Responda pela internet  censos2021.ine.pt
AIP - Associação Industrial Portuguesa
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO - 10 Maio 2021

Inquérito da AIP revela: 80% das empresas rejeita o teletrabalho obrigatório

A esmagadora maioria das empresas (80%) não concorda com o teletrabalho obrigatório e imposto pela lei, mas aceita-o desde que negociado e acordado entre empresas e trabalhadores. E 15% rejeitam totalmente o trabalho remoto. Este é um dos indicadores do 4º Inquérito da AIP ao Contexto Empresarial, realizado entre 16 e 22 de abril, que contou com respostas de 1632 empresas. Outra das conclusões é que 87% das empresas recusam qualquer aumento de impostos para financiar o impacto que a pandemia está a provocar nas contas públicas. 13% acham que a existir esse esforço fiscal, deveria recair nas grandes empresas digitais. Consulte o relatório ou aceda à síntese.  

Dia 11 de maio conheça as vantagens dos instrumentos de viabilização de empresas PEVE e RERE

Em tempos de pandemia: como recuperar uma empresa? – Prós e Contras do PEVE e do RERE” é a designação do webinar que a AIP vai levar a cabo, em parceria com a Sociedade de Advogados Morais Leitão, dia 11 de maio, às 10h30. Magda Fernandes, partner da Morais Leitão, irá explicar os dois instrumentos que podem ajudar as empresas a recuperar desta crise e esclarecer as vantagens de cada um. O PEVE - Processo Extraordinário de Viabilização de Empresas - é um mecanismo judicial destinado a empresas que, comprovadamente, se encontrem em situação económica difícil ou em situação de insolvência iminente ou atual em virtude da pandemia da doença covid-19. Já o RERE - Regime Extrajudicial de Recuperação de Empresas - é um regime extrajudicial (voluntário) que regula os termos e os efeitos das negociações e do acordo de reestruturação que seja alcançado entre um devedor e um ou mais credores contribuindo para a viabilização da empresa. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição. Mais informações: gabinete.juridico@aip.pt.

Saiba como antecipar e gerir riscos para garantir a segurança informática da sua organização

Da oferta formativa do mês destacamos a ação de formação Análise e Gestão de Riscos, que a AIP realiza dia 12 de maio, das 9h às 13h. Visa promover a capacidade de antecipar e gerir os principais riscos e vulnerabilidades da sua organização no domínio do ciberespaço. O formador é Sérgio Silva, CEO e fundador da empresa CybserS3C. Tem mais de 23 anos de experiência profissional e é especialista em Cyber Intelligence, Cyberwarfare e OSINT. Foi chefe da Divisão de Informação do Conselho Superior da Magistratura, bem como responsável pela implementação de vários projetos da Comissão Europeia na área da justiça e cultura, entre outros cargos. Aceda ao programa. Mais informações: consultoria@aip.pt ou 213 601 209. 

Proporcione aos seus filhos uma experiência inovadora no atelier de férias para os futuros empreendedores

Após o sucesso da edição 2020 da iniciativa “Quando eu for grande – O mundo das empresas”, a AIP volta a convidar jovens, dos 8 aos 14 anos, para uma experiência pedagógico/empresarial. Trabalhar competências empreendedoras, tais como autonomia, iniciativa, risco, criatividade, e trabalho em equipa, recorrendo a aprendizagens ativas e criativas, pretende ser a grande inovação desta iniciativa. De 12 a 16 e de 19 a 23 de julho, a AIP vai promover a 2ª. edição destes ateliers, assegurando medidas de prevenção e de controlo covid-19. Conheça o programa. Veja o vídeo. Aceda à ficha de inscrição. Mais informações: mvieira@aip.pt ou 213 601 123/73. 

Cerâmica e mobiliário em destaque nas oportunidades de negócio da semana

Louças sanitárias, ladrilhos, faiança e cadeiras de madeira para crianças são alguns dos items da lista de oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, na Polónia, Reino Unido, Holanda e Roménia. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS Siga-nos no Facebook Siga-nos no Lindekin
Em tempos de pandema: como recuperar empresas