS Siga-nos no Facebook Siga-nos no Lindekin
Quando eu for grande - O mundo das empresas