AIP - Associação Industrial Portuguesa
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO 19 outubro 2020

Redimensionamento empresarial carece de estímulos e incentivos

“O redimensionamento empresarial constitui um dos três principais problemas da estrutura empresarial portuguesa. O tecido empresarial tem um défice de dimensão que compromete e que limita a sua atuação em mercados globalizados. O imperioso processo de concentração empresarial tem sido frustrante. A política pública não estimula, as associações empresariais não o incrementam. A consultoria especializada também não o dinamiza, porque não há mercado. E não há mercado porque existe uma cultura empresarial que é refratária a estes processos. Se isto é assim, a política pública tem de intervir. Deve intervir neste domínio”, defendeu José Eduardo Carvalho, na apresentação do livro “Manual de Gestão de Empresas Familiares”, da autoria de Luís Todo Bom, que decorreu dia 14 de outubro, na sala dos Presidentes da AIP.

AIP disponibiliza apoio às PME no processo de Registo Central do Beneficiário Efetivo

O Registo Central do Beneficiário Efetivo (RCBE) é obrigatório para todas as entidades que operam em Portugal ou que aqui pretendam fazer negócios e visa a manter atualizada a informação acerca da(s) pessoa(s) singular(es) que detêm, ainda que de forma indireta ou através de terceiro, a propriedade das participações sociais ou, por qualquer outra forma, o controlo efetivo da sociedade sujeita ao RCBE. A AIP dispõe de apoio especializado às PME em todas as fases do RCBE. Contacte-nos: consultoria@aip.pt ou 213 601 020.  A falta do Registo do Beneficiário Efetivo, além de ser sancionável pela aplicação de coima que pode variar entre €1.000 e €5.000, tem ainda como consequências, entre outras, a impossibilidade da entidade beneficiar de fundos europeus estruturais e de investimento ou públicos, participar como parte em contratos que tenham por objeto a transmissão de propriedade ou a constituição, aquisição ou alienação de direitos reais sobre bens imóveis, a impossibilidade de distribuir lucros do exercício.

Vai diversificar mercados? Participe nos webinares de apoio à exportação para Indonésia, Malásia e Singapura e Países Bálticos

Extremo Oriente e Báltico ou mais concretamente Indonésia, Malásia e Singapura e Estónia, Letónia e Lituânia são os mercados alvo. E é sobre eles que vão incidir três webinares com informação estratégica de apoio à exportação que a AIP está a organizar este mês.  O primeiro, dia 22, é sobre a Indonésia (aceda ao programa). Seguem-se, dia 27, Malásia e Singapura, e dia 29, envolvendo Estónia, Letónia e Lituânia. Em cada uma das sessões será apresentada uma análise económica do mercado, a caracterização do tecido empresarial, os principais indicadores económicos e sociais, e as oportunidades para as PME nacionais. Aceda à ficha de inscrição. Mais informações: internacionalizacao@aip.pt ou 21 360 11 73.

Procura instalações para a sua empresa? O Centro de Negócios da Junqueira dispõe da área que necessita

A AIP tem disponível para arrendar, a preços competitivos, no Centro de Negócios da Junqueira, uma área útil total de cerca de 900 m2 distribuída em dois edifícios. Já com 60 empresas instaladas, os escritórios, de várias dimensões e tipologias, dispõem de infraestruturas e facilidades de serviços. A localização é privilegiada, entre a Rua da Junqueira e o rio Tejo, e o complexo empresarial inclui parqueamento privativo. Com capacidade entre 3 e 100 pessoas, a AIP dispõe ainda de um conjunto de salas para reuniões. Aceda ao vídeo de apresentação do espaço. Mais informações: nuno.borges@aip.pt ou 21 360 11 40/21 360 10 63.

Metalurgia e agricultura em destaque nas oportunidades de negócio da semana

Bobinas e folhas de aço inoxidável; e sementes de framboesa ou polpa seca; são alguns dos itens da lista de oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, na Turquia, Reino Unido, Holanda e Polónia. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS Siga-nos no Facebook Siga-nos no Lindekin
Seminário - O futuro da Panificação