AIP - ao serviço das empresas
Departamento de Comunicação - AIP | Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 | geral@aip.pt

ATUALIDADE

Inquérito sobre Oportunidades de Financiamento para Pequenas e Médias Empresas
Acordo entre AIP e Millennium bcp facilita acesso das PME ao crédito

No âmbito do acordo assinado entre a AIP e o Millennium bcp, esta entidade financeira compromete-se a analisar, avaliar e desenvolver propostas comerciais, com condições preferenciais para as empresas associadas e clientes da AIP que individualmente manifestem interesse. O financiamento do BCP é dirigido ao apoio de curto, médio e longo prazo das empresas, no âmbito dos programas desenvolvidos no PT2020, PT2030 e PRR. Contempla ainda a disponibilização de linhas de crédito específicas de apoio à tesouraria e fundo de maneio, e o financiamento ao investimento, entre outros. Mais informações ou demonstrações de interesse: financiamentobcp@aip.pt.

Como utilizar parcerias estratégicas para fazer crescer a sua PME nos mercados internacionais?
Conheça as vantagens e capacidades da nova plataforma tecnológica do Sistema de Indústria Responsável

É sobre o licenciamento industrial e a nova plataforma tecnológica do Sistema de Indústria Responsável (SIR) que vai incidir o webinar que a AIP e o IAPMEI vão realizar dia 22 de setembro, das 14h30 às 16h30. Na ocasião será feita a apresentação ao detalhe das vantagens e capacidades de interação desta plataforma recentemente lançada, que tem como objetivo simplificar e tornar mais célere o processo de licenciamento industrial. A sessão inclui no final um espaço para respostas às questões colocadas pelos participantes. Aceda ao programa. Mais informações e inscrições: consultoria@aip.pt ou 21 360 10 20.

É já dia 27 de julho: “Combate ao branqueamento de capitais – papel e responsabilidade das empresas&rdquo
Se a sua empresa atua na área da tecnologia digital, esta mostra é para si

De 14 de setembro a 14 de outubro decorre a 1ª mostra empresarial virtual da AIP. Esta edição, dedicada à tecnologia digital, tem como foco as empresas que desenvolvem produtos e serviços relacionados com consultoria e programação informática, edição de programas/jogos, processamento de dados, portais web, web marketing, e-commerce, telecomunicações, fabrico, reparação ou comércio de equipamentos TIC, entre outros. Para dar a conhecer o seu negócio a uma vasta rede de empresas, potenciais parceiros e clientes, saiba como se tornar expositor

É amanhã o seminário sobre cooperação entre empresas portuguesas, da lusofonia e chinesas
Utilize parcerias estratégicas para fazer crescer a sua PME nos mercados internacionais

Quer garantir o crescimento do negócio internacional da sua PME, através da criação e desenvolvimento de parcerias estratégicas com grandes empresas e grupos fortemente internacionalizados? É um dos objetivos da nova edição do projeto conjunto de internacionalização que a AIP está a promover, o PME Connect II. Caso queira participar contacte-nos: editen@aip.pt ou 213 601 055. Este projeto da AIP pretende desenvolver, para potenciar o negócio internacional das PME, um conjunto de ações de capacitação através de parcerias estratégicas entre grandes empresas, PME e instituições parceiras (AICEP, IAPMEI, Deloitte, Universidades, Ordem Economistas, Casa da América Latina e UCCLA, e entidades parceiras internacionais). Objetivo: alargar a base exportadora e aumentar a intensidade de exportação das empresas.

A localização é privilegiada e o espaço à medida: visite o Centro de Negócios da Junqueira
Está desempregado e quer criar o seu emprego? Conte com apoio da AIP

Os desempregados que se encontram a receber prestação de desempego podem usufruir de apoio para a criação do seu próprio emprego no âmbito do PAECPE. A AIP presta, gratuitamente, apoio técnico prévio à aprovação dos projetos e posterior apresentação junto do IEFP. Este apoio tem início na conceção e estruturação da ideia, incluindo elaboração de planos de investimento e de negócio. A consolidação dos projetos aprovados, nos dois primeiros anos de atividade é igualmente alvo de acompanhamento da execução e consultoria por parte da AIP. Mais informações: consultoria@aip.pt ou 213 601 013. 

Junto ao Tejo encontra o espaço adequado para eventos e filmagens de anúncio de marca automóvel
Prestamos apoio na implementação de sistemas de gestão

Os sistemas de gestão são ferramentas que geram benefícios de âmbito financeiro, económico e de melhoria da gestão dos recursos humanos. Com esse objetivo, a AIP disponibiliza um conjunto de serviços de implementação de sistemas de gestão (qualidade, ambiente, segurança, entre outros) que são relevantes para a definição dos valores da empresa e da construção sustentável da sua cultura organizacional, bem como orientadores do cumprimento de um conjunto de deveres legais. Os sistemas de gestão são também utilizados para a definição e incorporação dos diversos processos de planeamento, de operação e de controlo num único sistema integrado. Mais informações: consultoria@aip.pt ou 21 360 10 13.

AIP participa no webinar “Licenciamento industrial na atividade dos laboratórios de próteses dentárias”
O seu contributo configurará o 25º Inquérito à Atividade Empresarial

Graças às respostas das empresas tem sido possível, há 25 anos, tratar a informação recebida e produzir o relatório final com os resultados de avaliação do Inquérito à Atividade Empresarial (IAE). Temos em curso a edição deste ano e convidamo-lo a preencher aqui o questionário. A AIP garante a confidencialidade das respostas. Principais temas: evolução da procura e vendas, situação financeira, investimentos e financiamento, crédito e encargos financeiros, conjuntura económica e emprego, atividade exportadora, investigação e desenvolvimento, e fatores essenciais para a competitividade.

AIP participa no webinar “Licenciamento industrial na atividade dos laboratórios de próteses dentárias”
Localiza-se junto ao Tejo o espaço adequado para eventos e filmagens de anúncio de marca automóvel

Propriedade da AIP, com uma localização privilegiada, junto ao Tejo e tendo como pano de fundo a ponte 25 de Abril, o parque de estacionamento da praça das Indústrias dispõe de seis mil metros quadrados em cada um dos dois pisos. Tem sido o palco eleito por marcas automóveis para a realização de eventos. Foi cenário para “Land Rover Experience”, “Jaguar Experience”, “Mercedes – Santogal Experience”, “Toyota Market”, “Hyundai – Hora H” e local de filmagens dos anúncios “Nissan X-Trail” e da KIA Portugal, estas no piso subterrâneo. Mais informações: nuno.borges@aip.pt ou 213 601 140.

AIP participa no webinar “Licenciamento industrial na atividade dos laboratórios de próteses dentárias”
“Portugal Sou Eu” com stand na Feira Internacional de Artesanato 2021

Entre 4 e 12 de setembro o “Portugal Sou Eu” estará presente na Feira Internacional de Artesanato, na FIL, em Lisboa, com a participação de um stand de 225 m2, localizado no Pavilhão 3. Organizado pela AIP, o stand “Portugal Sou Eu” acolherá 12 artesãos certificados com o selo, oriundos de várias regiões do país, das áreas da decoração, moda e acessórios, brinquedos e papelaria. A adesão ao selo “Portugal Sou Eu” dos produtos de artesanato obedece a um regime simplificado, desde que possuam a Carta UPA - Unidade Produtiva Artesanal. Contacte-nos para o apoiarmos no processo de adesão: aip@portugalsoueu.pt

ASSOCIADOS

Ministro Manuel Heitor visita Vipex e considera exemplar a parceria com o Politécnico de Leiria
DRT Rapid – Protótipos e Moldes Lda distinguida com Estatuto Inovadora COTEC 2021

A DRT Rapid – Protótipos e Moldes Lda foi distinguida com o Estatuto Inovadora COTEC 2021 pelos seus padrões de solidez financeira, competências de inovação e desempenho económico. Resultado de uma parceria entre instituições do setor financeiro e a COTEC Portugal, o Estatuto Inovadora COTEC tem como propósito distinguir as empresas de desempenho superior através do reconhecimento do exemplo, elevação da notoriedade e reforço do valor pelo mercado.

Reynaers Aluminium lança nova gama de puxadores de porta
PSAplast abastece maior cadeia de conveniência polaca

A PSAplast voltou a fornecer mais de 16 mil caixas com tampas articuladas (600x400mm e altura de 265mm) à Zabka Polska, a maior cadeia de conveniência da Polónia, com mais de seis mil lojas, para o seu serviço de entregas. Anteriormente, já tinha fornecido 65 mil. Estas caixas foram concebidas para receber selos de inviolabilidade para permitir a deteção de eventuais furtos até à entrega no destino final, e por isso são também usadas por empresas que trabalham com produtos de elevado valor como cosméticos, perfumes, smartphones, e até por Bancos Centrais, para transporte de notas. São ainda utilizadas em casos em que tem que se evitar o risco de acesso ao conteúdo, como é o caso da distribuição farmacêutica e entrega de produtos alimentares.

Sotécnica recebe Galardão de Mérito Empresarial no ano do 70º aniversário
MOMSteel produz estruturas do mercado de Tercena

A MOMSteel participou no processo de requalificação do mercado de Tercena, em Oeiras, através do dimensionamento e produção de 52 toneladas de estruturas metálicas que suportam a renovada construção. O projeto foi realizado em parceria com a Constrobi, que procedeu à montagem da obra. O mercado agrega vários serviços para além da distribuição alimentar, nomeadamente espaços de restauração, ginásio, e papelaria, entre outros espaços comerciais. Sediada em Abrantes, a MOMSteel iniciou a sua atividade em 2001 no setor das estruturas metálicas e integra três grandes áreas de negócio: gestão de projetos, produção metalomecânica e construções metálicas. Dispõe de uma rede com mais de uma dezena de agentes presentes em três continentes.

FISCALIDADE

As sucessões em Portugal (perspetivas civil e fiscal)
BEPS 2.0 – Uma Nova Ordem Tributária Mundial?

No passado dia 1 de julho, 132 jurisdições, entre as quais Portugal, chegaram a um acordo preliminar sobre fiscalidade internacional, no âmbito da OCDE e do G20, cujo intuito é fazer face aos desafios que a globalização e a digitalização da economia internacional colocam à atual ordem tributária mundial, designadamente, as estratégias levadas a cabo pelas grandes entidades multinacionais para evitar o pagamento de impostos. Conheça a análise da Sociedade de Advogados Rogério FernandesFerreira & Associados.

Mostra empresarial AIP