AIP - 183 anos ao serviço das empresas
Departamento de Comunicação - AIP | Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 (geral) | geral@aip.pt

ATUALIDADE

Beneficie das vantagens do programa +CO3SO Emprego: prepare a candidatura com apoio da AIP
Conte com apoio da AIP na elaboração de candidaturas a projetos de investimento
No âmbito do Sistema de Incentivos Inovação Produtiva – Territórios de Baixa Densidade, a AIP presta apoio na elaboração de candidaturas de novo investimento, aumento da capacidade instalada, diversificação da produção ou alteração de processo já existente, em qualquer setor. Com um incentivo até 75 por cento do investimento elegível, estão abrangidos investimentos acima de 75 mil euros. Coloque a experiência da AIP a seu lado. Contacte-nos em consultoria@aip.pt  ou 21 360 10 20. 
A sua empresa precisa de instalações com localização privilegiada? A resposta pode estar no Centro de Negócios da Junqueira
Com início a 8 de outubro, AIP promove formação online financiada a 100%
Orientada para as necessidades prioritárias das empresas e do mercado de trabalho, a AIP está a promover formação de curta duração (25 horas) financiada a 100% pelo POR Lisboa 2020. Com início a 8 de outubro, na modalidade e-learning, vão decorrer os cursos: Comunicação Interpessoal e Assertividade; Liderança e Trabalho em Equipa; Segurança e Saúde no Trabalho – situações epidémicas/pandémicas; e Marketing Digital. Conheça os requisitos e os programas. Aceda à ficha de inscrição. Mais informações: copraiformacao@aip.pt ou 213 601 012. Esta formação visa responder a necessidades de qualificação dos trabalhadores, com vista a aumentar as suas competências, contribuindo para a manutenção do seu nível de emprego e progressão profissional. Pretende também reforçar a qualificação profissional dos ativos desempregados, potenciando um regresso mais sustentado ao mercado de trabalho.
Solicite e receba Certificados de Origem online
AIP promove workshops online de apoio à exportação para mercados da Indonésia, Malásia e Singapura e dos Países Bálticos

Concebidos para proporcionar informação estratégica de apoio à exportação, a AIP vai organizar, em outubro, três workshops online sobre os mercados da Indonésia (dia 22), Malásia e Singapura (dia 27) e dos Países Bálticos (Estónia, Letónia e Lituânia, dia 29). Em cada uma das sessões será apresentada uma análise económica do mercado, a caracterização do tecido empresarial, os principais indicadores económicos e sociais, e oportunidades e desafios para as PME nacionais. A participação é gratuita. Aceda à ficha de inscrição. Mais informações: internacionalizacao@aip.pt ou 21 360 11 73.

Solicite o selo “Portugal Sou Eu” e seja uma empresa aderente
Procura instalações com localização privilegiada? O Centro de Negócios da Junqueira tem a solução à medida
A AIP tem disponível para arrendar, a preços competitivos, no Centro de Negócios da Junqueira, uma área útil total de cerca de 900 m2 distribuída em dois edifícios. Já com 60 empresas instaladas, os escritórios, de várias dimensões e tipologias, dispõem de infraestruturas e facilidades de serviços. A localização é privilegiada, entre a Rua da Junqueira e o rio Tejo, e o complexo empresarial inclui parqueamento privativo. Com capacidade entre 3 e 100 pessoas, a AIP dispõe ainda de um conjunto de salas para reuniões. Mais informações: nuno.borges@aip.pt  ou 21 360 11 40/21 360 10 63.
Parceria AIP/Nova SBE favorece ligação prática dos alunos às PME
Está desempregado e quer criar a sua empresa? Conte com apoio da AIP
Os desempregados podem usufruir de apoio para a criação da sua empresa no âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego – PAECPE. A AIP presta, gratuitamente, apoio técnico prévio à aprovação dos projetos e posterior apresentação junto do IEFP. Este apoio tem início na conceção e estruturação da ideia, incluindo elaboração de planos de investimento e de negócio. A consolidação dos projetos aprovados, nos dois primeiros anos de atividade é igualmente alvo de acompanhamento da execução e consultoria por parte da AIP. Mais informações: consultoria@aip.pt ou 213 601 013. 
Precisa de apoio para entrar ou expandir atividade no mercado do Reino Unido?
Metalurgia e produtos agrícolas imperam nas oportunidades de negócio da semana

Processamento de alumínio por soldagem de fricção; luvas descartáveis feitas de látex ou vinil; e couve-flor e/ou brócolos ultracongelados; são alguns dos itens da lista de oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, na Alemanha, Áustria, Grécia e Itália. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.

ASSOCIADOS

DIELMAR fabrica máscaras para fornecer médias e grandes empresas
Hovione faz parceria para aumentar a produção do antiviral remdesivir para a covid-19
A Hovione assinou um acordo de parceria com a Ligand para aumentar significativamente a produção de Captisol®, um excipiente essencial para a produção do antiviral Veklury® (remdesivir), da Gilead Sciences. Este antiviral está indicado para o tratamento da infeção por SARS-CoV-2, o vírus na origem da covid-19.  A Hovione é o único produtor deste excipiente fundamental para a eficácia do remdesivir, fabricando-o nas suas fábricas de Loures e da Irlanda. “Para satisfazer a procura de Captisol® a Hovione irá produzir por mês a quantidade equivalente ao que produzia num ano. Este aumento repentino na procura está a exigir um grande esforço de mobilização da empresa a nível global para assegurar o seu fornecimento“.
Bondalti aposta no hidrogénio
Tecnologia da Efacec assegura rede de alta e média tensão na Grécia
A HEDNO (Hellenic Electricity Distribution Network Operator), empresa operadora da rede de distribuição de energia da Grécia, adjudicou à Efacec a substituição dos centros de comando das regiões Macedónia-Trácia, Grécia Central, Épiro e Peloponeso. A tecnologia concebida pela Efacec vai permitir o controlo de quase a totalidade da rede de distribuição de alta e média tensão do país (315 subestações e 165 mil subestações secundárias), contemplando cerca de 7,5 milhões de clientes. O projeto surge no contexto de dois trabalhos bem-sucedidos desenvolvidos pela Efacec ao longo dos últimos anos, nomeadamente na região de Ática e na região das ilhas gregas. Estes projetos permitiram o reforço da presença da empresa portuguesa neste país europeu.
Toyota lidera venda de veículos eletrificados em Portugal com 63% de híbridos
Precisa de um diagnóstico de redução de custos?
Saber como garantir a redução dos custos operacionais é de extrema importância para aguentar as PME no mercado em tempos de crise. A relevância é ainda maior para as empresas que pretendem expandir e aumentar a sua competitividade. Mas como se podem reduzir esses custos e tornar as empresas mais lucrativas? Não basta passar uma tesoura nos gastos de forma aleatória. É preciso fazer um diagnóstico cuidado para que não haja cortes profundos em áreas essenciais. O diagnóstico terá que ser conjugado com planos de reestruturação e "turnaround". A Advancefusion está disponível para fazer um diagnóstico à sua empresa e estudar a melhor forma de o ajudar. Contacte-nos: advancefusion@outlook.com ou 91 256 8585.

FISCALIDADE

Aprovação do “Orçamento Suplementar”: Medidas Fiscais
O Banco Português de Fomento

Foi publicado, no passado dia 7 de setembro de 2020 o Decreto-Lei n.º 63/2020, através do qual se definem os termos e se procede à realização da fusão da qual resulta o novo Banco de Fomento Português, bem como se regula a atividade e o funcionamento e se aprova os respetivos estatutos. Conheça a análise da Sociedade de Advogados Rogério Fernandes Ferreira & Associados.

Broadcast Media & IT Solutions
Seminario - O futuro da panificacao portuguesa