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DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO | 16 Novembro 2020 | |||
Setor da panificação exporta, preserva emprego e não recebe apoios “O setor da panificação e pastelaria industrial está mais exposto que o tecido empresarial, relativamente ao risco de atrasos de pagamento e ao risco de encerramento com dívidas por liquidar e 19% das empresas têm risco elevado de registar um atraso de pagamentos superior a 90 dias face aos prazos acordados a, pelo menos, um dos seus credores”. Esta foi uma das conclusões de um estudo da Informa D&B, com indicadores relativos a 2019, apresentado por Pedro Gomes. Para este ano, aquele responsável da Informa D&B considera que devido à crise sanitária provocada pela covid-19 é possível antecipar uma queda de receitas e rentabilidade do setor. O setor da panificação e pastelaria industrial conta com 6906 empresas e emprega 25 mil profissionais. As exportações atingiram 258 milhões de euros em 2019. Carlos Varandas, presidente da assembleia geral da Associação dos Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares de Lisboa (AIPL), apontou como prioridade “o reequipamento e a modernização dos processos produtivos uma vez que o sub-setor da panificação tradicional não recebeu apoios de Programas Operacionais para estes fins” para o que defendeu “um apoio especial do Governo desenhado à medida do setor”. Carlos Varandas relembrou que os principais clientes coletivos da panificação tradicional pertencem à restauração e à hotelaria, setores muito afetados pela covid-19. Estas e outras questões foram expostas e debatidas no seminário “O Futuro da Panificação Portuguesa”, um evento híbrido organizado pela AIP e pela AIPL, no dia 12 de novembro. |
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Proteja os dados pessoais. Saiba como implementar as medidas do RGPD A necessidade de proteção de dados pessoais, acelerada com o atual contexto que desenvolveu novas formas de trabalho remoto e digital, e sua ligação com as questões de cibersegurança, tornou ainda mais premente o cumprimento das exigências decorrentes do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados. Para dar resposta e apoio às micro, pequenas e médias empresas, a AIP criou um Gabinete de Apoio à Conformidade que está preparado para estabelecer reuniões presenciais ou por videoconferência. Agende uma reunião (consultoria@aip.pt ou 213 601 013) ou solicite-nos uma proposta de implementação, preenchendo o questionário online. |
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Ciclo de webinars do “Portugal Sou Eu” sob o lema produzir e criar valor Potencialidades da marca Portugal Sou Eu para as empresas (dia 19), e a importância crescente da vertente cultural nos produtos (dia 24), são os temas do ciclo de webinars que o programa “Portugal Sou Eu”, vai realizar este mês de novembro, com o mote “Produzir e criar valor em Portugal“. Estas conferências online decorrerão entre as 15h00 e as 16h30 e têm a participação de empresas aderentes partilhando experiências diferentes e oriundas de diversos sectores de atividade. Aceda aos programas e ficha de inscrição. Mais informações: 213 601 021 ou aip@portugalsoueu.pt. |
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Dia 25 de novembro fique a par da importância da cibersegurança industrial Alertar para a importância da cibersegurança no âmbito industrial e dos riscos de não serem tomadas as necessárias medidas, apresentar e debater casos reais de implementação de cibersegurança industrial, e expor os problemas inerentes e resultantes da junção da tecnologia operacional com a tecnologia da informação, são os propósitos do webinar “Cibersegurança industrial: a nova fronteira da cibersegurança”, uma iniciativa conjunta da AFCEA Portugal e da AIP, que decorre dia 25 de novembro, das 10h30 às 12h30. Aceda ao programa. Preencha a ficha de inscrição e receberá um e-mail de confirmação. |
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De acordo com o programa da missão virtual que a AIP está a organizar à Estónia, Letónia e Lituânia, durante os dias 3 e 4 de dezembro, cada empresa participante dispõe de um mínimo de cinco reuniões virtuais, com os parceiros que previamente selecionou. A entrega do perfil, atividade e interesse de negócio das empresas escolhidas será facultada pela AIP. No dia 2 decorrerá uma sessão especifica para os participantes a fim de conceder informação sobre todos os aspetos legais, fiscais, culturais e logísticos que é adequado conhecer antes de reunir com os homólogos dos países bálticos, bem como as formas de negociação, pagamentos internacionais e outras especificidades destes mercados. Tecnologias de informação e comunicação, medicamentos e construção surgem como fileiras interessantes no que se refere a oportunidades de negócio. Aceda à ficha de inscrição. Mais informações: internacionalizacao@aip.pt ou 21 360 11 73. | ||||
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