AIP - 181 anos ao serviço das empresas

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO DA AIP

Participe no Inquérito à Actividade Empresarial 2018

É o contributo da sua empresa que tem permitido que o IAE seja um dos indicadores mais fiáveis da realidade empresarial nacional. Despenda os 10 minutos anuais e preencha aqui o IAE 2018. Garantimos a confidencialidade das respostas. Solicitamos que nos apresente as perspectivas da sua empresa sobre: a evolução da procura e vendas, a situação financeira, os investimentos e financiamento, os encargos financeiros, a conjuntura económica e emprego, a actividade exportadora e investigação e desenvolvimento. Os resultados do IAE serão previamente divulgados às empresas participantes no inquérito e posteriormente apresentados publicamente.

Portugal – Japão Cross Cultural Workshop Empresarial na AIP

No âmbito da Enterprise Europe Network, e em colaboração com o EU-Japan Centre for Industrial Cooperation, a AIP promove o About Japan! Cross Cultural Workshop,  a realizar em  Lisboa, no dia 21 de Junho, na sede da AIP, na Praça das Indústrias. Este  workshop visa apresentar às empresas portuguesas princípios básicos da cultura empresarial nipónica, dotando-as de conhecimentos sobre este mercado, de forma a mais facilmente poderem estabelecer negócios no Japão. A sessão será ministrada em inglês e conta com a presença de oradores especializados provenientes do EU-Japan Centre. Consulte o programa. Pode proceder aqui à inscrição. Mais informações: een.portugal@aip.pt ou através dos números 213601055 ou 213601143.

AIP e Grupo Pestana dão abertura total às PME na internacionalização

A primeira sessão de trabalho do conjunto de PME agregado em torno do grupo Pestana realizou-se no dia 7 de Junho, na AIP, no âmbito do “PME Connect”, programa que a Associação está a desenvolver e que tem por objectivo o aumento das exportações e da capacidade para internacionalização das PME nacionais através da interacção com grupos económicos fortemente globalizados. “A abertura é total para levarmos fornecedores nacionais connosco, pois temos todo o interesse nisso, e já o fizemos antes, nas áreas do mobiliário e das louças sanitárias”, disse José Roquette, administrador responsável pela expansão do grupo Pestana, aos empresários que participaram neste segundo “workshop” promovido pela AIP.

Examine as oportunidades de negócio internacionais da semana

Painéis solares, vestuário anti estático e produtos de silicone são alguns dos artigos procurados no âmbito das oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, no Reino Unido, Polónia, Itália e França. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.

AIP estuda modelos de cooperação entre grupos fortemente internacionalizados e PME: o caso alemão

No âmbito da política de aproximação ao ecossistema de startups e pequenas empresas de base tecnológica, a Siemens, nos últimos 20 anos, investiu €800M em 180 pequenas empresas, estabeleceu 2.000 contactos com pequenas empresas, dos quais resultaram 20 parcerias globais por ano e criou recentemente a Next 47, em Munique, uma unidade formal, que dispõe de um fundo de €1000M, a investir entre 2015 e 2020. Esta unidade criou pólos locais em Munique, Palo Alto, Berkley, Boston, Shangai, Pequim e Tel Aviv. Estes foram os principais resultados apurados no estudo de benchmarking internacional “Modelos de cooperação para a internacionalização”, que a AIP realizou em oito mercados por todo o mundo e que neste caso concreto se refere à Alemanha.
Maior experiência interativa de media e comunicação na Europa