AIP - Associação Industrial Portuguesa

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO DA AIP

Assembleia Geral anual da AIP aprova Relatório e Contas de 2018

A AIP aprovou em Assembleia Geral anual, realizada no dia 15 de abril, na sua sede, em Lisboa, o Relatório, Balanço e Contas anuais da Associação e os respetivos pareceres da Direção e do Conselho Fiscal, referentes ao exercício de 2018. Foi também aprovada uma alteração aos estatutos que permite a reeleição dos presidentes dos diversos órgãos sociais. O resultado líquido foi de 245 mil euros positivos, que compara com 3,3 milhões de resultados negativos, verificados em 2011. A evolução dos vários indicadores foi a seguinte: desde 2011, o passivo teve uma redução de 63%. Era de 36 milhões e baixou para 13 milhões de euros, em 2018. Os gastos com pessoal baixaram de 4,4 milhões em 2011 para 2,3 milhões no ano passado.

Dia 30 de abril na AIP: associações empresariais e centros tecnológicos podem candidatar-se aos projetos de formação-ação MOVE PME

Encontra-se aberto até ao próximo dia 13 de maio, o novo aviso para a formação-ação, destinado a entidades associativas, centros tecnológicos e outras entidades privadas, sem fins lucrativos, com comprovada experiência de atuação junto das PME, sendo a AIP, enquanto Organismo Intermédio do COMPETE, responsável pela análise das candidaturas e posterior acompanhamento da sua execução física e financeira. Todas as informações sobre os procedimentos de candidatura e esclarecimentos sobre o Aviso serão apresentadas na AIP, no dia 30 de abril, pelas 14h30. Aceda à ficha de inscrição. A dotação FSE a conceder no Aviso n.º 09/SI/2019 é de 17 milhões de euros, para o período 2019/2021. A formação-ação pela sua metodologia de intervenção apresenta-se como um importante instrumento de mudança e capacitação das PME, podendo as candidaturas ser apresentadas em 9 áreas temáticas, das quais se destacam: economia digital e indústria 4.0, internacionalização, capitalização, otimização de recursos financeiros, e organização e gestão, entre outras.

Desenvolva um programa de melhoria da estratégica e financiamento da sua PME

São três os temas: desenvolvimento de estratégias de atuação; modelos de financiamento; e acesso ao mercado de capitais e a outras fontes de financiamento com enfoque no reforço de capitais permanentes. Sem custos para as empresas, estas sessões destinam-se às PME que queiram desenvolver um programa de melhoria na sua organização ao nível estratégico e/ou financeiro, no âmbito do projeto Finance for Growth. Dedicadas ao desenvolvimento de estratégia de atuação, são as seguintes as próximas sessões em Santarém: dia 8, 9, 14 e 15 de maio. Também sobre o mesmo tema, decorrerão em Leiria nos dias 14, 15, 21 e 23 de maio. Consulte o cronograma.  Aceda à ficha de inscrição em Santarém ou Leiria Mais informações: financiamento@aip.pt ou 21 360 10 65.

Conte com o apoio da AIP na elaboração de candidaturas ao Sistema de Incentivos Qualificação das PME

Até dia 31 de maio estão abertas candidaturas para apoio a projetos individuais de qualificação das estratégias de PME que concorrem para o aumento da sua competitividade, flexibilidade e capacidade de resposta ao mercado global. O incentivo a atribuir de natureza não reembolsável, correspondendo a 45% das despesas consideradas elegíveis (40% para a região de Lisboa). Está igualmente previsto o apoio para a contratação de recursos humanos. O novo serviço CONSULTING by AIP presta o apoio necessário na elaboração de candidaturas. Mais informações: consultoria@aip.pt ou 213 601 013. Nesta medida são apoiados investimentos de natureza não produtiva, entre os quais, a conceção e planeamento de websites; conceção e planeamento de lojas online; SEO e criação de campanhas de publicidade online; planeamento de estratégias de gestão de redes sociais; consultoria para conceção de marcas próprias e design; apoio à contratação de licenciados; consultoria de implementação do sistema de gestão da qualidade; desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos.

Colômbia de 26 maio a 1 junho e Peru de 2 a 6 junho são os mercados das próximas missões empresariais da AIP

Numa clara aposta nos mercados da América Latina, a AIP está a organizar uma missão empresarial à Colômbia (Medellín e Bogotá), de 26 de maio a 1 de junho, e outra ao Peru, de 2 a 6 de junho. As PME participantes terão acesso a visitas a empresas importadoras, a reuniões b2b previamente agendadas e a encontros com organizações institucionais. Ambas as deslocações contam com cofinanciamento do Portugal 2020, que poderá ascender a 50% dos custos. Mais informações: internacionalizacao@aip.pt. Aceda às fichas de participação: missão à Colômbia ou deslocação ao Peru.
Na Top Hospedeiras prestamos serviços integrados de recursos humanos para o seu evento em todo o País Continental e Ilhas