AIP - 182 anos ao serviço das empresas
Departamento de Comunicação - AIP | Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 (geral) | geral@aip.pt
O País conta com as empresas, as empresas contam com a Caixa

ATUALIDADE

Obtenha Certificados de Origem com mais celeridade
Obtenha Certificados de Origem com mais celeridade

Os certificados de origem podem ser emitidos a partir de agora pela AIP com assinatura digital. As empresas associadas beneficiam de desconto que pode ir até 60%. Se a solicitação for efetuada até às 13h, serão enviados no próprio dia. Envie o pedido para certificados.origem@aip.pt. A AIP garante assim a emissão de certificados de origem com maior celeridade, podendo os mesmos ser enviados por correio eletrónico ou levantados na sede da associação, na Praça das Indústrias, das 8h às 20h, com facilidade de estacionamento. Faça a simulação de custos aqui.

Projeto da AIP vai colocar as PME em contexto 4.0
Projeto da AIP vai colocar as PME em contexto 4.0

Conhecer o seu posicionamento tecnológico e digital, nacional e internacional, e dispor de apoio direto no desenvolvimento e engenharia de novos produtos, serviços e processos no contexto 4.0 é o que o novo projeto da AIP vai permitir às PME. Chama-se Transformação 4.0 e destina-se às PME que exerçam atividade económica em bens e serviços transacionáveis, enquadradas na indústria (incluindo agroalimentar) ou serviços (turismo, energia, logística e transporte, tecnologias e comunicação). As PME aderentes serão apoiadas num processo de transformação tecnológica 4.0, ficando alinhadas com as melhores práticas, potenciando processos produtivos mais eficientes e interconectados, com novos modelos de negócio e cadeias de valor. Com a ajuda de especialistas nacionais e internacionais, as PME irão avaliar o seu grau de maturidade digital e tecnológica, identificar o potencial de desenvolvimento de novos produtos, serviço ou processos e criar células de desenvolvimento, constituídas por colaboradores internos e especialistas externos, para transferência e produção de novo conhecimento. Mais informação e adesões: consultoria@aip.pt ou 213 601 013.

Oportunidades para PME no setor da Defesa. Dia 29 na AIP
Oportunidades para PME no setor da Defesa. Dia 29 na AIP
No âmbito da Enterprise Europe Network, e em parceria com o IAPMEI e a EuroDefense Portugal, a AIP organiza o workshop “Oportunidades para PME no Setor da Defesa”, na manhã de dia 29 de janeiro, na sua sede, à Praça das Indústrias, em Lisboa. Tem por objetivo dar a conhecer o potencial do setor da Defesa e as oportunidades existentes para PME de diversos setores de atividade, nomeadamente, alimentar, transportes, logística, mobiliário, TIC e construção, enquanto fornecedores de serviços e/ou bens de uso dual (civil e militar). Aceda ao programa. Preencha a ficha de inscrição
Protocolo AIP/Nova SBE: mestrandos apresentam modelo de internacionalização para três startups nacionais
Protocolo AIP/Nova SBE: mestrandos apresentam modelo de internacionalização para três startups nacionais

No âmbito do protocolo entre a AIP e a Nova School of Business and Economics (SBE), os mestrandos da cadeira Strategy in Global Markets do curso International Management defenderam, no dia 22 de janeiro, no Campus de Carcavelos, uma tese sobre o modelo de internacionalização da tecnológica portuguesa 3 DWays. EGG Electronics e Forall Phones, startups nacionais também indicadas pela Associação, foram igualmente caso de estudo por parte dos alunos daquele curso. Os projetos académicos que deram origem às teses foram desenvolvidos sob a supervisão de uma equipa de docentes coordenada pelo professor Emanuel Gomes, e decorreram naquelas empresas, entre os meses de setembro e dezembro de 2019.

Valor médio de construção por metro quadrado para 2020 para efeitos de IMI
Valor médio de construção por metro quadrado para 2020 para efeitos de IMI

Foi publicada no dia 13 de janeiro de 2020 a Portaria Nº 3/2020, de 13/01/2020 que vem fixar o valor médio de construção por metro quadrado, para efeitos do Artigo 39.º do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis. Segundo este normativo legal, o valor médio de construção por metro quadrado a vigorar no ano de 2020 é fixado em 492,00 Euros. A presente portaria aplica -se a todos os Prédios Urbanos cujas Declarações Modelo 1, a que se referem os Artigos 13.º e 37.º do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis, sejam entregues a partir de 1 de janeiro de 2020.

ASSOCIADOS

Latourrette fecha 2019 com 73% de vendas no exterior e título “PME Líder
Latourrette fecha 2019 com 73% de vendas no exterior e título “PME Líder" pelo segundo ano consecutivo

A Latourrette Consulting, tecnológica com sede no Porto, renovou, pelo segundo ano consecutivo, o estatuto de “PME Líder”. Cerca de 73% das vendas da empresa são provenientes das suas operações internacionais, que abrangem 14 países em quatro continentes. Especializada em automação de processos robóticos através de inteligência artificial, que aplica nas empresas de diferentes setores de atividade, a Latourrette fechou o ano com um volume de negócios acima dos quatro milhões de euros. Dois produtos da Latourrette Consulting figuram no portal da multinacional norte-americana Kofax: “Web Service Export Connector” e “Kofax XML Export Connector”. São soluções de Intelligent Automation para conectores, robôs, scripts, entre outras, que aumentam a produtividade empresarial.

ICEL investe 2M€ na robotização do processo produtivo
ICEL investe 2M€ na robotização do processo produtivo

A exportadora ICEL - Indústria de Cutelarias da Estremadura S.A., com unidade fabril na Benedita, está a investir cerca de dois milhões de euros para automatizar as diversas fases do seu processo produtivo. Este projeto, que ficará concluído até ao terceiro trimestre de 2020, vai reforçar a oferta e a competitividade da empresa. A ICEL tem investido sobretudo na atualização da maquinaria, nos processos primários de corte, amolação, polimento e lixagem, bem como no sistema de corte a laser. Os maiores avanços da última década no setor estão relacionados com tecnologia de corte de aço.

Real Granito é “pedra-de-toque” na construção de edifícios
Real Granito é “pedra-de-toque” na construção de edifícios

Alemanha, Reino Unido, França, Irlanda e Bélgica são algumas das geografias onde é possível contemplar a obra da Real Granito – Granitos, S.A., empresa que desde 1989 se dedica à transformação e comercialização de rochas ornamentais e seus derivados. Sedeada em Vila Real, zona onde se encontra granito em abundância e de excelente qualidade, a Real Granito exporta sobretudo para a Europa e África. Tem 40 funcionários e está instalada em Arrabães, onde dispõe duma área de 40.480 metros quadrados.

Torneados da Ferreiras & Marcelino brilham na indústria europeia
Torneados da Ferreiras & Marcelino brilham na indústria europeia

É com arte e requinte no detalhe que a Ferreiras & Marcelino fabrica, em Regueira de Pontes, Leiria, produtos, componentes e acessórios em madeira e cortiça que abastecem as indústrias de cerâmica, vidro e iluminação de países como Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Dinamarca e Suécia. A Ferreiras & Marcelino - Torneados de Madeira do Lis, Lda foi fundada em 1986 e sempre se dedicou à arte da marcenaria e da tornearia, aplicada na produção de peças e decoração de interiores

FISCALIDADE

O novo direito real de habitação duradoura
O novo direito real de habitação duradoura

O Decreto-Lei n.º 1/2020, de 9 de janeiro, criou o Direito Real de Habitação Duradoura, possibilitando que, através da constituição deste direito, uma ou mais pessoas singulares possam ter residência permanente, de forma vitalícia, num imóvel alheio, mediante o pagamento ao respetivo proprietário de uma caução pecuniária e de contrapartidas periódicas.  Conheça a análise da Rogério Ferreira Fernandes & Associados.

Avaliacao de empresas | Contabilidade sem papeis | Gestão global