CENSOS 2021 - Responda pela Internet
AIP - ao serviço das empresas
Departamento de Comunicação - AIP | Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 | geral@aip.pt

ATUALIDADE

José Eduardo Carvalho: “Começa a sentir-se a escassez de apoios às empresas”
AIP disponibiliza novo Serviço de Apoio à Reestruturação Empresarial
De forma a apoiar a melhoria do desempenho operacional e financeiro das PME, a AIP dispõe de um novo Serviço de Apoio à Reestruturação Empresarial especializado em análise do negócio, diagnóstico de potenciais problemas e proposta de soluções de mudança estratégica ou operacional. Entre outras valências, este serviço disponibiliza funções de redefinição do posicionamento estratégico; diagnóstico de marketing; análise da estrutura de custos, com propostas de redução; elaboração de planos de negócio para apresentação junto de novos parceiros de negócio e investidores; e negociação de operações de investimento e financiamento. Mais informações: consultoria@aip.pt ou 213 601 020.
Atenas é o destino de missão empresarial presencial da AIP de 10 a 14 de maio
Quer fazer formação em Compliance? Decorre dias 8 e 28 de junho
Da oferta formativa da AIP programada para junho, destacamos o curso “Compliance Empresarial: Noções e Desafios”. Com edições marcadas para os dias 8 e 28, esta formação possibilitará aos formandos apreender os fundamentos do “Compliance”, conhecer o papel do departamento de “Compliance” e a sua abrangência na organização e identificar as melhores práticas de “Compliance” nas suas áreas de atuação. A formadora será Carla Caixinha, licenciada em Direito pela Universidade Internacional, pós-graduada em Proteção de Dados Empresas pela Faculdade de Direito de Lisboa e com o Curso de Gestão Bancária. Consulte o programa detalhado. Aceda à ficha de inscrição. Mais informações: andre.jorge@aip.pt ou 213 601 209.
Prevenir riscos e garantir a segurança informática da sua organização
De 6 a 9 julho reúna com importadores internacionais na plataforma virtual de negócios da AIP
A AIP está a preparar uma missão inversa virtual de 6 a 9 de julho. Esta ação suportada na plataforma virtual de negócios da AIP facilitará a realização das reuniões de negócios com 15 compradores de vários mercados internacionais do setor das Tecnologias da Informação e Comunicação e do cluster da Construção. Naquela plataforma as empresas inscritas vão interagir com os importadores estrangeiros através de reuniões (pré-agendadas e espontâneas), entrevistas, contactos, promoção internacional e conectar-se às redes sociais. Consulte as Condições de Participação. Aceda à ficha de inscrição. Esta iniciativa está enquadrada no projeto Negócios no Mundo, liderado pela AIP e cofinanciada até 50% pelo Portugal 2020. Informações complementares: internacionalizacao@aip.pt ou 213 601 173.
Obtenha crédito fiscal investindo em I&D com apoio do SIFIDE
Para jovens dos 8 aos 14: aprender conceitos e práticas relacionadas com o mundo das empresas em ateliers de férias
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição dos ateliers de verão da AIP “Quando eu for grande – O mundo das empresas”. As atividades decorrerão no mês de julho, nas semanas de 12 a 16 e 19 a 23 e são dirigidos a jovens, dos 8 aos 14 anos. O programa assenta em instrumentos criativos de aprendizagem, por forma a que num espaço lúdico e de descontração, os jovens possam conhecer e aprender conceitos e práticas relacionadas com o mundo das empresas. Pretende-se proporcionar uma experiência única de empreendedorismo em contexto empresarial, na AIP, sendo que serão asseguradas medidas de prevenção e de controlo COVID-19. Conheça o programa. Veja o vídeo. Aceda à ficha de inscrição. Mais informações: mvieira@aip.pt ou 213 601 123/73.
“Quando eu for grande – O mundo das empresas”: o atelier de férias para os jovens dos 8 aos 14
O Centro de Negócios da Junqueira dispõe das instalações que procura para a sua empresa
A AIP tem disponível para arrendar, a preços competitivos, no Centro de Negócios da Junqueira, uma área útil total de cerca de 450 m2 distribuída por dois edifícios. As áreas livres variam entre 16 m2 e 55 m2. Já com 60 empresas instaladas, os escritórios, de várias dimensões e tipologias, dispõem de infraestruturas e facilidades de serviços. A localização é privilegiada, entre a Rua da Junqueira e o rio Tejo, e o complexo empresarial inclui parqueamento privativo. Com capacidade entre 3 e 50 pessoas, a AIP dispõe ainda de um conjunto de salas para reuniões. Aceda ao vídeo de apresentação do espaço. Mais informações: nuno.borges@aip.pt ou 21 360 11 40 / 21 360 10 63.
Visite o Centro de Negócios da Junqueira e encontre as instalações que procura para a sua empresa
O ledwall da Praça das Indústrias é o suporte publicitário adequado para promover a sua empresa
Por apenas 100 euros/mês promova a sua empresa num ledwall com a localização apropriada para o efeito. Instalado na fachada do edifício sede, na Praça das Indústrias, em Lisboa, a AIP tem disponível um ecrã digital com tecnologia led (6,7 m X 2,2 m) que funciona como suporte publicitário. Com uma localização privilegiada, junto ao Centro de Congressos e à Avenida da Índia, é o suporte adequado para passar a mensagem da sua empresa. Mais informações: nuno.borges@aip.pt ou 21 360 11 40.
Visite o Centro de Negócios da Junqueira e encontre as instalações que procura para a sua empresa
PME fazem prospeção de mercado na Grécia e Guiné Equatorial com apoio do projeto Negócios no Mundo
Grécia e Guiné Equatorial foram os mercados onde a AIP levou PME nacionais durante o mês de maio. Identificar novos clientes, novos parceiros de negócio e potenciais parcerias científicas, encontrar distribuidores do produto nacional e explorar oportunidades no âmbito das offshore renováveis foram os objetivos. A missão a Atenas foi focada nas atividades da Economia do Mar, com realização de reuniões de negócio entre empresas nacionais e gregas, participação em momentos institucionais e networking com entidades helénicas. As agendas individuais das PME foram elaboradas com o envolvimento da delegação da AICEP naquele país. Esta ação coincidiu com a deslocação a este mercado de uma comitiva ministerial, composta pelo ministro do Mar, Ricardo Santos Serrão, e pelo secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, numa missão de diplomacia económica no âmbito da Economia Azul.
Visite o Centro de Negócios da Junqueira e encontre as instalações que procura para a sua empresa
Empresas de Tecnologias de Informação são solicitadas a dar resposta a entidade pública espanhola
Entidade pública espanhola procura know-how e desenvolvimentos inovadores já implementados com sucesso na administração pública nas áreas de e-learning, digitalização, sustentabilidade e acessibilidade, entre outras. Este é um dos items da lista de oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, no Reino Unido, Espanha, Itália e Alemanha. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.

ASSOCIADOS

Parlamento Britânico e Palácio de Buckingham passam a recolher resíduos em cestos produzidos pela PSAplast
FRICON é PME Excelência 2020
O IAPMEI distinguiu a FRICON como PME Excelência 2020. Trata-se de um selo de reputação que permite às empresas relacionarem-se com fornecedores, clientes, sistema financeiro e autoridades nacionais e regionais, numa base de confiança facilitadora do desenvolvimento dos seus negócios. O grupo FRICON, que completa 45 anos em 2021, dedica-se à conceção, desenvolvimento, produção e comercialização de equipamentos de refrigeração e conservação para alimentos e bebidas, e está presente em mais de 100 países em todos os continentes. Aceda ao vídeo.
Valorlis reforça frota com nova viatura de lavagem de ecopontos
RTR celebra 25 anos de atividade
A RTR -Tornearia e Fresagem, empresa do ramo da metalomecânica sedeada no Cartaxo, está a celebrar o seu 25ª aniversário. Foi em 1996 que Rogério Travessa Ribeiro fundou a RTR. Ex torneiro mecânico e com uma vasta experiência no ramo, mantém até aos dias de hoje a liderança da empresa. Vocacionada para trabalhos de metalomecânica ligeira e pesada e prestadora de serviços na área de concepção, reparação e manutenção de equipamentos, a RTR executa todos os trabalhos de torno e fresa da mais alta precisão, estando especialmente dedicada à fabricação de peças para a indústria de moldes, têxtil, aeronáutica, automóvel, alimentar e química. Desde 2009, a RTR tem as suas instalações na Zona Industrial do Cartaxo num moderno pavilhão com 600 m2. Aceda ao vídeo dos 25 da RTR.
Filosoft assinala 33º aniversário com novo site
CH Consulting vence concurso internacional na Etiópia
O Banco Mundial voltou a selecionar a CH Consulting para mais um projeto internacional. Depois da Somália, Seicheles, Brasil, Colômbia e Madagáscar, projetos adjudicados já em 2021, agora foi a vez da entrada da consultora portuguesa na Etiópia, para apoiar o desenvolvimento dos Recursos Humanos da Autoridade Etíope de Comunicações (ECA).A CH Consulting vai apoiar a ECA, instituição análoga da ANACOM, na restruturação do seu sistema de recursos humanos, no processo de liberalização do mercado de telecomunicações etíope. O projeto tem uma duração prevista de seis meses e valeu um contrato à consultora portuguesa, de cerca de 115 mil euros.

FISCALIDADE

O novo regime excecional e temporário do pagamento das dívidas tributárias e de contribuições à segurança social
Novos apoios à normalização da atividade empresarial e à manutenção de postos de trabalho
A Portaria n.º 102-A/2021 regulamenta os procedimentos, as condições e os termos do acesso ao novo incentivo à normalização da atividade empresarial e ao apoio simplificado para microempresas à manutenção dos postos de trabalho. Conheça a análise da Sociedade de Advogados Rogério Fernandes Ferreira & Associados
O QMSiTech é um software de gestão da qualidade desenvolvido pela Ambidata iTech