AIP - Associação Industrial Portuguesa
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO - 12 abril 2021

Projeto + Produtividade eleva volume de vendas e de exportações das PME industriais

Aumento da produtividade de 12,7%, crescimento do volume de vendas de 7,3%, incremento das exportações de 5,1%, e ganhos de eficiência de equipamentos produtivos de 16,2%. Estes são os valores médios obtidos por 23 PME industriais de todo o país, no projeto da AIP ‘+ Produtividade’, cuja sessão de encerramento decorreu dia 31 de março, em formato de seminário online. Vista por mais de 180 participantes, a sessão contou na abertura com o depoimento do presidente da AIP, José Eduardo Carvalho, que salientou a importância para as PME: “Nestes projetos trabalha-se no chão da fábrica e pretende-se melhorar a produtividade, a redução de tempos de trabalho, a redução de stocks, e a eficiência dos equipamentos. Os resultados são visíveis, as métricas são claras para todos e atestam os excelentes resultados conseguidos. Esta foi a segunda edição do projeto. Iremos fazer a terceira”. Aceda ao vídeo demonstração do projeto.

Saiba como minimizar riscos e garantir a segurança informática da sua organização

Promover a capacidade de antecipar e gerir os principais riscos e vulnerabilidades da sua organização no domínio do ciberespaço é o objetivo da ação de formação Análise e Gestão de Riscos, que a AIP realiza dia 15 de abril, das 9h às 13h. O formador é Sérgio Silva, CEO e fundador da empresa CybserS3C. Tem mais de 23 anos de experiência profissional e é especialista em Cyber Intelligence, Cyberwarfare e OSINT. Foi chefe da Divisão de Informação do Conselho Superior da Magistratura, bem como responsável pela implementação de vários projetos da Comissão Europeia na área da justiça e cultura, entre outros cargos. Aceda ao programa. Mais informações: consultoria@aip.pt ou 213 601 013. 

Precisa de apoio para regularizar o licenciamento da sua atividade económica?

As PME que pretendam regularizar o exercício das suas atividades, visando o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis, podem contar com apoio da AIP. No âmbito do licenciamento industrial e do comércio, serviços e restauração, entre outros serviços, elaboramos um diagnóstico da empresa; procedemos à compilação dos elementos instrutórios para o pedido de licenciamento da atividade; avançamos com a submissão do licenciamento na plataforma de interoperabilidade; e fazemos o acompanhamento do pedido até à obtenção do título de exploração. Contacte-nos para identificar o seu enquadramento: consultoria@aip.pt ou 21 360 10 20.

Execute investimento em I&D com apoio do SIFIDE e obtenha crédito fiscal

Termina a 31 de maio o prazo para candidaturas ao Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial (SIFIDE). Trata-se de um incentivo fiscal que apoia o esforço em investigação e desenvolvimento, através da dedução à coleta do IRC de uma percentagem das respetivas despesas de I&D. Podem candidatar-se todos os sujeitos passivos de IRC desde que o lucro tributável não seja determinado por métodos indiretos, e que não sejam devedores à Autoridade Tributária e à Segurança Social. Nas despesas de investigação estão abrangidas todas as atividades internas e externas realizadas pelo sujeito passivo de IRC com vista à aquisição de novos conhecimentos científicos ou técnicos. Nas despesas de desenvolvimento estão compreendidas atividade realizadas pelo sujeito passivo de IRC através da exploração de resultados de trabalhos de investigação ou de outros conhecimentos científicos ou técnicos com vista à descoberta ou melhoria substancial de matérias-primas, produtos, serviços ou processos de fabrico. Saiba quais as despesas elegíveis, as taxas de financiamento e quais os documentos necessários para a candidatura. Mais informações: consultoria@aip.pt ou 21 360 10 20.

Descubra as instalações ideais para a sua empresa: visite o Centro de Negócios da Junqueira

A AIP tem disponível para arrendar, a preços competitivos, no Centro de Negócios da Junqueira, uma área útil total de cerca de 400 m2 distribuída por dois edifícios. As áreas livres variam entre 117 m2 e 16 m2. Já com 60 empresas instaladas, os escritórios, de várias dimensões e tipologias, dispõem de infraestruturas e facilidades de serviços. A localização é privilegiada, entre a Rua da Junqueira e o rio Tejo, e o complexo empresarial inclui parqueamento privativo. Com capacidade entre 3 e 50 pessoas, a AIP dispõe ainda de um conjunto de salas para reuniões. Aceda ao vídeo de apresentação do espaço. Mais informações: nuno.borges@aip.pt ou 21 360 11 40/21 360 10 63.
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS Siga-nos no Facebook Siga-nos no Lindekin
Quais as prioridades internacionais das PME para 2021?