AIP - 181 anos ao serviço das empresas

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO DA AIP

AIP presta apoio técnico gratuito à criação do próprio emprego e de empresas

No âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego – PAECPE, a AIP presta, gratuitamente, apoio técnico prévio à aprovação de projectos de criação do próprio emprego ou de empresas, contemplando o apoio específico à concepção e estruturação do projecto, incluindo elaboração de planos de investimento e de negócio. A consolidação dos projectos aprovados, nos dois primeiros anos de actividade, é igualmente alvo de acompanhamento da execução e consultoria por parte da AIP – até um máximo de 80 horas – em aspectos de maior fragilidade na gestão ou na operacionalidade, entretanto diagnosticados. Deste apoio resultou, até agora, na área geográfica correspondente aos distritos de Lisboa e Setúbal, a aprovação de 36 projectos de criação do próprio emprego nos mais variados sectores. Se pretende criar o seu próprio emprego, contacte fernando.almeida@aip.pt ou 213 601 112.

Frezite adquire duas empresas para consolidar crescimento e reforçar áreas de negócio de alto valor acrescentado

A Frezite, especialista na engenharia de soluções para ferramentas de corte, sediada na Trofa, adquiriu a alemães a HPS, uma empresa do Porto que desenvolve sistemas e tecnologias para o sector do espaço, e outra, a SERI, de Vila do Conde, que fabrica equipamento e máquinas inteligentes. A SERI aplica as suas soluções nos principais mercados da indústria automóvel, aeronáutica e espaço, em que a sua capacidade de engineering já é bem identificada nos mercados internacionais. Com a aquisição destas duas empresas, a Frezite consolida a sua estratégia clara de crescimento, mantendo o foco na diversificação de tecnologias de elevado valor acrescentado. A compra da HPS Portugal, permitirá ao grupo trofense expandir o seu portefólio actual de produtos, direccionando-se para o mercado espacial, uma área que apresenta um elevado potencial de crescimento, tanto ao nível do mercado nacional como ao nível dos mercados externos.

AIP e Tekever querem aumentar capacidade de internacionalização das PME inovadoras

“Queremos dinamizar em conjunto com as empresas que estão connosco nesta iniciativa as oportunidades de negócio que encontrarmos de forma a aumentar a nossa capacidade de internacionalização nestes sectores onde a inovação é factor decisivo para a venda do produto”, disse Pedro Petiz, director da Tekever, aos empresários que participaram no primeiro workshop deste grupo empresarial, promovido pela AIP no dia 25 de Junho, no âmbito do “PME Connect”. Este programa que a Associação está a desenvolver tem por objectivo o aumento das exportações e da capacidade para internacionalização das PME nacionais através da interacção com grupos económicos fortemente globalizados. O propósito último do PME Connect será a concepção e desenvolvimento de uma candidatura à qualificação e internacionalização das PME.

PME aprendem na AIP a negociar com japoneses

PME oriundas dos sectores de actividade alimentar, turismo, energia, formação e consultoria ficaram a conhecer as linhas essenciais do mercado e da cultura de negócios nipónica no encontro empresarial “About Japan! Cross Cultural Workshop”, realizado no dia 21 de Junho, na sede da AIP, no âmbito da Enterprise Europe Network, e em colaboração com o EU-Japan Centre for Industrial Cooperation. O workshop, que foi ministrado em inglês, contou com a intervenção de Eivilte Kandrataviciute e Angela Kessel, especialistas provenientes do EU-Japan Centre, que explicaram os comportamentos e as atitudes do Japão com base na sua formação cultural. As especialistas partilharam um manual e exemplos de melhores práticas, ajudando os participantes a evitar erros graves nos negócios com japoneses através de exercícios práticos e interactivos e tendo em conta a sensibilidade intercultural na construção das relações empresariais.

PME encontram soluções para os novos desafios no CROSSIDEAS FCT NOVA/AIP

Empresas dos sectores alimentar, TIC, energia e metalurgia participaram no primeiro workshop CROSSIDEAS, que decorreu na sede da AIP, no dia 26 de Junho. Promovido pela FCT NOVA em parceria com a AIP, tem como objectivo fomentar o encontro e a correspondência entre os desafios das PME e o conhecimento e competências dos Centros de Investigação da FCT NOVA, nas áreas da Economia Circular, Transição Energética e Adaptação Climática. Esta é uma iniciativa financiada pelo EIT Climate KIC destinada a estimular processos de ideação colaborativa; identificar as áreas prioritárias de actuação nos desafios lançados; desenvolver novos projectos (inovação/business development); acesso a novas oportunidades de financiamento; e captação de novos talentos e competências. Participe num dos workshops CROSSIDEAS e lance o seu desafio, dia 09 de Julho, em Palmela. Mais informações: teresa.dias@aip.pt ou 213 601 143/055.

O seu evento | O nosso staff | Promotores e Hospedeiras