Responda pela internet  censos2021.ine.pt
AIP - Associação Industrial Portuguesa
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO - 17 Maio 2021

AIP e Politécnico de Setúbal reforçam rede de apoio às empresas

“Consideramos que deveriam ser premiados ou favorecidos, género via verde, os projetos de co-promoção de empresas e universidades no acesso aos fundos estruturais e ao financiamento, relativamente aos apresentados isoladamente por empresas”, afirmou o presidente da Associação Industrial Portuguesa na sessão de assinatura de um protocolo de colaboração entre o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e a AIP, dia 13 de maio. José Eduardo Carvalho considerou “imperiosa a cooperação entre as empresas e as universidades. É uma vertente estratégica da nossa atividade à qual damos um valor muito significativo e traduz-se em duas áreas: desenvolver a investigação aplicada nas necessidades de inovação e desenvolvimento das empresas – temos uma situação em que quase 80% do esforço está na inovação incremental e só 20% na aplicada -; a segunda vertente situa-se na capacitação empresarial, quer de empresários quer de técnicos.

Delegação empresarial tunisina reúne com a AIP

O Presidente da Direção da AIP, José Eduardo Carvalho, recebeu, no dia 11 de maio, os seus homólogos tunisinos da UTICA – União Tunisina da Indústria, Comércio e Artesanato, Presidente Samir Majoul e Vice-Presidente Hichem Elloumi, e a Presidente da Câmara de Comércio e Indústria tuniso-portuguesa, Donia Ellouze. Hichem Elloumi é o dono de um dos maiores grupos empresariais tunisinos, que possui na Guarda uma grande empresa – COFICAB. Da reunião resultaram duas hipóteses de trabalho: missão empresarial à Tunísia e visita de empresários tunisinos a Portugal. Ambas as atividades ficarão integradas no projeto PME Connect.

Apresente candidatura ao SIFIDE e deduza à coleta do IRC parte das despesas em I&D

Foi alargado até ao dia 30 de junho o prazo para candidaturas ao Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial (SIFIDE). Trata-se de um incentivo fiscal que apoia o esforço em investigação e desenvolvimento, através da dedução à coleta do IRC de uma percentagem das respetivas despesas de I&D. Podem candidatar-se todos os sujeitos passivos de IRC desde que o lucro tributável não seja determinado por métodos indiretos, e que não sejam devedores à Autoridade Tributária e à Segurança Social. Saiba quais as despesas elegíveis, as taxas de financiamento e quais os documentos necessários para a candidatura. Mais informações: consultoria@aip.pt ou 21 360 10 20

Ainda não tem o selo Portugal Sou Eu nos seus produtos ou serviços?

O selo Portugal Sou Eu identifica os produtos e serviços nacionais que criam valor no país. Conheça as condições e faça parte das empresas que ostentam esta marca ativa e identitária da produção nacional, contribuindo para criar emprego e para uma economia mais sustentável. A sua adesão é uma escolha Portugal por todos. Contacte-nos para o apoiarmos no processo de adesão: aip@portugalsoueu.pt.

Vantagens dos instrumentos de viabilização de empresas PEVE e RERE foi tema de webinar da AIP

Informar e esclarecer a comunidade empresarial foi o objetivo do webinar que a AIP, em parceria com a Morais Leitão, realizou no dia 11 de maio, sobre o tema “Em tempos de pandemia: como recuperar uma empresa? – Prós e Contras do PEVE e do RERE“. Assistiram 87 administradores e gestores de PME, alguns dos quais, no final, tiveram oportunidade de colocar questões. Magda Fernandes, partner da Morais Leitão, explicou detalhadamente aqueles dois instrumentos que podem ajudar as empresas a recuperar desta crise e esclareceu as vantagens de cada um e os respetivos procedimentos. Magda Fernandes destacou a pouca adesão até ao momento que o PEVE - Processo Extraordinário de Viabilização de Empresas tem tido, com apenas três registos no portal Citius. E defendeu a agilização do regime, tornando-o mais acessível, bem como a prorrogação do respetivo prazo de vigência.
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS Siga-nos no Facebook Siga-nos no Lindekin