AIP - ao serviço das empresas
Departamento de Comunicação - AIP | Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 | aip@aip.pt

ATUALIDADE

Invista na descarbonização da empresa utilizando apoios a fundo perdido
Invista na descarbonização da empresa utilizando apoios a fundo perdido
A data-limite para entrega de candidaturas ao Sistema de Incentivos “Descarbonização da Indústria” é dia 29 de abril. Financiado pelo PRR, destina-se a apoiar investimentos da indústria em processos e tecnologias de baixo carbono, adoção de medidas de eficiência energética e incorporação de energias de fonte renovável e armazenamento da mesma. Os incentivos assumem a forma de apoios não reembolsáveis, com taxas que podem ir até 100% do investimento elegível. Conte com apoio personalizado da AIP para informações sobre os requisitos previstos e para a elaboração de candidaturas em condições vantajosas: consultoria@aip.pt ou 213 601 013.
AIP e ISCSP assinam protocolo no âmbito do Plano Metropolitano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana de Lisboa
AIP e ISCSP assinam protocolo no âmbito do Plano Metropolitano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana de Lisboa
A Associação Industrial Portuguesa (AIP) e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) assinaram, dia 23 de fevereiro, um protocolo de cooperação para o desenvolvimento integrado de atividades de natureza académica, científica, técnica e pedagógica em áreas de interesse comum, designadamente nos domínios da investigação, formação, cooperação técnica e projetos conjuntos. O protocolo, assinado pelos presidentes das duas instituições, respetivamente, José Eduardo Carvalho e Ricardo Ramos Pinto, visa igualmente a conceção, execução e acompanhamento de projetos e ações a desenvolver no quadro do Plano Metropolitano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana de Lisboa (Plano de Recuperação e Resiliência – PRR).
Quer fazer parte da delegação nacional na feira de transporte marítimo em Atenas?
Quer fazer parte da delegação nacional na feira de transporte marítimo em Atenas?
Na sequência da missão envolvendo empresas da Economia do Mar, realizada à Grécia em 2021, com a colaboração da Embaixada e a delegação da AICEP na Grécia, a AIP está a organizar a participação de empresas no pavilhão nacional na feira Posidonia 2022, a decorrer em Atenas, de 6 a 10 de junho. Trata-se de uma exposição internacional de navegação, que abrange todos os setores do transporte marítimo e que inclui uma conferência sobre questões de importância para a comunidade marítima internacional e outra sobre turismo marítimo. Este certame teve início em 1969 e realiza-se de dois em dois anos. A última edição da feira, em 2018, contou com a participação 2.009 empresas expositoras de 92 países e recebeu 23527 visitantes de 104 países. As PME participantes nesta ação podem beneficiar de um cofinanciamento entre 40% a 50% do valor total da ação, se elegíveis no âmbito do Portugal 2020. Para mais informações ou manifestação de interesse contacte internacionalizacao@aip.pt ou 213 601 123.
A sua participação é importante ao definir as prioridades das ações internacionais para 2022
A sua participação é importante ao definir as prioridades das ações internacionais para 2022
A AIP pretende obter um melhor conhecimento e avaliação das prioridades, expetativas e ambições internacionais das PME portuguesas por forma a consolidar a definição das ações de internacionalização para este ano. Ir ao encontro dos interesses e necessidades do tecido empresarial é o propósito do Inquérito à Atividade Internacional que temos em curso. A recolha desta informação só será possível com o seu contributo através do preenchimento deste inquérito. Gostaríamos de proporcionar um atendimento mais personalizado, pelo que se pretender ser contactado pela Direção de Internacionalização da AIP, manifeste o seu interesse no formulário ou contacte-nos em internacionalizacao@aip.pt ou 213 601 173.
Como potenciar o crescimento da sua PME nos mercados internacionais? Integre um projeto de parcerias estratégicas
Como potenciar o crescimento da sua PME nos mercados internacionais? Integre um projeto de parcerias estratégicas
Quer garantir o crescimento do negócio internacional da sua PME, através da criação e desenvolvimento de parcerias estratégicas com grandes empresas e grupos fortemente internacionalizados? É um dos objetivos da nova edição do projeto conjunto de internacionalização que a AIP está a promover, o PME Connect II. Caso queira participar contacte-nos: editen@aip.pt ou 213 601 055.
Ferragens para móveis e vestuário destacam-se nas oportunidades de negócio da semana
Ferragens para móveis e vestuário destacam-se nas oportunidades de negócio da semana
Fabrico de ferragens para móveis e vestuário e acessórios de moda femininos são alguns dos items da lista de oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, na Finlândia, França, Alemanha e Itália. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito. A Enterprise Europe Network – da qual a AIP é membro – é uma iniciativa da Comissão Europeia e constitui a maior rede de serviços de informação e aconselhamento às empresas na Europa. Dispõe de cerca 600 pontos de contacto espalhados por mais de 60 países. Estes serviços não têm quaisquer custos para as empresas que pretendam deles usufruir.
Venha conhecer o Centro de Negócios da Junqueira e encontre as instalações que precisa
Venha conhecer o Centro de Negócios da Junqueira e encontre as instalações que precisa
A AIP tem disponível para arrendar, a preços competitivos, no Centro de Negócios da Junqueira, uma área útil total de cerca de 400 m2 distribuída por dois edifícios. As áreas livres variam entre 18 m2 e os 112 m2. Já com 60 empresas instaladas, os escritórios, de várias dimensões e tipologias, dispõem de infraestruturas e facilidades de serviços. A localização é privilegiada, entre a Rua da Junqueira e o rio Tejo, e o complexo empresarial inclui parqueamento privativo. Com capacidade entre 3 e 50 pessoas, a AIP dispõe ainda de um conjunto de salas para reuniões e formação. Aceda ao vídeo de apresentação do espaço. Mais informações: nuno.borges@aip.pt ou 213 601 140/10 63.

ASSOCIADOS

Asfertglobal atinge recorde de vendas num ano marcado pela pandemia
Asfertglobal atinge recorde de vendas num ano marcado pela pandemia
A Asfertglobal, multinacional portuguesa dedicada ao desenvolvimento e comercialização de biofertilizantes, bioestimulantes e produtos de biocontrolo, terminou o ano de 2021 com um aumento de 38% das vendas em relação ao ano de 2020. E num contexto socioeconómico de escassez generalizada na oferta de matérias-primas e de crise gerada pela pandemia mundial. Durante o ano 2021, a Asfertglobal reforçou a sua posição no panorama internacional, com a inauguração da sua terceira filial - no México e entrada em mercados determinantes da agricultura mundial, como os países da Europa do Leste, América Central e Estados Unidos.
Lisquímica celebra 46º aniversário a respeitar o meio ambiente
Lisquímica celebra 46º aniversário a respeitar o meio ambiente
Foram cinco os fundadores que deram início, em 1976, à atividade da Lisquímica, então em Sintra. Desde 2020 que a Lisquímica concentrou a produção num novo edifício, localizado em Mafra, com a transferência da sede e fábrica para um espaço de 10.000 metros quadrados, no qual foi instalada uma ETAR para tratamento dos efluentes. É nestas instalações que concebe, desenvolve e fabrica mais de 200 produtos biológicos e químicos para a manutenção industrial de áreas como a metalomecânica, hotelaria, construção civil e ramo automóvel, entre outros, utilizando matérias-primas e processos de fabrico compatíveis com o meio ambiente garantindo a saúde e segurança de todos.
ISOLAGO recebe Estatuto Inovadora COTEC 2021
ISOLAGO recebe Estatuto Inovadora COTEC 2021
A ISOLAGO foi distinguida com o Estatuto Inovadora COTEC 2021. A atribuição deste estatuto resulta da parceria entre COTEC Portugal e instituições do setor financeiro, reconhecendo a inovação como uma fonte de vantagem competitiva, sobretudo num ambiente em mudança, com impacto no crescimento e na sustentabilidade do negócio. Fundada em 2006, a ISOLAGO produz Masterbatches e desenvolve projetos em toda a gama de processamento de polímeros (filme, injeção, extrusão, sopro). Em 2021 apresentou um volume de vendas de 37 milhões de euros.

FISCALIDADE

O IVA nas Empreitadas de Beneficiação da Habitação Própria (2022)
O IVA nas Empreitadas de Beneficiação da Habitação Própria (2022)
As prestações de serviços de empreitada têm vindo a ser objeto de tratamento diferenciado em sede de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), existindo diferenças de regime dependendo da finalidade da prestação em apreço. De entre as referidas diferenças é possível destacar o regime previsto na verba 2.27 da Lista I anexa ao Código do IVA que regula a taxa de imposto aplicável às empreitadas de beneficiação da habitação própria. Conheça a análise da Sociedade de Advogados Rogério FernandesFerreira & Associados.
Negocios & Empresas # 4  - Fev 2022