DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO DA AIP

AIP promove seminário sobre o projeto MOVE PME. Reprogramação do PT 2020 e financiamento em debate

A intervenção de Nelson de Souza, secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, sobre a reprogramação do Portugal 2020, permitirá conhecer melhor os contornos das alterações do incentivo ao investimento empresarial. Acontecerá em Coimbra, dia 25 de setembro, no II Fórum MOVE PME “Balanço intercalar e novos desafios”, promovido pela AIP, no Centro de Eventos Bissaya Barreto. A iniciativa conta ainda com a participação de Jaime Andrez, presidente do Compete, e Luís Filipe Costa, da Lisgarante, entre outros. Na ocasião, será feito um balanço do projeto MOVE PME, coordenado pela AIP, e apresentado o estudo “Análise critica das necessidades efetivas de formação contínua das PME”. Aceda ao programa. Inscrições em move.pme@aip.pt ou 213 601 012.

Vales 2018: financiamento a fundo perdido com apoio da AIP na elaboração de candidaturas

Até 30 de Outubro obtenha financiamento a fundo perdido para a sua PME no âmbito do Portugal 2020. Beneficie de consultoria para diagnóstico de oportunidades de internacionalização. Incentivo máximo não reembolsável de 10.000 euros, 5.000 euros para diagnóstico. Usufrua de consultoria para implementação de melhoria no setor do comércio em iniciativas empresariais nas áreas da inovação organizacional e gestão, criação de marcas e design, qualidade e economia digital e TIC. Incentivo máximo de 5.000 euros não reembolsável para serviços de assistência técnica à implementação de recomendações de curto prazo. Utilize a consultoria para identificação de uma estratégia conducente à adoção de planos empresariais de economia circular. Incentivo máximo de 7.500 euros não reembolsável. Aproveite a consultoria para identificação de uma estratégia conducente à adoção de tecnologias e processos associados à indústria 4.0, nomeadamente para comércio eletrónico. Incentivo máximo não reembolsável de 7.500 euros. Para o arranque de empresas, disponha de consultoria para serviços de incubação na área do empreendedorismo. Incentivo máximo não reembolsável de 7.500 euros. Mais informações: financiamento@aip.pt ou 213 601 143/015/055.

Quer criar o seu próprio emprego? Conte com apoio técnico gratuito da AIP

No âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego – PAECPE, a AIP presta, gratuitamente, apoio técnico prévio à aprovação de projectos de criação do próprio emprego ou de empresas, contemplando o apoio específico à conceção e estruturação do projeto, incluindo elaboração de planos de investimento e de negócio. A consolidação dos projetos aprovados, nos dois primeiros anos de atividade, é igualmente alvo de acompanhamento da execução e consultoria por parte da AIP – até um máximo de 80 horas – em aspetos de maior fragilidade na gestão ou na operacionalidade, entretanto diagnosticados. Deste apoio resultou, até agora, na área geográfica correspondente aos distritos de Lisboa e Setúbal, a aprovação de 36 projetos de criação do próprio emprego nos mais variados setores com destaque para os serviços. Se pretende criar o seu próprio emprego, contacte fernando.almeida@aip.pt ou 213 601 112.

Empresários da América Latina apresentam oportunidades de negócio e investimento na AIP

Apresentações de oportunidades de negócio e investimento por empresários de Miami, durante o almoço de dia 1 de Outubro, será o arranque para o networking empresarial no âmbito da conferência “Perspetivas da América Latina nas dinâmicas económicas com a Europa e a CPLP” que a AIP vai organizar, dias 1 e 2 de Outubro, em Lisboa. Mediante agendamento prévio, a AIP promove reuniões de negócios após o almoço. Consulte o programa. Aceda à ficha de inscrição. Mais informações: internacionalizacao@aip.pt ou 213 601 209. Estarão representados os setores da administração pública, aeronáutica, audiovisual, imobiliário, gestão de património, equipamentos e sistemas de segurança, marketing digital, seguros, serviços de saúde e transportes e logística. A conferência contará também com empresários de Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, EUA, México, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai.

Examine as oportunidades de negócio internacionais desta semana

Componentes para o setor automóvel, tintas flexográficas, materiais para processamento de metal e máquina de impressão especializada são alguns dos artigos procurados no âmbito das oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, na Alemanha, Bélgica, Lituânia e Rússia. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.

SPI - Sociedade Portuguesa de Inovação