AIP - 183 anos ao serviço das empresas
Departamento de Comunicação - AIP | Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 (geral) | geral@aip.pt

ATUALIDADE

Resultados do 2º inquérito ao contexto empresarial – maio 2020
Comemorações dos 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva arrancam na AIP

A Sala dos Presidentes da AIP, em Lisboa, vai ser palco amanhã, dia 30 de junho, de uma conferência que marca o início das comemorações dos 150 anos sobre o nascimento de Alfredo da Silva. Promovida pela Fundação Amélia de Mello (FAM), esta conferência contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e constituirá uma oportunidade para o visionamento de um curto filme sobre Alfredo da Silva, para o lançamento de uma nova biografia do industrial e antigo dirigente da AIP em formato digital e para a divulgação do site das comemorações (alfredodasilva150anos.pt). No decurso a conferência, vão ser também assinados protocolos entre a FAM e o Ministério da Educação e entre a FAM e a Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, no âmbito de um concurso dirigido a alunos dos ensinos básico, secundário e profissional. Dinamizado pela FAM, o programa de comemorações dos 150 anos do nascimento do maior industrial português do século XX decorrerá entre junho de 2020 e junho de 2021 e compreende um ambicioso conjunto de iniciativas que visam divulgar a vida e o legado de Alfredo da Silva e evidenciar a influência que teve nos percursos empresariais dos seus sucessores, que deram origem aos atuais grupos José de Mello e Sovena.

Quer instalar um drive-in junto ao rio Tejo?
COPRAI avança com plataforma digital para formação à distância

Seguindo as melhores práticas e tendências da web nos processos de aprendizagem, a AIP lançou a sua plataforma Moodle de Digital Learning, considerada a mais completa e inovadora plataforma de formação à distância. Com recursos e atividades interativas e colaborativas e ferramentas de videoconferência, esta plataforma pretende proporcionar a todos os associados e clientes a melhor experiência de aprendizagem online. Visite-nos em http://e-coprai.aip.pt. Mais informações: copraiformacao@aip.pt ou 213 601 012/141. 

Obtenha todos os esclarecimentos e apoio sobre o Programa ADAPTAR dirigido às Micro, Pequenas e Médias Empresas
Dia 2: webinar “Como garantir o cumprimento do RGPD no contexto da covid-19”

“Como garantir o cumprimento do RGPD no contexto da covid-19” é o tema do webinar que a AIP vai realizar, dia 2 de julho, das 11h às 12h, em parceria com a  WR - Consulting e a sociedade de advogados Baptista, Monteverde & Associados (BMA). Margarida Vaz e Petra Fernandes, advogadas, serão as oradoras de serviço. Irão abordar os seguintes tópicos: “Medidas de prevenção de contágio que devem ser tidas em conta num plano de desconfinamento”; “Dados pessoais recolhidos no âmbito das medidas de prevenção de contágio”; “Regime jurídico aplicável: proteção de dados (RGPD), direito laboral, orientações da CNPD”; “Como garantir a conformidade das medidas de prevenção e de contágio aplicadas com RGPD – A obrigação das empresas na implementação do RGPD”. Participação gratuita, mas sujeita a inscrição.

Dia 26, AIP promove webinar “Metalomecânica e tecnologias de produção - e depois da pandemia?”
Prepare a sua empresa para o risco de incumprimento

“Risco de incumprimento: o que as empresas terão de fazer para se protegerem” é o tema do webinar que vai decorrer dia 7 de julho, às 10h00, numa iniciativa conjunta da AIP e da Axesor.  Dado que o contexto atual teve um impacto direto nos prazos de pagamento, que se dilataram exponencialmente, a par do incumprimento, que aumentou consideravelmente em diversos sectores, é urgente que as empresas se preparem por forma a fazerem face a esta espiral descendente, reduzindo ou anulando os potenciais impactos. Participação gratuita, mas sujeita a inscrição

Conheça os riscos da falta de cibersegurança nas PME: webinar gratuito dia 4 de junho
Ateliers “Quando eu for grande” para jovens dos 8 aos 14 na AIP

Os ateliers “Quando eu for grande – O mundo das empresas” são o novo desafio que a AIP coloca aos jovens dos 8 aos 14 anos. Com a duração de uma semana, de 24 a 28 agosto e 31 agosto a 4 de setembro, decorrerão na sua sede, na Praça das Indústrias – à Junqueira, em Lisboa. Em tempo de férias e lazer, pretende-se proporcionar uma experiência única na AIP. Serão asseguradas medidas de prevenção e de controlo covid-19. Mais informações: mvieira@aip.pt ou 213 601 123/73; 968 874 646. 

Equipamento de proteção individual continua a destacar-se nas oportunidades de negócio
Webinar da AIP sobre as primeiras medidas de âmbito laboral e previdencial envolveu 132 gestores de PME

Informar e esclarecer foi o objetivo do webinar que a AIP, em parceria com a VdA, realizou no dia 26 de junho, sobre o tema “As primeiras medidas de âmbito laboral e previdencial - Programa de Estabilização Económica e Social (PEES)”. Assistiram 132 administradores, gestores e CEO de PME, alguns dos quais, no final, tiveram oportunidade de colocar questões. Tiago Piló, especialista em Direito do Trabalho e associado coordenador da VdA foi o orador de serviço. Fez uma “Breve panorâmica do PEES (Resolução do Conselho de Ministros n.º 41/2020)” e, no âmbito do Decreto-Lei 27-B/2020, expôs de forma muita clara a prorrogação do lay-off simplificado, o incentivo extraordinário à normalização da atividade empresarial e complemento de estabilização, para além de ter avançado com uma perspetiva de próximas medidas.

Adira à maior rede europeia de apoio às PME e aceda a novas oportunidades de negócio
Têxtil e alimentação são os setores em destaque nas oportunidades de negócio da semana

Fábricas de tricô com experiência em trabalhar com caxemira; luvas de nitrilo; nutrição desportiva e suplementos alimentares; são alguns dos produtos procurados no âmbito das oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, na Alemanha, República Checa, e França. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.

ASSOCIADOS

DIELMAR produz máscaras de proteção social para empresas
INCM apoia o SNS com oferta de ventiladores, fatos de proteção individual e viseiras

A pandemia veio acentuar a responsabilidade social da Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) que procurou estar na linha da frente com quem nos defendeu e apoiar quem mais precisou. Apoiou a Saúde, com a oferta de 5 ventiladores e de 1000 fatos de proteção individual para o SNS, e de 20.000 viseiras de proteção para os profissionais da linha da frente. A INCM é uma empresa de capitais públicos que está diariamente presente na vida de todos os cidadãos, seja através dos documentos de segurança como os passaportes, dos cartões de cidadão, das cartas de condução ou dos documentos únicos automóveis, das moedas, dos cartões bancários, da marcação dos metais preciosos, das publicações oficiais e dos livros e da cultura. Uma empresa centenária, mas profundamente inovadora, e cada vez mais presente nos mercados mundiais com as soluções do futuro, designadamente ao nível da segurança digital.

Advancefusion apoia PME que recorram ao Regime Extrajudicial de Recuperação de Empresas
Infobond presta serviços de contabilidade e gestão a PME

Vocacionada para apoio às PME, a Infobond presta serviços nas áreas de gestão e contabilidade, fiscalidade e impostos, processamento de salários, registo de cadastro de património, entre outras. Fundada em Loures, em 2007, conta com uma vasta carteira de clientes. Agora dispondo de novas e modernas instalações, está preparada para os novos desafios que as PME vão enfrentar. Mais informações: infobondlda@gmail.com ou 219 880 598.

Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito celebra 60 anos com nova marca no escaparate
Vinhus é a loja online que permite diversas subscrições temáticas
Projeto de João Santos e Rita Belo, a Vinhus.pt é uma loja online.  Através de subscrições mensais, cada cliente recebe todos os meses uma caixa sem nunca saber quais os vinhos que irá provar. A seleção é de quintas e marcas pouco conhecidas da grande distribuição, mas de enorme qualidade para os “enólogos caseiros”. Com preços versáteis e a conveniência da entrega na morada de cada cliente, o serviço é 100% online – facto que ajudou a impulsionar a base de subscritores em altura de pandemia – e a flexibilidade de troca entre tipos de subscrição é simples

FISCALIDADE

Guia de apoio às medidas de mitigação da Covid-19
O Novo “Adicional de Solidariedade” sobre o Sector Bancário

Uma das medidas previstas no PEES foi a da criação de um novo “adicional de solidariedade” sobre o sector bancário, cuja receita o Governo estimou em 33 milhões de euros. A Proposta de Lei 33/XIV apresentada no passado dia 9 de Junho (dito “Orçamento Suplementar”), vem prever e desenvolver o regime deste novo tributo. Conheça a análise da Rogério Fernandes Ferreira & Associados. 

Como controlar uma eventual fraude interna na empresa