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ATUALIDADE

José Eduardo Carvalho: “Começa a sentir-se a escassez de apoios às empresas”
José Eduardo Carvalho: “Começa a sentir-se a escassez de apoios às empresas”
“Da mesma forma que a pandemia está longe de ser debelada, defendemos a continuação das medidas de apoio e resiliência das empresas para ultrapassarem a crise. Moratórias, diferimentos de pagamentos de impostos, o lay-off, as linhas de financiamento têm de continuar para evitar que se agrave a situação”, afirmou José Eduardo Carvalho, presidente da AIP, na tomada de posse dos órgãos sociais da Associação Empresarial da Região da Guarda para o triénio 2021/23, que decorreu dia 19 de abril, na sua sede.
Atenas é o destino de missão empresarial presencial da AIP de 10 a 14 de maio
Atenas é o destino de missão empresarial presencial da AIP de 10 a 14 de maio
Empresas que desenvolvem atividade em setores da chamada economia azul, nomeadamente, estaleiros e construção naval, biotecnologia, pescas (aquicultura e soluções inovadoras para as pescas) e geração de energia a partir do mar, estão convidadas a integrar a missão empresarial presencial que irá decorrer a Atenas de 10 a 14 maio. Promovida pela AIP, com o apoio da AICEP e da DGPM, a iniciativa contempla reuniões de negócio e institucionais, e enquadra-se no projeto Negócios no Mundo, sendo os custos da participação cofinanciados pelo Portugal 2020. Inscrições limitadas e priorizadas por ordem de chegada. Aceda ao programa e ficha de inscrição.
Prevenir riscos e garantir a segurança informática da sua organização
Prevenir riscos e garantir a segurança informática da sua organização
Promover a capacidade de antecipar e gerir os principais riscos e vulnerabilidades da sua organização no domínio do ciberespaço é o objetivo da ação de formação Análise e Gestão de Riscos, que a AIP realiza dia 12 de maio, das 9h às 13h. O formador é Sérgio Silva, CEO e fundador da empresa CybserS3C. Tem mais de 23 anos de experiência profissional e é especialista em Cyber Intelligence, Cyberwarfare e OSINT. Foi chefe da Divisão de Informação do Conselho Superior da Magistratura, bem como responsável pela implementação de vários projetos da Comissão Europeia na área da justiça e cultura, entre outros cargos. Aceda ao programa. Mais informações: consultoria@aip.pt ou 213 601 013.  
Obtenha crédito fiscal investindo em I&D com apoio do SIFIDE
Obtenha crédito fiscal investindo em I&D com apoio do SIFIDE
Termina a 31 de maio o prazo para candidaturas ao Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial (SIFIDE). Trata-se de um incentivo fiscal que apoia o esforço em investigação e desenvolvimento, através da dedução à coleta do IRC de uma percentagem das respetivas despesas de I&D. Saiba quais as despesas elegíveis, as taxas de financiamento e quais os documentos necessários para a candidatura. Mais informações: consultoria@aip.pt ou 213 601 020.
“Quando eu for grande – O mundo das empresas”: o atelier de férias para os jovens dos 8 aos 14
“Quando eu for grande – O mundo das empresas”: o atelier de férias para os jovens dos 8 aos 14
Após o sucesso da edição 2020 da iniciativa “Quando eu for grande – O mundo das empresas”, a AIP volta a convidar jovens, dos 8 aos 14 anos, para uma experiência pedagógico/empresarial. Trabalhar competências empreendedoras, tais como autonomia, iniciativa, risco, criatividade, e trabalho em equipa, recorrendo a aprendizagens ativas e criativas, pretende ser a grande inovação desta iniciativa. De 12 a 16 e de 19 a 23 de julho, a AIP vai promover a 2ª. edição destes ateliers, assegurando medidas de prevenção e de controlo covid-19. Conheça o programa. Veja o vídeo. Aceda à ficha de inscrição. Mais informações: mvieira@aip.pt ou 213 601 123/73. 
Visite o Centro de Negócios da Junqueira e encontre as instalações que procura para a sua empresa
Visite o Centro de Negócios da Junqueira e encontre as instalações que procura para a sua empresa
A AIP tem disponível para arrendar, a preços competitivos, no Centro de Negócios da Junqueira, uma área útil total de cerca de 400 m2 distribuída por dois edifícios. As áreas livres variam entre 117 m2 e 16 m2. Já com 60 empresas instaladas, os escritórios, de várias dimensões e tipologias, dispõem de infraestruturas e facilidades de serviços. A localização é privilegiada, entre a Rua da Junqueira e o rio Tejo, e o complexo empresarial inclui parqueamento privativo. Com capacidade entre 3 e 50 pessoas, a AIP dispõe ainda de um conjunto de salas para reuniões. Aceda ao vídeo de apresentação do espaço. Mais informações: nuno.borges@aip.pt ou 213 601 140/213 601 063.

ASSOCIADOS

Parlamento Britânico e Palácio de Buckingham passam a recolher resíduos em cestos produzidos pela PSAplast
Parlamento Britânico e Palácio de Buckingham passam a recolher resíduos em cestos produzidos pela PSAplast
A PSAplast foi selecionada pelo Município de Westminster, em Londres, para fornecer 20 mil cestos para coleta de resíduos em edifícios do governo, no Parlamento Britânico e no Palácio de Buckingham. Os moradores de algumas áreas de Westminster, como Amberley Estate, também receberam cestos semelhantes. Para a recolha de vidro, foram fornecidos 50 mil cestos verdes à "Communauté de Communes Noeux et Environs", no norte de França. Fundada em 1955, a PSAplast dedica-se ao desenvolvimento e fabricação de embalagens em plástico para manuseamento de materiais, logística, transporte e armazenagem; recolha seletiva de resíduos; e embalagens invioláveis com capacidade até 40L.
Valorlis reforça frota com nova viatura de lavagem de ecopontos
Valorlis reforça frota com nova viatura de lavagem de ecopontos
A Valorlis adquiriu uma nova viatura dedicada à lavagem de ecopontos de superfície destinados à separação dos resíduos recicláveis. Este investimento superior a 300 mil euros, e a contratação de uma equipa dedicada a este serviço, vai permitir o aumento da frequência de lavagem e higienização dos contentores de deposição seletiva, tornando estes equipamentos mais apelativos à população e reforçando a segurança da sua utilização. A Valorlis gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos municípios de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, com uma rede 1.745 ecopontos.
Filosoft assinala 33º aniversário com novo site
Filosoft assinala 33º aniversário com novo site
A Filosoft cumpriu o seu 33 aniversário no dia 14 deste mês e assinalou a data com um novo site, que pretende ser uma plataforma mais fácil de manusear, mais intuitiva, mais amiga do utilizador e mais moderna. Fundada em 1988, a Filosoft dedica-se à produção, desenvolvimento e implementação de soluções de software para empresas.

FISCALIDADE

O novo regime excecional e temporário do pagamento das dívidas tributárias e de contribuições à segurança social
O novo regime excecional e temporário do pagamento das dívidas tributárias e de contribuições à segurança social
Foi publicado o Decreto-lei n.º 24/2021, de 26 de março, que promove a quinta alteração ao regime excecional e temporário em matéria de obrigações fiscais, com vista a assegurar a liquidez das empresas e preservar a atividade destas, designadamente através da criação um regime excecional de pagamento em prestações para dívidas tributárias e dívidas de contribuições à segurança social. Conheça a análise da Sociedade de Advogados Rogério Fernandes Ferreira & Associados.
Desrobotização - mais humanos em tempos de digitalização