AIP - Associação Industrial Portuguesa

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO DA AIP

José Eduardo Carvalho: “As dificuldades na conceção e dinamização de mecanismos alternativos ao financiamento justificam maior esforço das associações”

“A conceção e dinamização de mecanismos alternativos ao financiamento empresarial é uma das áreas que as associações empresariais desprezam ou em que são negligentes. Porque exige um trabalho muito persistente. A cultura empresarial dominante é, também, um pouco refratária a este tipo de trabalho e a estes estímulos. Acresce que as probabilidades de insucesso dos projetos ou ações nestes domínios é muito elevada. Pelo que as associações empresariais continuam com as atividades tradicionais, na formação, nas missões empresariais ou na internacionalização. Ora, é por ser uma área difícil e muito árida que se justifica que as associações lhe dediquem mais esforço”, defendeu o presidente da AIP, na apresentação do projeto Finance for Growth, dia 28 de fevereiro, em Leiria. Na presença de mais de uma centena de empresários no auditório da NERLEI, José Eduardo Carvalho foi perentório: “quando surgiu a Euronext a desafiar-nos para este projeto, imediatamente aderimos, juntamente com a AEP”.

AIP antevê incremento das relações económicas entre Portugal e Peru

“Estamos empenhados em alterar os 76 por cento de exportações e 75 por cento de importações concentrados nos mercados da União Europeia. Daí a importância do incremento das relações comerciais com os países ibero-americanos. O Peru é o país sul americano que mais cresceu nos últimos vinte anos e que apresenta uma inflação controlada. Temos fortes expectativas que a visita do Presidente Martín Vizcarra poderá constituir uma marca na evolução nas relações comerciais entre os dois países. Acreditamos que as posições 72 e 71, como cliente e como fornecedor de Portugal serão brevemente alteradas”. Assim vaticinou José Eduardo Carvalho, presidente da AIP, o futuro das relações comerciais entre os dois países, no Fórum Empresarial Portugal Peru, que decorreu na sede da associação, no dia 26 de fevereiro, e que contou com a presença do Presidente da República do Peru e sua comitiva e cerca de 120 empresários portugueses e peruanos.

AIP realiza formação “Finanças Para Quadros Não Financeiros”

A AIP vai realizar a ação de formação “Finanças Para Quadros Não Financeiros”, nos próximos dias 13 a 15 de março. Trata-se de formação intensiva na qual, durante três dias, serão abordados, entre outros, os seguintes temas: contabilidade financeira; demonstrações financeiras; fluxos da empresa; registos contabilísticos; análise financeira; análise da qualidade dos resultados; análise do equilíbrio financeiro; gestão previsional; estratégia e objetivos; elaboração do orçamento; controlo orçamental, rácios e indicadores. A formação realizar-se-á nas instalações da sede da Associação, na Praça das Indústrias, em Lisboa. Consulte o programa. Inscreva-se aqui.

Confira no link abaixo: pode haver uma oportunidade de negócio internacional com interesse para a sua PME

Máquinas e equipamentos agrícolas, tecidos para estofos e mini colheres de madeira para gelados são alguns dos artigos procurados no âmbito das oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, na Polónia, Dinamarca, França e Itália. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.

AIP promove “Portugal Sou Eu” na feira Alimentaria & Horexpo em Lisboa

Através da AIP, o programa “Portugal Sou Eu” estará presente na Alimentaria & Horexpo Lisboa 2019 – Salão Internacional da Alimentação, Hotelaria e Tecnologia para a Indústria Alimentar, entre os dias 24 e 26 de março, com um stand aberto à participação conjunta de onze empresas que já tenham aderido ao selo do PtSE.

Procuramos empresas com capacidades exportadoras para a região do Caucaso
Na Top Hospedeiras prestamos serviços integrados de recursos humanos para o seu evento em todo o País Continental e Ilhas