AIP - 181 anos ao serviço das empresas

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO DA AIP

AIP e Sonae promovem internacionalização de PME

A primeira sessão de trabalho do conjunto de PME agregado em torno da Sonae decorreu dia 7 de Maio na AIP, no âmbito do projecto “PME Connect” que a AIP está a desenvolver e que tem por objectivo a promoção do crescimento das exportações e da capacidade para internacionalização das PME nacionais através da interacção com grupos económicos já fortemente internacionalizados. Nesta segunda fase do projecto, as PME irão beneficiar de mentoria, criação de consórcios e integração nas cadeias de valor, através de processos colaborativos, bem como da resposta às necessidades de procura de cinco grupos fortemente internacionalizados, nos sectores da construção (Mota-Engil), retalho (Sonae), energia (EDP), turismo (Pestana) e defesa (Tekever). A apresentação pública deste projecto vai decorrer no próximo dia 23 de Maio, às 9h00, na sede da AIP. Para mais informações e inscrição na sessão contacte editen@aip.pt ou 213 601 055.

Conheça os sectores prioritários para oportunidades de negócios e investimentos no Paquistão

Potencialidades do mercado, proteção ao investimento, sectores de oportunidade e zonas francas são os temas que vão ser abordados na sessão informativa que a AIP, em parceria com a embaixada do Paquistão em Portugal, vai realizar no dia 17 de Maio, em Lisboa. Fayaz Khan, encarregado de negócios em Portugal, fará a exposição e responderá às questões colocadas. De acordo com o Governo daquele país, os sectores prioritários para oportunidades de negócio e investimentos são: infra-estruturas, energia, equipamento médico e cirúrgico, têxteis, equipamento e material desportivo e curtumes. Conheça o programa e inscreva-se. Mais informações: 213 601 209 ou internacionalizacao@aip.pt.

AIP estuda modelos de cooperação entre grupos fortemente internacionalizados e PME: o caso francês

Cerca de 74% das PME estão satisfeitas com os impactos positivos do programa da Associação Pacte PME na sua relação comercial enquanto fornecedores de grandes grupos, que adquiriram 475 milhões de euros em compras a estas PME, só em 2015. Foi registado um aumento de oito por cento na rentabilidade média, pela diminuição de custos operacionais e de marketing, das cerca de cinco mil PME participantes no programa da Fédération des Entreprises et Entrepreneurs de France; e comercialização em 45 países de 350 produtos franceses (dos quais 300 alimentares e 50 vinhos) de elevada qualidade produzidos através de métodos tradicionais por PME, no âmbito do programa “Reflets de France”, com o objectivo de promover as PME internacionalmente. Estes foram os principais resultados apontados no estudo de benchmarking internacional “Modelos de cooperação para a internacionalização”, que a AIP efectuou em oito mercados por todo o mundo e que neste caso concreto se refere a França.

Venha conhecer oportunidades de negócio no Chile, Peru e México

Numa iniciativa conjunta com a International Services Company, a AIP realiza, dia 23 de Maio, uma sessão de apresentação de oportunidades de negócio nos mercados do Chile, Peru e México. O programa inclui também uma intervenção da COSEC “Exportar em segurança” e reuniões bilaterais com os especialistas daqueles mercados. Construção civil e obras públicas, energias renováveis, componentes automóveis, metalomecânica e tecnologias de informação são, entre outros, os sectores de onde são oriundas as oportunidades de negócio. Consulte o programa. Preencha a ficha de inscrição. Mais informações: internacionalizacao@aip.pt ou 213 601 209.

Pesquise as oportunidades de negócio internacionais da semana

Dispositivos médicos, roupas de trabalho e de protecção, parafusos com novo design, e materiais de construção inovadores e ecológicos, são alguns dos produtos procurados no âmbito das oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, no Qatar, Reino Unido, Suécia, Alemanha, Holanda e Espanha. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.
Top hospedeiras
Alive travel