AIP - ao serviço das empresas
Departamento de Comunicação - AIP | Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 | geral@aip.pt

ATUALIDADE

José Eduardo Carvalho: “Começa a sentir-se a escassez de apoios às empresas”
Parceria AIP/Millennium bcp garante financiamento de 120 milhões de euros para as PME
A Associação Industrial Portuguesa (AIP) e o Millennium bcp formalizaram um acordo de parceria, dia 24 de junho, no qual se garante, durante dois anos, a mobilização de linhas de financiamento e/ou garantia, até 120 milhões de euros, às empresas associadas da AIP. O protocolo prevê ainda o desenvolvimento e estruturação de uma emissão de Obrigações Agrupadas para PME, beneficiando os clientes e associados da AIP, para potenciar e facilitar o acesso das empresas ao crédito de investidores nacionais e estrangeiros.
Atenas é o destino de missão empresarial presencial da AIP de 10 a 14 de maio
Entre 6 e 9 de julho reúna com importadores internacionais na plataforma virtual de negócios da AIP
A AIP está a preparar uma missão inversa virtual de 6 a 9 de julho. Esta ação suportada na plataforma virtual de negócios da AIP facilitará a realização das reuniões de negócios com 15 compradores de vários mercados internacionais do setor das Tecnologias da Informação e Comunicação (componentes de telecomunicações, software e componentes de eletrónicos) e das atividades do setor da Construção (pavimentos/revestimentos, iluminação e componentes elétricos, entidades adjudicantes para serviços de manutenção e conservação e departamentos de engenharia e arquitetura). Naquela plataforma as empresas inscritas vão interagir com os importadores estrangeiros através de reuniões (pré-agendadas e espontâneas), entrevistas, contactos, promoção internacional e conexão às redes sociais. Consulte as Condições de Participação. Aceda à ficha de inscriçãoEsta iniciativa está enquadrada no projeto Negócios no Mundo, liderado pela AIP e cofinanciada até 50% pelo Portugal 2020. Informações complementares: internacionalizacao@aip.pt ou 213 601 173.
Prevenir riscos e garantir a segurança informática da sua organização
Precisa de apoio para regularizar licenciamento de atividade económica?
As PME que pretendam regularizar o exercício das suas atividades, visando o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis, podem contar com apoio da AIP. No âmbito do licenciamento industrial e do comércio, serviços e restauração, entre outros serviços, elaboramos um diagnóstico da empresa; procedemos à compilação dos elementos instrutórios para o pedido de licenciamento da atividade; avançamos com a submissão do licenciamento na plataforma de interoperabilidade; e fazemos o acompanhamento do pedido até à obtenção do título de exploração. Contacte-nos para identificar o seu enquadramento em consultoria@aip.pt ou 21 360 10 20 ou aceda ao formulário de caracterização.
Obtenha crédito fiscal investindo em I&D com apoio do SIFIDE
Saiba como valorizar a sua empresa e implemente um Sistema de Gestão com a AIP
Os Sistemas de Gestão são instrumentos utilizados pelas empresas para a definição e incorporação dos diversos processos de planeamento, de operação e de controlo num único sistema integrado. A Consulting by AIP disponibiliza um conjunto de serviços de implementação de sistemas de gestão (qualidade, ambiente, segurança, entre outros) que são relevantes para a definição dos valores da empresa e da construção sustentável da sua cultura organizacional, bem como orientadores do cumprimento de um conjunto de deveres legais. Mais informações: consultoria@aip.pt ou 21 360 10 13.
“Quando eu for grande – O mundo das empresas”: o atelier de férias para os jovens dos 8 aos 14
Já conhece o Centro de Negócios da Junqueira? Encontre as instalações que procura para a sua empresa
A AIP tem disponível para arrendar, a preços competitivos, no Centro de Negócios da Junqueira, uma área útil total de cerca de 420 m2 distribuída por dois edifícios. As áreas livres variam entre 18 m2 e 55 m2. Já com 60 empresas instaladas, os escritórios, de várias dimensões e tipologias, dispõem de infraestruturas e facilidades de serviços. A localização é privilegiada, entre a Rua da Junqueira e o rio Tejo, e o complexo empresarial inclui parqueamento privativo. Com capacidade entre 3 e 50 pessoas, a AIP dispõe ainda de um conjunto de salas para reuniões. Aceda ao vídeo de apresentação do espaço. Mais informações: nuno.borges@aip.pt ou 21 360 11 40 / 21 360 10 63.
Visite o Centro de Negócios da Junqueira e encontre as instalações que procura para a sua empresa
Saiba qual o espaço adequado para eventos e filmagens de anúncio de marca automóvel
Propriedade da AIP, com uma localização privilegiada, junto ao Tejo e tendo como pano de fundo a ponte 25 de Abril, o parque de estacionamento da praça das Indústrias dispõe de seis mil metros quadrados em cada um dos dois pisos. Tem sido o palco eleito por marcas automóveis para a realização de eventos. Foi cenário para ‘Land Rover Experience’, ‘Jaguar Experience’, ‘Mercedes – Santogal Experience’, “Toyota Market”, “Hyundai – Hora H” e local de filmagens dos anúncios Nissan X-Trail e da KIA Portugal, estas no piso subterrâneo. Mais informações: nuno.borges@aip.pt ou 213 601 140.
Visite o Centro de Negócios da Junqueira e encontre as instalações que procura para a sua empresa
Embaixador do Uzbequistão visita AIP. Firmado protocolo de cooperação
A AIP recebeu a visita, dia 21 de junho, de uma delegação do Uzbequistão, liderada pelo embaixador para Portugal e França, Sardor Rustambaev (residente em Paris), acompanhado pelo conselheiro económico, em que foi apresentado o potencial económico daquele país junto de empresas nacionais. Na ocasião foi assinado um protocolo entre a AIP e a Câmara de Comércio e Indústria do Uzbequistão, visando reforçar as relações económicas e comerciais bilaterais, através do desenvolvimento de ações de cooperação entre empresas dos dois países. 
Visite o Centro de Negócios da Junqueira e encontre as instalações que procura para a sua empresa
Empresa eslovena procura fabricante de têxteis naturais
Fabrico de roupa de crianças e de maternidade em têxteis naturais (algodão, linho e cânhamo) é um dos items da lista de oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, na Bélgica, Croácia, Reino Unido e Eslovénia. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.
Visite o Centro de Negócios da Junqueira e encontre as instalações que procura para a sua empresa
Leilões digitais otimizam a fatura energética das PME
Concebida para promover reduções de custos às PME na aquisição agregada de energia, a plataforma e.UTIL, gerida pela AIP, já realizou uma dúzia e meia de leilões digitais, com uma poupança média global de 20 por cento face ao tarifário em vigor no mercado tradicional. No corrente ano, apesar do forte incremento dos preços da energia elétrica que se têm vindo a verificar, na ordem dos 30%, nos últimos dois leilões realizados foi possível manter os preços ao nível de 2020, o que mostra bem a potencialidade da plataforma. Saiba datas de realização e como participar nos leilões. De forma digital e simples reduza a fatura energética da sua PME. Contacte-nos: cunha.horta@aip.pt ou 934 172 590. Aceda ao vídeo de apresentação da plataforma.

ASSOCIADOS

Parlamento Britânico e Palácio de Buckingham passam a recolher resíduos em cestos produzidos pela PSAplast
Light Serviços de Eletricidade do Rio de Janeiro contrata subestação com tecnologia Efacec
O Grupo Efacec Power Solutions, através da Efacec Power Solutions Brasil, foi contratado para modernizar e automatizar duas subestações na cidade do Rio de Janeiro: a Subestação de Santíssimo, localizada no bairro de Campo Grande, e Samaritano no bairro de Botafogo. Ambas pertencem à rede de distribuição da Light Serviços de Eletricidade, empresa de fornecimento de energia elétrica que está presente em 31 municípios do estado do Rio de Janeiro, distribuindo energia para mais de 10 milhões de pessoas, no Brasil.
Valorlis reforça frota com nova viatura de lavagem de ecopontos
Matceramica integra rede da Organização Mundial das Alfândegas
Com o intuito de melhorar o serviço aos seus clientes, facilitando o processo de controlo aduaneiro, a Matceramica é uma das primeiras empresas no seu sector em Portugal com a certificação AEO. Após uma avaliação criteriosa por parte da Autoridade Tributária e Aduaneira e enquanto Operador Económico Autorizado (AEO), a Matceramica passou, desde fevereiro de 2021, a fazer parte da rede do “SAFE Framework of Standards” da Organização Mundial das Alfândegas, o qual visa promover a segurança e facilitar o comércio global. Esta certificação contribui para o aumento da competitividade da Matceramica, permitindo uma maior eficiência e aumentando a segurança do transporte dos seus produtos.
Filosoft assinala 33º aniversário com novo site
Simplastic desenvolveu e produziu auscultadores-guia premium interativos
A Simplastic desenvolveu e produziu todas as peças plásticas do Confident, auscultadores-guia premium interativos comercializados pela empresa francesa RSF, especializada em equipamentos audiovisuais para museus. Este equipamento foi desenvolvido exclusivamente para o museu francês Hotel de La Marine, edifício do século XVIII localizado na Place de La Concord em Paris, que no dia 12 de junho abriu ao público após 4 anos de extensas renovações. Uma obra-prima arquitetónica, outrora residência do Ministério da Marinha da França, é agora um museu. Os visitantes podem mergulhar na história parisiense graças à decoração e arte, mas também graças aos auscultadores guia premium capazes de determinar a sua localização exata e guiar a sua visita. Pode saber mais sobre este e outros equipamentos em: simplastic@simplastic.pt .

FISCALIDADE

O novo regime excecional e temporário do pagamento das dívidas tributárias e de contribuições à segurança social
O novo “IVAucher”
O Decreto Regulamentar n.º 2-A/2021, de 28 de maio, definiu o âmbito e as condições específicas de funcionamento do programa de apoio e estímulo ao consumo nos setores do alojamento, cultura e restauração, conhecido por “IVAucher”. Agora, no dia 7 de junho, foi publicada a Portaria n.º 119/2021 que determinou a data de início e a duração de cada fase do programa “IVAucher”. Conheça a análise da Sociedade de Advogados Rogério Fernandes Ferreira & Associados.
Conheça o software de gestão para PME mais utilizado no mundo
Quando eu for grande - O mundo das empresas