AIP - ao serviço das empresas
Departamento de Comunicação - AIP | Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 | aip@aip.pt

ATUALIDADE

Invista na descarbonização da empresa utilizando apoios a fundo perdido
É já esta quarta-feira, dia 30, que pode ficar a conhecer o projeto de parcerias estratégicas de internacionalização para as PME
É dia 30 de março, às 10h, que decorrerá, de forma presencial e via zoom, a sessão de apresentação do programa de aceleração das PME para a internacionalização, o PME Connect II. As empresas participantes no projeto terão a oportunidade de consolidar parcerias estratégicas e ir aos mercados com os seguintes grupos fortemente internacionalizados (GFI): Mota Engil, SONAE, Grupo Pestana, EDP, Tekever, Sogrape, Outsystems e Farfetch. Workshops sobre os mercados selecionados, ações de capacitação, sessões de networking e colaboração com os GFI, missões de prospeção externas e encontros empresariais internacionais são as atividades previstas no projeto que se desenvolverá até 2023. Caso pretenda participar nesta sessão de dia 30, aceda à ficha de inscrição. Conheça o programa e as diferentes modalidades de participação. Mais informações: editen@aip.pt ou 213 601 055.
AIP e ISCSP assinam protocolo no âmbito do Plano Metropolitano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana de Lisboa
Reúne as condições para pedido de financiamento/candidatura à Linha de Apoio à Produção?
A Linha de Apoio à Produção é operacionalizada pelo Banco Português de Fomento, com uma dotação global de 400 milhões de euros e cobertura de 70% do crédito, num prazo de até oito anos, com 12 meses de carência de capital. A medida destina-se a empresas que operam na indústria transformadora e nos transportes e cujos custos energéticos pesem 20% ou mais nos custos de produção e que sofram uma subida do custo de mercadorias vendidas e consumidas igual ou superior a 20%, bem como as que apresentem uma quebra da faturação operacional igual ou superior a 15% devido a redução de encomendas resultante da escassez ou dificuldade de obtenção de matérias-primas, componentes ou bens intermédios. Conte com apoio personalizado da AIP para mais informações sobre os requisitos da linha e para a elaboração de candidaturas: consultoria@aip.pt ou 21 360 11 12.
Quer fazer parte da delegação nacional na feira de transporte marítimo em Atenas?
Está em vigor a Medida Compromisso Emprego Sustentável
Até ao final do ano estão em vigor as candidaturas ao programa Medida Compromisso Emprego Sustentável. Financiada pelo PRR, esta medida consiste na concessão, à entidade empregadora, de um apoio financeiro à contratação sem termo de desempregados inscritos no IEFP, conjugado com um apoio financeiro ao pagamento de contribuições para a segurança social, no primeiro ano de vigência dos contratos de trabalho apoiados. Tem por objetivos prevenir e combater o desemprego e estimular a contratação de desempregados, nomeadamente, jovens e pessoas com deficiência e incapacidade, fomentar e apoiar a criação líquida de postos de trabalho, promover a melhoria e a qualidade do emprego, incentivando vínculos laborais mais estáveis e a fixação de salários adequados e a igualdade de género no acesso e condições do mercado de trabalho. Para mais informações e para apoio na elaboração de candidaturas, contacte a equipa técnica da Unidade de Consultoria da AIP: consultoria@aip.pt ou 213 601 020.
A sua participação é importante ao definir as prioridades das ações internacionais para 2022
Produz vinho, conservas ou azeite e quer exportar para a Eslováquia? Reúna com delegação empresarial dia 19 de maio
A AIP promove dia 19 de maio, às 14h, na sua sede, à Praça das Indústrias, em Lisboa, um encontro presencial entre uma delegação empresarial da Eslováquia, nosso parceiro na União Europeia, e empresários nacionais. Ligados à importação e distribuição de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, produtos gourmet, conservas, azeites e produtos mediterrâneos, logística e retalho, os eslovacos querem avistar-se com potenciais fornecedores daqueles produtos e serviços. Após os contactos estabelecidos na reunião, há a possibilidade de visitas às empresas no dia seguinte. Caso queira participar neste encontro, manifeste o seu interesse para internacionalizacao@aip.pt ou 213 601 173.
Como potenciar o crescimento da sua PME nos mercados internacionais? Integre um projeto de parcerias estratégicas
Potencie o seu negócio: integre o pavilhão nacional na feira de transporte marítimo Posidonia 2022 em Atenas
Dando seguimento à missão com empresas da Economia do Mar, realizada à Grécia em 2021 e que contou com a colaboração da Embaixada e a delegação da AICEP na Grécia, a AIP está a organizar a participação de empresas portuguesas num pavilhão nacional na feira Posidonia 2022, a decorrer em Atenas, de 6 a 10 de junho. Trata-se de um dos maiores eventos internacionais dos setores do transporte marítimo e de empresas de suporte (tecnologia e logística, entre outros), que inclui exposição, networking entre empresas e a possibilidade de participar em conferências, seminários e workshops sobre temas relevantes para a comunidade marítima internacional. As PME participantes nesta ação podem beneficiar de um cofinanciamento entre 40% a 50% do valor total da ação, se elegíveis no âmbito do Portugal 2020. Solicite mais informações ou contacte ou 213 601 123.
Ferragens para móveis e vestuário destacam-se nas oportunidades de negócio da semana
A sua opinião contribui para melhor definir as prioridades das ações internacionais da AIP
A AIP pretende obter um melhor conhecimento e avaliação das prioridades, expetativas e ambições internacionais das PME portuguesas por forma a consolidar a definição das ações de internacionalização para este ano. Ir ao encontro dos interesses e necessidades do tecido empresarial é o propósito do Inquérito à Atividade Internacional que temos em curso. A recolha desta informação só será possível com o seu contributo através do preenchimento deste inquérito. Gostaríamos de proporcionar um atendimento mais personalizado, pelo que se pretender ser contactado pela Direção de Internacionalização da AIP, manifeste o seu interesse no formulário ou contacte-nos em internacionalizacao@aip.pt ou 213 601 173.
Venha conhecer o Centro de Negócios da Junqueira e encontre as instalações que precisa
Terraval escolhe Centro de Negócios da Junqueira para instalar escritório em Lisboa
A Terraval, empresa que presta serviços de avaliações no mercado imobiliário e de equipamentos, aeronaves e navios desde 1997, elegeu o Centro de Negócios da Junqueira para a instalação do seu escritório de Lisboa. A localização privilegiada foi um fator decisivo na sua decisão. A AIP tem disponível para arrendar, a preços competitivos, no Centro de Negócios da Junqueira, uma área útil total de cerca de 400 m2 distribuída por dois edifícios. As áreas livres variam entre 18 m2 e os 55 m2. Já com 60 empresas instaladas, os escritórios, de várias dimensões e tipologias, dispõem de infraestruturas e facilidades de serviços. A localização é privilegiada, entre a Rua da Junqueira e o rio Tejo, e o complexo empresarial inclui parqueamento privativo. Com capacidade entre 3 e 50 pessoas, a AIP dispõe ainda de um conjunto de salas para reuniões e formação. Aceda ao vídeo de apresentação do espaço. Mais informações: nuno.borges@aip.pt ou 21 360 11 40/10 63.
Venha conhecer o Centro de Negócios da Junqueira e encontre as instalações que precisa
AIP tem Sistema de Gestão de Qualidade certificado até 2024
A AIP viu o seu Sistema da Gestão da Qualidade certificado pelo Bureau Veritas Certification Portugal até final de 2024, de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2015. O Sistema de Gestão da Qualidade da AIP cumpre com os requisitos da norma, procura a eficiência a e a eficácia das atividades realizadas e implementa uma cultura de melhoria continua, com foco na satisfação do cliente.
Venha conhecer o Centro de Negócios da Junqueira e encontre as instalações que precisa
Empresa dinamarquesa procura fornecedor de vestuário
Produção de vestuário e fabrico de cosméticos naturais são alguns dos items da lista de oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, na Dinamarca, Polónia, Roménia e Espanha. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito. A Enterprise Europe Network – da qual a AIP é membro – é uma iniciativa da Comissão Europeia e constitui a maior rede de serviços de informação e aconselhamento às empresas na Europa. Dispõe de cerca 600 pontos de contacto espalhados por mais de 60 países. Estes serviços não têm quaisquer custos para as empresas que pretendam deles usufruir.

ASSOCIADOS

Asfertglobal atinge recorde de vendas num ano marcado pela pandemia
Profabril colabora com Secil para produção de cimento mais ecológico
A PCG PROFABRIL XXI, Engenharia, Tecnologia e Inovação, S.A., colabora com a SECIL no âmbito do “Projeto Clean Cement Line” para o desenvolvimento e demonstração de uma nova tecnologia de produção de cimento.  Este projeto, a ser executado na SECIL Outão, contempla quatro objetivos que visam a eliminação da dependência de combustíveis fósseis, aumento da eficiência energética, produção própria de energia elétrica, integração no processo da digitalização e redução de emissões de CO2.  Estas inovações promoverão o desenvolvimento da produção de um clínquer de baixo carbono e consequentemente da criação de uma gama de cimentos de baixa pegada ecológica.
Lisquímica celebra 46º aniversário a respeitar o meio ambiente
AGRO-RIBATEJO celebra 68º aniversário
Fundada em 1954 por José Virgílio Eloy Godinho, pai e avô dos atuais proprietários, a AGRO-RIBATEJO acaba de completar o 68º aniversário. Dedica-se hoje à venda de peças e acessórios para tratores industriais e agrícolas e mantém a aposta de continuar a ser a líder no mercado nacional. Foi constituída com o objetivo de comercializar máquinas, peças e acessórios para a grande lavoura e também para algumas máquinas de terraplanagem que na altura constituíam uma inovação no mercado. Os primeiros passos foram dados com representações de algumas marcas já reconhecidas no mercado nacional, mas cedo o espaço de evolução começou a tornar-se exíguo, o que a levou a saltar fronteiras e a procurar em feiras da especialidade algo mais que pudesse satisfazer as suas aspirações.
ISOLAGO recebe Estatuto Inovadora COTEC 2021
Bresimar Automação distinguida com Índice da Excelência
A Bresimar Automação conquistou o 1º lugar no sector Indústria e o 4º lugar na categoria de Médias Empresas (entre 51 e 250 colaboradores) do Índice da Excelência, estudo do ambiente organizacional conduzido pela Neves de Almeida HR Consulting, em parceria com a Human Resources Portugal, a Executive Digest e o ISCTE Executive Education. Fundada em 1982, Bresimar Automação é uma empresa especializada em equipamentos, sistemas e soluções para automação industrial. Esta distinção certifica as políticas de gestão de pessoas da Bresimar Automação, a valorização do talento interno e a importância dedicada à formação, acompanhamento e motivação dos colaboradores da organização.

FISCALIDADE

O IVA nas Empreitadas de Beneficiação da Habitação Própria (2022)
A tributação de rendimentos de tokens digitais (criptomoedas, NFT’s, etc) em Portugal (UPDATE 2022)
Portugal, atualmente, não consagra um regime de tributação específico para os rendimentos provenientes de investimentos em tokens digitais (cripromoedas, NFT’s, etc), posicionando-se, deste modo, como um país bastante atrativo para os investidores. Conheça a análise da Sociedade Advogados Rogério Fernandes Ferreira & Associados.
Fundos Europeus para Marcas, Desenhos, Modelos e Patentes