AIP - 183 anos ao serviço das empresas
Departamento de Comunicação - AIP | Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 (geral) | geral@aip.pt

ATUALIDADE

Resultados do 2º inquérito ao contexto empresarial – maio 2020
Prepare a sua candidatura ao programa +CO3SO Emprego com apoio da AIP

O +CO3SO Emprego é o novo programa destinado a apoiar a criação de emprego e empreendedorismo, incluindo os custos inerentes aos novos postos de trabalho, em PME e entidades da economia social. Apresenta três tipologias: emprego interior, emprego urbano e emprego empreendedorismo social. Tem como beneficiários micro e pequenas empresas e que possuam certificação eletrónica do IAPMEI até à decisão sobre o financiamento, com exceção das que se insiram nas atividades económicas previstas no nº 1 do artigo 5º da Portaria 52 de 2020.Conta com incentivos não reembolsáveis (fundo perdido): comparticipação integral 100% dos custos diretos com os postos de trabalho (36 meses); e uma taxa fixa de 40% sobre os custos referidos na alínea anterior para financiar outros custos. A primeira fase do concurso termina a 15.09.2020. Conte com apoio da AIP para a elaboração da sua candidatura. Mais informações: consultoria@aip.pt ou 213 601 020.

Quer instalar um drive-in junto ao rio Tejo?
Solicite e receba Certificados de Origem online

Por forma a contribuir para a competitividade das empresas exportadoras, a AIP disponibiliza agora a opção de pedido de Certificados de Origem online. Aceda aqui ao formulário. Desde junho que a tabela de preços foi ajustada aos interesses das empresas. Mais informações: certificados.origem@aip.pt ou 213 601 063. Os certificados podem ser enviados por correio eletrónico, passadas poucas horas após a sua solicitação, evitando assim os custos da deslocação ou o tempo de chegada via CTT.

Quer instalar um drive-in junto ao rio Tejo?
Está a preparar uma candidatura ao Portugal 2020? Conte com apoio especializado da AIP

Precisa de aconselhamento e apoio na elaboração de candidaturas aos sistemas de incentivos do Portugal 2020? Conte com o serviço de consultoria para as PME, Consulting by AIP, para prestar esclarecimento e apoio concreto. Até ao dia 7 de setembro estão abertas candidaturas para o Sistema de Incentivos “Inovação Produtiva” - Territórios de Baixa Densidade. Mais informações: consultoria@aip.pt ou 213 601 020.

Obtenha todos os esclarecimentos e apoio sobre o Programa ADAPTAR dirigido às Micro, Pequenas e Médias Empresas
Já pode obter Vistos de Exportação no próprio dia

Por forma a agilizar a atividade das empresas exportadoras, a AIP está habilitada, enquanto entidade reconhecida pelo Ministério da Economia, para emitir Vistos de Exportação. Ou seja, dispõe da facilidade de certificar documentos de suporte à exportação de mercadorias. No caso de serem solicitados presencialmente, os Vistos de Exportação podem ser obtidos no momento, nas instalações da sede da AIP, na Praça das Indústrias, em Lisboa, ou em 24 horas se forem remetidos pelos CTT. Para a emissão dos vistos é necessária a apresentação da documentação original. As empresas associadas beneficiam de desconto. Mais informações: certificados.origem@aip.pt ou 213 601 063.

Dia 26, AIP promove webinar “Metalomecânica e tecnologias de produção - e depois da pandemia?”
Ateliers de férias na AIP. Da ideia ao negócio. Dos 8 aos 14 anos

“Quando eu for grande – O mundo das empresas” vai conciliar as férias escolares com atividades que promovam a capacidade de iniciativa, o trabalho em equipa, a resistência ao risco e a liderança, em jovens dos 8 aos 14 anos. A AIP organiza esta iniciativa, de 24 a 28 agosto e de 31 agosto a 4 de setembro, na sua sede, na Praça das Indústrias – à Junqueira, em Lisboa. Pretende-se promover o reencontro dos jovens com atividades criativas e de aprendizagem, que exercitem a capacidade de imaginação e os ponham em contacto com a experiência da atividade empresarial.  Conheça o programa. Veja o vídeo. Aceda à ficha de inscrição. Mais informações: mvieira@aip.pt ou 213 601 123 e 968 874 646.

Equipamento de proteção individual continua a destacar-se nas oportunidades de negócio
Aderir ao selo “Portugal Sou Eu” é apoiar a economia nacional

O contexto adverso provocado pela pandemia mais justifica a valorização da oferta nacional e um consumo informado por parte dos cidadãos. Trata-se de contribuir para dinamizar e valorizar os produtos e serviços portugueses e assim fortalecer a economia nacional e gerar riqueza. Certifique os seus produtos e serviços com o selo "Portugal Sou Eu". Conheça as vantagens oferecidas pelo programa.Contacte-nos em aip@portugalsoueu.pt.

Adira à maior rede europeia de apoio às PME e aceda a novas oportunidades de negócio
Quer diversificar mercados? Consulte as oportunidades de negócio da semana

Resistências elétricas de alta potência; malas e sapatos em couro ou material sintético; são alguns dos produtos e equipamentos procurados no âmbito das oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, na Alemanha, Reino Unido, Holanda, Bélgica. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.

ASSOCIADOS

DIELMAR produz máscaras de proteção social para empresas
Manulena incorpora investimento tecnológico e inovação nas parcerias com marcas internacionais

Fundada em 1968 por Manuel Pedro Custódio, a Manulena mantém a sede e duas unidades de fabrico de produtos de cosmética e velas em Mira D’ Aire. Com cerca de 90 trabalhadores, exporta para 10 países. Tendo como génese a produção de velas religiosas e de iluminação, hoje está especializada em produtos de cosmética e na produção de velas, difusores e peças aromáticas em cera. A Manulena tem como ambição tornar-se uma marca de referência, no mercado da decoração e ambiente, tendo como foco, nos últimos anos, trabalhar a sua marca própria e o seu catálogo de produtos de velas, difusores e peças aromáticas (com loja online), que são hoje uma tendência mundial em crescimento. E continua a apostar no investimento tecnológico e humano para cumprir a missão de fazer crescer a empresa e de preservar o nome e a história alcançados ao longo destes mais de 50 anos de atividade.

Advancefusion apoia PME que recorram ao Regime Extrajudicial de Recuperação de Empresas
Prepare atempadamente a sua empresa para o contexto adverso: pode contar com apoio específico da Advancefusion

A adoção de uma atitude preventiva face às dificuldades criadas pela pandemia e a adaptação aos novos tempos carecem do enquadramento adequado. Sobreviver ao contexto adverso pode implicar estruturar a sua empresa, preparando-a para recorrer às futuras ferramentas disponíveis, quer judiciais ou extrajudiciais. Será aconselhável organizar antecipadamente a empresa para as linhas financiamento futuras via Banco Fomento, regime de crédito covid-19 ou eventuais emissões de empréstimos obrigacionistas estruturadas pela CMVM. A legislação em breve estará disponível. Uma antecipação e preparação precoce será a chave para estar na linha da frente dos primeiros pedidos e processos. A Advancefusion dispõe de uma equipa especializada para proporcionar o apoio necessário à reestruturação do seu negócio como preparação da empresa para o novo e difícil contexto. Mais informações: advancefusion@outlook.com ou através dos telefones 210 136 026 e 912 568 585. 

FISCALIDADE

Guia de apoio às medidas de mitigação da Covid-19
Em torno da decisão do caso Apple

O Tribunal Geral da União Europeia (“TG”) emitiu, dia 15 de julho de 2020, o acórdão sobre o caso Apple (processo T-778/16, Ireland v. Commission, e processo T-892/16, Apple Sales International and Apple Operations Europe v Commission). Em causa estavam as Decisões da Comissão Europeia de acordo com as quais os Tax Rulings emitidos pela Irlanda, ao Grupo Apple, configuravam Auxílios de Estado ilegais. Conheça a análise da sociedade de advogados Rogério Fernandes Ferreira & Associados.

Atelier de Verãi AIP | dos 8 aos 14 anos