AIP - Associação Industrial Portuguesa

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO DA AIP

AIP elabora candidaturas para aumento da eficiência energética das empresas

Entre outros investimentos, são passiveis de apoio financeiro através das medidas do Portugal 2020, os sistemas energicamente eficientes ao nível dos processos produtivos, centrais de ar comprimido, geradores de vapor, caldeiras, instalações frigorificas, iluminação, janelas, coberturas, paredes, unidades de produção de energias renováveis (AQS e solar fotovoltaico para autoconsumo). A AIP apoia as empresas na preparação das candidaturas. Solicite-nos mais informação: consultoria@aip.pt ou 213 601 013. As candidaturas nas regiões Centro e do Algarve decorrem até dezembro deste ano. Os projetos a candidatar devem contemplar a implementação de ações que possam contribuir para a promoção da eficiência energética e para o aumento da competitividade da economia através da redução da fatura energética das empresas.

Delegação empresarial do Paraná reúne na AIP para reforçar negócios

É já na próxima quarta-feira, dia 25, às 9h15, que uma delegação brasileira vai estar na AIP, para um encontro com empresários nacionais. Organizada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, vem em busca de oportunidades de negócio na importação, exportação, investimentos e articulações institucionais. Tecnologias de informação e das comunicações, alimentar, casa e construção, moda, biotecnologia e agroalimentar, imobiliário e turismo são os setores apontados. O encontro vai decorrer na sala dos Presidentes da AIP, na Praça das Indústrias, à Junqueira. Aceda à ficha de inscrição.

Quer conhecer o “Design Show” da Feira de Cantão?

Esta quinta-feira, dia 26, das 14h30 às 16h00, vai ser apresentado na AIP o “Design Show”, evento que se realiza no âmbito da Feira de Cantão. O certame é dirigido a profissionais de design, empresas de design de produtos, embalagens, moda, branding e marketing de todo o mundo, com novos conceitos e inovações. Aceda ao programa. Sessão em inglês. Saiba mais e inscreva-se. A feira conta com mais de 25.000 empresas locais e 200.000 compradores internacionais, servindo de ponte entre fornecedores de serviços de design e respetivos compradores. Ao longo das três fases em que decorre, acolhe momentos dedicados aos seguintes setores: eletrodomésticos, sanitários, construção e equipamentos de iluminação, veículos e peças (fase 1); bens de consumo, decoração, mobiliário, brinquedos, cerâmica (fase 2); têxtil e moda, calçado, papelaria, bolsas, dispositivos médicos e medicamentos (fase 3).

Há 23 anos consecutivos que o Inquérito à Atividade Empresarial da AIP analisa a evolução da economia

Cerca de 48% das empresas que responderam ao Inquérito à Atividade Empresarial (IAE) em 2018, realizado pela AIP, referiam ter concretizado investimento no ano anterior e subia para 53% o número das que mantinham a intenção de voltar a investir. E, destas últimas, cerca de 59% declaravam que o valor desse investimento seria “superior ou muito superior” ao realizado no ano precedente. Já no que diz respeito a exportações, do total das empresas inquiridas, 56% mencionaram realizá-las, e destas cerca de 76% previam que em 2018 o volume fosse superior ao ano anterior. A resposta ao IAE 2019, que pode preencher aqui, permitirá verificar a evolução destes e de outros indicadores. Contamos com a sua colaboração. Tal como nas edições anteriores, os resultados do 24º IAE serão previamente divulgados às empresas participantes e só depois apresentados publicamente.

Salemo & Merca: andaime para o futuro

A Salemo & Merca deverá lançar no mercado ainda este ano um inovador sistema de andaime em alumínio, mais versátil, mais seguro e mais fácil de manobrar. Empresa fabrica torres de alumínio e armários técnicos para o exterior, tem unidades industriais em Palmela e Gouveia e exporta 70% do que produz. Recebeu a visita de uma delegação da AIP, no dia 17 de setembro, no âmbito da política de reforço da ligação aos associados, e que incluiu a apresentação de projetos de apoio à competitividade e à internacionalização. Fundada em 1982 e atualmente com um total de 130 trabalhadores, a Salemo & Merca completou, no dia 21 de setembro, 30 anos de associado da AIP.
Por uma quastão de confiança