AIP - ao serviço das empresas
Departamento de Comunicação - AIP | Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 | aip@aip.pt

ATUALIDADE

Sabe que melhorar a eficiência energética de edifícios de comércio e serviços pode ter apoios a 70%?
Sabe que melhorar a eficiência energética de edifícios de comércio e serviços pode ter apoios a 70%?
Até 29 de julho, estão abertas candidaturas para financiamento de investimentos que fomentem a eficiência de edifícios de comércio de serviços, incluindo os afetos à área do turismo e da economia social. As candidaturas são dirigidas a pessoas singulares e coletivas proprietárias de edifícios, tendo o incentivo a fundo perdido uma dotação máxima de 200 mil euros e uma taxa comparticipação máxima de 70% sobre o investimento elegível. São apoiados investimentos como substituição de portas e janelas, isolamento térmico de coberturas, paredes e pavimentos, permutadores de calor, sistemas de AVAC, iluminação interior e exterior, sistemas de monotorização de gestão de consumos, instalação de sistemas de produção de energia elétrica para autoconsumo, bombas de calor, sistemas solares térmicos, caldeiras e/ou recuperadores de calor a biomassa, dispositivos de uso de água, sistemas de aproveitamento de águas pluviais, auditorias energéticas, entre outros, desde que contribuam para os objetivos da medida. Para mais informações e elaboração de candidaturas: consultoria@aip.pt ou 213 601 020.
Saiba como reforçar a capacidade exportadora das PME através de parcerias com grupos fortemente internacionalizados
Saiba como reforçar a capacidade exportadora das PME através de parcerias com grupos fortemente internacionalizados
Está em curso a formação das parcerias estratégicas para a internacionalização das PME. As empresas participantes no projeto PME Connect II terão a oportunidade de consolidar parcerias e ir aos mercados com os grupos fortemente internacionalizados (GFI) Mota Engil, SONAE, Grupo Pestana, EDP, Tekever, Sogrape, Outsystems e Farfetch. Workshops sobre os mercados selecionados, ações de capacitação, sessões de networking e colaboração com os GFI, missões de prospeção externas e encontros empresariais internacionais são as atividades previstas no projeto que se desenvolverá até 2023. A AIP faculta condições de pagamento nos custos envolvidos neste projeto. Consulte a síntese do projeto e aceda à ficha de adesão. Mais informações: editen@aip.pt ou 213 601 055.
AIP apoia as PME na regularização do licenciamento da atividade económica
AIP apoia as PME na regularização do licenciamento da atividade económica
As PME que pretendam regularizar o exercício das suas atividades, visando o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis, podem contar com apoio da AIP. No âmbito do licenciamento industrial e do comércio, serviços e restauração, entre outros serviços, a AIP elabora um diagnóstico da empresa; procede à compilação dos elementos instrutórios para o pedido de licenciamento da atividade; avança com a submissão do licenciamento na plataforma respetiva; e faz o acompanhamento do pedido até à obtenção do título de exploração/licença. Mais informações: licenciamento@aip.pt  ou 213 601 020.
AS PME da construção estão convidadas a diversificar para o Senegal e mercados limítrofes (últimos dias para inscrição)
AS PME da construção estão convidadas a diversificar para o Senegal e mercados limítrofes (últimos dias para inscrição)
Decorre de 16 a 18 de junho, em Dacar, o SENCON - Salão da Construção e Habitação 2022. A AIP, com apoio da embaixada de Portugal no Senegal, está a organizar a participação de empresas no pavilhão nacional. O certame é preferencialmente destinado a PME ligadas a materiais e sistemas de construção, máquinas de construção e equipamento pesado, energias renováveis, mármore, granito e cerâmica, entre outras áreas. Últimos dias para inscrição. Consulte o Dossiê de Apresentação. Aceda à ficha de participação. Saiba como beneficiar do cofinanciamento do Portugal 2020: internacionalizacao@aip.pt ou 213 601 173. 
De 11 a 15 ou de 18 a 22 de julho decorrem os ateliers de férias sobre empreendedorismo
De 11 a 15 ou de 18 a 22 de julho decorrem os ateliers de férias sobre empreendedorismo
Os ateliers de férias da AIP “Quando eu for grande – O mundo das empresas” estão de volta e destinam-se aos jovens dos 8 aos 14 anos. Durante uma semana, a sede da AIP passa a ser o “local de trabalho” destes jovens que vão desenvolver competências empreendedoras: autonomia, iniciativa, risco, criatividade e trabalho em equipa, recorrendo a aprendizagens ativas e criativas. De 11 a 15 ou de 18 a 22 de julho, vão desfrutar de uma semana inesquecível. Associados da AIP beneficiam de desconto. Aceda ao vídeo. Conheça o programa. Inscrições aqui! Mais informações: mvieira@aip.pt ou 213 601 123/73.
“Portugal Sou Eu” participa na Feira Internacional de Artesanato 2022
“Portugal Sou Eu” participa na Feira Internacional de Artesanato 2022
O “Portugal Sou Eu” participa na 34ª edição da Feira Internacional de Artesanato, que decorrerá na FIL, em Lisboa, de 25 junho a 3 julho. Ocupará um espaço superior a 200 m2 onde estarão expostos produtos artesanais, dos mais tradicionais aos mais inovadores, certificados com o selo “Portugal Sou Eu”. Para a AIP, esta presença permitirá consolidar um percurso de reconhecimento dos produtos artesanais que contribuem para a criação de valor em Portugal. A adesão dos artesãos ao “Portugal Sou Eu” obedece a um regime simplificado, desde que possuam a Carta Unidade Produtiva de Artesanato, concedida pelo CEARTE. Para certificar os seus produtos, faça o processo de adesão com o apoio da AIP. Contacte-nos: aip@portugalsoueu.pt ou 213 601 014.
AIP reúne empresários nacionais e eslovacos do setor agroalimentar
AIP reúne empresários nacionais e eslovacos do setor agroalimentar
Mais de 50 reuniões bilaterais, com forte perspetiva de concretização de negócios, entre as mais de 20 PME, nacionais e eslovacas, foi o resultado de uma missão inversa, constituída por compradores eslovacos, que vieram reunir com produtores nacionais de vinhos, queijos, confeitaria, molhos e condimentos, bebidas orgânicas e produtos relacionados com alimentação biológica. Este encontro de negócios, organizado pela AIP, dia 19 de maio, iniciou-se com uma sessão de boas vindas e enquadramento do mercado, a cargo do vice-presidente da AIP e do embaixador da Eslováquia em Portugal, que acompanhou o decorrer dos trabalhos. Idêntica ação ficou já agendada para o último trimestre do ano.Mais informações: internacionalizacao@aip.pt.
Precisa de instalações para a sua empresa? Conheça o Centro de Negócios da Junqueira
Precisa de instalações para a sua empresa? Conheça o Centro de Negócios da Junqueira
A AIP tem disponível para arrendar, a preços competitivos, no Centro de Negócios da Junqueira, uma área útil total de cerca de 400 m2 distribuída por dois edifícios. As áreas livres variam entre 18 m2 e os 100 m2. Já com 60 empresas instaladas, os escritórios, de várias dimensões e tipologias, dispõem de infraestruturas e facilidades de serviços. A localização é privilegiada, entre a Rua da Junqueira e o rio Tejo, e o complexo empresarial inclui parqueamento privativo. Com capacidade entre 3 e 50 pessoas, a AIP dispõe ainda de um conjunto de salas para reuniões e formação. Aceda ao vídeo de apresentação do espaço. Mais informações: nuno.borges@aip.pt ou 213 601 140/10 63.
Inovação procura-se!
Inovação procura-se!
Até dia 30 de junho estão abertas as candidaturas para o prémio INOVA +.Com um total de 30 mil euros em prémios pecuniários e serviços, este concurso nacional visa distinguir seis projetos inovadores em contexto científico e empresarial, com potencial de escala internacional. A AIP é parceira do Prémio INOVA+, apoiando as candidaturas de empresas portuguesas à categoria de Excelência Empresarial.Para mais informações, consulte o regulamento do concurso.

ASSOCIADOS

J. Pereira da Cruz adquire líder de mercado de Angola em Propriedade Industrial
J. Pereira da Cruz adquire líder de mercado de Angola em Propriedade Industrial
Empresa especializada em Propriedade Intelectual (PI), e líder de mercado em Portugal há várias décadas, a J. Pereira da Cruz acaba de fazer uma aposta na expansão internacional da marca através da aquisição da PRI – Propriedade Industrial, sediada na capital angolana, Luanda. Constituída há cerca de 20 anos, a PRI mantém-se líder de mercado em Angola em todas as matérias de PI. Esta integração permitirá prosseguir a promoção e consciencialização para a importância da PI na economia dos dois países. A J. Pereira da Cruz está presente ainda nos mercados da China (Macau), Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Simplastic assinala 1.º aniversário das novas instalações
Simplastic assinala 1.º aniversário das novas instalações
Após dois anos de projeto e seis milhões de euros de investimento, em janeiro de 2021, a Simplastic transferiu a sua operação para novas instalações. O novo edifício inclui 10.000 m² de área de produção, 3.000 m² de armazém e 1.500 m² de escritórios e acolhe 150 pessoas, repartidas em três turnos. Este investimento, que faz parte da estratégia de crescimento da empresa a longo prazo, permitiu aumentar a eficiência, a capacidade e melhorar as condições de trabalho. A Simplastic conta agora com 30 máquinas de injeção, 23 linhas de montagem, um laboratório de metrologia e um espaço inteiramente dedicado às tecnologias de acessórios. Foram as condições proporcionadas pelas novas instalações que permitiram oferecer uma nova tecnologia, a injeção de silicone líquido (LSR), um serviço cada vez mais procurado. 
Dias 4 e 5 de junho. Museu do Dinheiro acolhe 1.ª edição da Festa do Numismata
Dias 4 e 5 de junho. Museu do Dinheiro acolhe 1.ª edição da Festa do Numismata
Nos dias 4 e 5 de junho, o Museu do Dinheiro e a Casa da Moeda organizam a 1.ª edição da Festa do Numismata, uma iniciativa aberta ao público em geral e especialmente dirigida a colecionadores, numismatas e demais entusiastas da moeda. Durante esse fim de semana, no Museu do Dinheiro, entre as 10h00 e as 18h00, os visitantes vão poder contar com um programa diversificado, com atividades para todas as idades, tais como palestras, workshops e oficinas, visitas temáticas, demonstrações, apresentações e lançamentos de moedas, bem como um mercado de venda e troca de moeda. Aceda ao programa

FISCALIDADE

Aquisições imobiliárias com criptomoedas em Portugal
Aquisições imobiliárias com criptomoedas em Portugal
A Ordem dos Notários comunicou que será publicado um regulamento interno que visa regular as aquisições imobiliárias realizadas através de criptomoedas, nos casos em que não ocorra a sua conversão para moeda que goza de curso legal.  Conheça a análise da Sociedade de Advogados Rogério Fernandes Ferreira & Associados
Entregamos resultados operacionais disruptivos e transformamos a cultura das organizações