AIP - Associação Industrial Portuguesa

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO DA AIP

“Portugal Sou Eu” aumenta as vendas das empresas aderentes

Se cada habitante entre os 25 e os 64 anos transferisse 10 euros mensais de consumo de produtos importados para nacionais, a produção nacional cresceria mais 1.190 milhões de euros, o VAB teria um incremento de 429 milhões, seriam gerados mais 19 mil empregos, o que representa 210 milhões em salários, levando a uma redução das importações de 225 milhões, o que implicaria um aumento do PIB em 0,3%. Estes números, retirados de um estudo realizado pela Ernest Young/Augusto Mateus Associados, demonstram a pertinência do programa “Portugal Sou Eu”, os seus efeitos nas empresas aderentes e o impacto que o mesmo tem sobre a economia nacional. Das empresas já aderentes, constata-se que 78,4% considera que teve benefícios com a adesão ao programa, sendo esta uma das conclusões de um outro estudo realizado pelo ISEG - Lisbon School of Economics & Management da Universidade de Lisboa. Mais informações: cristina.carrilho@aip.pt ou 21 360 1014.

Há 23 anos consecutivos que o seu contributo projeta a evolução e perspetivas da economia. Preencha o Inquérito à Atividade Empresarial

A AIP agradece o seu contributo para os resultados do Inqué rito à Atividade Empresarial 2019. Garantimos a confidencialidade das respostas. Preencha aqui o IAE. Principais temas: a evolução da procura e vendas, a situação financeira, os investimentos e financiamento, os encargos financeiros, a conjuntura económica e emprego, a atividade exportadora e investigação e desenvolvimento. Tal como nas edições anteriores, os resultados do 24º IAE serão previamente divulgados às empresas participantes e só depois apresentados publicamente.

Iniciativa conjunta da AIP e Nova SBE apoia internacionalização das PME. Próximas sessões em Castelo Branco, Portalegre, Loulé e Coimbra

Objetivo: facultar informação e ferramentas práticas que acrescentem conhecimentos essenciais para a internacionalização das PME, analisando as suas necessidades, processos e riscos associados e apoiando-as na definição das suas estratégias de expansão. Com uma participação de mais de 200 empresários na primeira fase do ciclo de workshops Aprender a Exportar, a parceria da AIP com a Nova School of Business & Economics, que já decorreu em Lisboa, Torres Vedras e Évora, avança agora para outras regiões do país. As associações empresariais regionais de Castelo Branco, Portalegre,Loulé, Coimbra, Beja e Santarém dinamizam de setembro a dezembro estas ações. As PME trabalhar;ão os diferentes temas de um projeto de internacionalização: Porquê internacionalizar? Diagnóstico para a internacionalização. Análise e escolha de mercados. Estratégias de entrada no mercado internacional. Aspetos jurídico-financeiros. Financiamento. Logística e transporte. Marketing e vendas. Conheça o calendário de realização.

Conheça o mercado de Cabo Verde e as oportunidades que oferece. Participe na missão empresarial da AIP de 16 a 21 de novembro

De 16 a 21 de novembro, as PME nacionais terão acesso às oportunidades de negócio existentes em Cabo Verde. Os participantes na missão que a AIP promove naquele mercado terão reuniões com compradores locais, previamente agendadas, networking com empresas e entidades, bem como encontros com organizações institucionais, quer na cidade da Praia, quer no Mindelo. A missão conta com o cofinanciamento do Portugal 2020, que poderá ascender a 50% dos custos. Mais informações: internacionalizacao@aip.pt ou 21 360 10 39. Aceda ao programa e à ficha de inscrição.

Do Reino Unido e Irlanda chegam oportunidades de negócio

Caixas postais e de encomendas e plásticos residuais são alguns dos produtos procurados no âmbito das oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, no Reino Unido, Irlanda e Bulgária. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.
Lexus Consultores | Por uma questão de confiança