AIP - Associação Industrial Portuguesa
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO - 21 junho 2021

Há uma associação por cada 375 empresas: AIP defende reflexão sobre o reposicionamento estratégico das associações

Na tomada de posse dos novos órgãos sociais da NERBE/AEBAL, dia 17 de junho em Beja, José Eduardo Carvalho elencou os desafios que David Simão, o novo presidente, irá enfrentar: “o primeiro é a fragmentação associativa. Há 1064 associações empresariais neste país. Uma por cada 375 empresas. Estas 1064 associações empresariais disputam a representatividade de 380 mil sociedades comerciais que entregam IES. Este é o mercado associativo. Em segundo lugar, vem enfrentar também uma fraca capacidade de recrutamento de associados e empresas. Fenómeno que acontece em todo o país. O que nos faz refletir sobre se o problema é o alheamento das empresas – na prática são os nossos clientes –, ou se é a utilidade e o fraco valor do nosso trabalho e da nossa atividade. Isto é uma reflexão que tem de ser feita. Depois, estamos a ver que o core das associações empresariais plurissectoriais é invadido diariamente por uma sobreposição de atividades e ações. Seja pelos clusters, pelas CIM, pelas universidades, pelos organismos públicos, pelas fundações. Todos concorrem no mesmo espaço e no mesmo mercado. E com as mesmas empresas”.

A 29 e 30 de junho decorre formação em Logística e Transportes

É nos dois últimos dias de junho que a AIP, em parceria com a Escola Superior de Ciências Empresariais, do Instituto Politécnico de Setúbal, realiza a primeira edição do pacote de formação “Logística e Transportes”. Compostas por dois módulos independentes “Cadeia de Abastecimento e Sustentabilidade” e “Gestão de Transportes e Distribuição”, estas ações de formação terão uma sessão de apresentação prévia, no dia 23 de junho, às 11h30, com a presença dos formadores Steven Inácio (Diretor de Supply Chain – Riberalves), Carlos Machado (Consultor e formador) e Flávio Guerreiro (Diretor Geral – La Pallete Rouge). Conheça o programa. Aceda à ficha de inscrição. Mais informações: consultoria@aip.pt ou 2136 01 020.

É já dia 28 de junho que pode identificar oportunidades de negócios nos países da União Económica da Eurásia

Economia verde, alfândegas e transportes, mercado farmacêutico, setor têxtil, e bebidas, são as cinco mesas redondas online que vão decorrer dia 28 de junho, das 11h às 12h, no âmbito da iniciativa Lisbon-Vladivostok. O evento começa às 10h com uma ronda institucional com representantes das entidades organizadoras: AEP, AIP e Câmara de Comércio Luso Russa. Especialmente dirigido a PME, este evento tem por objetivo identificar oportunidades de negócios de Lisboa a Vladivostok, ou seja, nos mercados da União Económica da Eurásia. Convidamos os empresários dos setores acima mencionados, que já tenham negócios ou queiram entrar naquele espaço económico, a participar. Aceda ao programa e ficha de inscrição. Mais informações: internacionalizacao@aip.pt ou 213 601 173.

Podem as PME melhorar o seu desempenho? Saiba como

De forma a apoiar a melhoria do desempenho operacional e financeiro das PME, a AIP dispõe de um novo Serviço de Apoio à Reestruturação Empresarial especializado em análise do negócio, diagnóstico de potenciais problemas e proposta de soluções de mudança estratégica ou operacional. Entre outras valências, este serviço disponibiliza funções de redefinição do posicionamento estratégico; diagnóstico de marketing; análise da estrutura de custos, com propostas de redução; elaboração de planos de negócio para apresentação junto de novos parceiros de negócio e investidores; e negociação de operações de investimento e financiamento. Face ao contexto económico adverso, para as empresas em dificuldades, o novo serviço presta ainda apoio em processos de revitalização através dos instrumentos legais em curso: o RERE - Regime Extrajudicial de Recuperação de Empresas, o PER - Processo Especial de Revitalização, e o PEVE - Processo Extraordinário de Viabilização de Empresas. Mais informações: consultoria@aip.pt ou 213 601 020.

Entre 6 e 9 de julho reúna com importadores internacionais na plataforma virtual de negócios da AIP

A AIP está a preparar uma missão inversa virtual de 6 a 9 de julho. Esta ação suportada na plataforma virtual de negócios da AIP facilitará a realização das reuniões de negócios com 15 compradores de vários mercados internacionais do setor das Tecnologias da Informação e Comunicação e das atividades do setor da Construção. Naquela plataforma as empresas inscritas vão interagir com os importadores estrangeiros através de reuniões (pré-agendadas e espontâneas), entrevistas, contactos, promoção internacional e conexão às redes sociais. Consulte as Condições de Participação. Aceda à ficha de inscrição. Esta iniciativa está enquadrada no projeto Negócios no Mundo, liderado pela AIP e cofinanciada até 50% pelo Portugal 2020. Informações complementares: internacionalizacao@aip.pt ou 213 601 173.
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS Siga-nos no Facebook Siga-nos no Lindekin
agenda urbana
ateliers de verão