AIP - ao serviço das empresas
Departamento de Comunicação - AIP | Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 | geral@aip.pt

ATUALIDADE

Está focado na produtividade da sua empresa? Junte-se a nós dia 31 de março
Está focado na produtividade da sua empresa? Junte-se a nós dia 31 de março
É já dia 31 de março, das 14h30 às 16h30, que a AIP leva a cabo o seminário online “+ Produtividade: Empresas Inovadoras e Resilientes”, no qual serão partilhadas as histórias de transformação, os desafios e resultados de empresas que participaram no projeto + Produtividade. Junte-se a nós: preencha a ficha de inscrição.
Minimize riscos e garanta a segurança informática da sua PME
Minimize riscos e garanta a segurança informática da sua PME
Promover a capacidade de antecipar e gerir os principais riscos e vulnerabilidades das organizações no domínio do ciberespaço, bem como definir e implementar uma estratégia de proteção dos sistemas de informação, constituem os objetivos das ações de formação que a AIP inicia em abril. ISO 27001-Sistema de Gestão de Segurança da Informação; Políticas de Segurança e Auditoria; e Análise e Gestão de Risco são as ações previstas. O formador, Sérgio Silva, CEO e fundador da empresa CybserS3C, tem mais de 23 anos de experiência profissional e é especialista em Cyber Intelligence, Cyberwarfare e OSINT. Foi chefe da Divisão de Informação do Conselho Superior da Magistratura, bem como responsável pela implementação de vários projetos da Comissão Europeia na área da justiça e cultura, entre outros cargos. Aceda ao programa. Mais informações: consultoria@aip.pt ou 213 601 013.
Investir em I&D com apoio do SIFIDE permite obter crédito fiscal
Investir em I&D com apoio do SIFIDE permite obter crédito fiscal
Termina a 31 de maio o prazo para candidaturas ao Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial (SIFIDE). Trata-se de um incentivo fiscal que apoia o esforço em investigação e desenvolvimento, através da dedução à coleta do IRC de uma percentagem das respetivas despesas de I&D. Podem candidatar-se todos os sujeitos passivos de IRC desde que o lucro tributável não seja determinado por métodos indiretos, e que não sejam devedores à Autoridade Tributária e à Segurança Social. Nas despesas de investigação estão abrangidas todas as atividades internas e externas realizadas pelo sujeito passivo de IRC com vista à aquisição de novos conhecimentos científicos ou técnicos. Nas despesas de desenvolvimento estão compreendidas atividade realizadas pelo sujeito passivo de IRC através da exploração de resultados de trabalhos de investigação ou de outros conhecimentos científicos ou técnicos com vista à descoberta ou melhoria substancial de matérias-primas, produtos, serviços ou processos de fabrico. Saiba quais as despesas elegíveis, as taxas de financiamento e quais os documentos necessários para a candidatura. Mais informações: consultoria@aip.pt ou 21 360 10 20.
Leilões digitais reduzem em 20% fatura energética das PME
Leilões digitais reduzem em 20% fatura energética das PME
Concebida para promover reduções de custos às PME na aquisição agregada de energia, a plataforma e.UTIL, gerida pela AIP, já realizou mais de uma dúzia de leilões digitais, com uma poupança média de 20 por cento  face ao tarifário em vigor no mercado tradicional. Saiba datas de realização e como participar nos leilões. De forma digital e simples reduza a fatura energética da sua PME. Contacte-nos: cunha.horta@aip.pt ou 934 172 590. Aceda ao vídeo de apresentação da plataforma.
Necessita de Certificados de Origem? Solicite online inclusive para os mercados do Reino Unido
Necessita de Certificados de Origem? Solicite online inclusive para os mercados do Reino Unido
No novo contexto do Brexit, a AIP continua a apoiar as empresas exportadoras, inclusive para os mercados do Reino Unido. Opte pelo pedido de Certificados de Origem online. Aceda aqui ao formulário. Mais informações: certificados.origem@aip.pt ou 213 601 063. Os certificados podem ser enviados por correio eletrónico, passadas poucas horas após a sua solicitação, evitando assim os custos da deslocação ou o tempo de chegada via CTT.O certificado de origem comprova a proveniência da mercadoria e permite ao exportador e ao importador isenção ou redução de impostos, conforme o acordo comercial vigente.
Quais as prioridades das PME nos mercados internacionais?
Quais as prioridades das PME nos mercados internacionais?
O propósito do Inquérito à Atividade Internacional (IAI) 2021 é permitir um melhor conhecimento e avaliação das expetativas e ambições internacionais das PME portuguesas. A recolha desta informação possibilitará consolidar a definição das ações de internacionalização para este ano, indo ao encontro dos interesses e necessidades do tecido empresarial. Preencha o questionário e envie-nos os seus contributos. Gostaríamos de proporcionar um atendimento mais personalizado, pelo que se pretender ser contactado pela Direção de Internacionalização, Empreendedorismo e Cooperação Empresarial da AIP, manifeste o seu interesse no IAI ou contacte-nos em internacionalizacao@aip.pt ou 213 601 173.
Empresas dos setores de mobiliário, vidro e têxteis: espreitem as oportunidades de negócio da semana
Empresas dos setores de mobiliário, vidro e têxteis: espreitem as oportunidades de negócio da semana
Mesas, cadeiras e outros móveis; roupa desportiva e leggins femininas; e copos de vidro; são algumas das referências da lista de oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, na Holanda, Polónia, França Espanha. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.

ASSOCIADOS

Bureau Veritas ganha prémios S&P Global Gold Class e Industry Mover Sustainability
Bureau Veritas ganha prémios S&P Global Gold Class e Industry Mover Sustainability
O Bureau Veritas foi reconhecido entre as empresas sustentáveis de maior desempenho do mundo, em 2021, ao receber a distinção Gold Class, concedida aos melhores desempenhos na Avaliação de Sustentabilidade Global da S&P. Foi a 8 de fevereiro que a S&P Global publicou a edição de 2021 do The Sustainability Yearbook, e que incluiu o S&P Global Sustainability Awards pela primeira vez. O Grupo conquistou a distinção de Gold Class, bem como o estatuto de Industry Mover, tendo registado a melhoria de pontuação mais elevada ano após ano, na sua indústria. Estes prémios reconhecem o compromisso do Bureau Veritas em ser uma empresa sustentável. 
Arfai lança nova coleção de cerâmica decorativa
Arfai lança nova coleção de cerâmica decorativa
Foi em contexto de pandemia, que nos obrigou a passar mais tempo em casa, que nasceu a nova coleção da Arfai Ceramics, a Grow Sensitive. Composta de formas modestas, sempre honestas à sua função e que incorporam o caráter e detalhe do processo artesanal e da sua matéria-prima, e utilizando cores equilibradas, combinando cores neutras e tons profundos, que nos remetem à sensação de pureza e genuinidade. Conheça a nova coleção Grow Sensitive. Situada em Alcobaça, a Arfai opera há mais de 25 anos no fabrico de cerâmica decorativa, fornecendo marcas internacionais de todo o mundo.
SIROLIS lança linha de mobiliário urbano Ambient
SIROLIS lança linha de mobiliário urbano Ambiente
Numa aposta de design inovador e integrado, caracterizado por traços de leveza e simplicidade, e fabricado com materiais de elevada durabilidade e eco-friendly, a SIROLIS lançou a linha de mobiliário urbano Ambiente. Esta nova linha surgiu a pensar na modernização dos espaços urbanos e de modo a contribuir para uma ligação das pessoas com o meio envolvente. Fundada em 1980, a SIROLIS é uma indústria de prefabricados de betão, localizada em Pombal, e dedica-se à fabricação de uma vasta gama de artigos e soluções para saneamento, pavimentação, armazenagem, e postes em betão para o transporte de eletricidade e telecomunicações. Dispõe de duas unidades fabris no Parque Industrial Manuel da Mota (Pombal). A área coberta ultrapassa os 15.000 m2 e a de exploração os 100.000 m2. 

FISCALIDADE

Novos ativos digitais: A tributação dos Non-Fungible Tokens
Novos ativos digitais: A tributação dos Non-Fungible Tokens
A evolução do mundo e da economia digital tem originado a criação de novos tipos de ativos económicos e financeiros, os quais, sobretudo na última década, têm crescido de forma exponencial. A novidade destas figuras implica desafios significativos no plano legislativo, designadamente, no que respeita à natureza jurídica, à regulamentação do respetivo mercado e, bem assim, à tributação dos rendimentos que estes ativos geram na esfera dos seus titulares. Conheça a análise da Sociedade de Advogados Rogério Fernandes Ferreira e Associados.
Certificados de Origem