AIP - 182 anos ao serviço das empresas
Departamento de Comunicação - AIP | Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 (geral) | dci@aip.pt
O País conta com as empresas, as empresas contam com a Caixa

ATUALIDADE

Iniciativa da AIP leva compradores internacionais a Braga
Iniciativa da AIP leva compradores internacionais a Braga

Decorre nos dias 29 e 30 de abril, em Braga, um evento organizado pela AIP que contará com a presença de cerca de 20 importadores de diferentes mercados internacionais. Deslocam-se a Portugal para reunirem e fazerem negócios com PME dos setores ligados às tintas e vernizes, TIC, metalomecânica, têxtil, mobiliário e vinhos. Estarão também disponíveis para visitar as instalações das empresas nacionais participantes, mediante pré-agendamento. Mais informações e inscrições em internacionalizacao@aip.pt ou 213 601 173. Participação cofinanciada, entre 40% a 50%, no âmbito do projeto conjunto Negócios no Mundo, através do Portugal 2020. 

AIP disponibiliza apoio de consultoria para empresas
AIP disponibiliza apoio de consultoria para empresas

O saber acumulado pela AIP ao longo dos 183 anos de existência é disponibilizado às empresas através do seu serviço de consultoria denominado Consulting by AIP. Os serviços prestados passam pela consultoria de gestão, especializada (que tem por objetivo eliminar constrangimentos identificadas nas empresas), financeira, definição de modelos de negócio, elaboração de planos de negócios, auditoria e planos de marketing, elaboração de candidaturas a sistemas de incentivos, registo de marcas e patentes, licenciamento industrial, e implementação de sistemas de proteção de dados, entre outros. Mais informações: ines.ferreira@aip.pt ou 213 601 013. 

Quer conhecer os diversos instrumentos de financiamento e capitalização ao dispor das PME?
Quer conhecer os diversos instrumentos de financiamento e capitalização ao dispor das PME?

Decorre no hotel Santarém, das 9h30 às 13h, no dia 3 de março, na cidade de Santarém, a sessão final do projeto promovido pela AEP e AIP, Finance for Growth, na qual será apresentado um estudo de “Boas Práticas em Matéria de Financiamento”. A cargo de Álvaro Nascimento, da Universidade Católica Portuguesa, fica a intervenção de fundo sobre a diversificação de instrumentos de financiamento e capitalização de empresas. O programa da sessão inclui ainda uma mesa redonda com balanço e perspetivas e testemunhos por parte de empresas participantes no projeto. Aceda ao programa. Proceda ao registo.

Há oportunidades de negócio em Marrocos. Integre a missão empresarial da AIP que parte a 5 de abril
Há oportunidades de negócio em Marrocos. Integre a missão empresarial da AIP que parte a 5 de abril

Destinos: Rabat e Casablanca. A missão, que parte a 5 de abril, privilegia PME ligadas aos setores de mobiliário, tecnologias de informação, energia solar e materiais de construção. Para manifestar o interesse e conhecer as condições contacte internacionalizacao@aip.pt ou 213 601 109. Inscreva-se e beneficie do cofinanciamento do Portugal 2020. Aceda ao programa. A AIP organiza as reuniões de negócio, encontros institucionais e governamentais e visitas a empresas compradoras, de acordo com os interesses previamente indicados.

Obtenha Certificados de Origem no próprio dia
Obtenha Certificados de Origem no próprio dia

A AIP pode emitir certificados de origem com assinatura digital. As empresas associadas beneficiam de desconto que pode ir até 60%. Se a solicitação for efetuada até às 13h, serão enviados no próprio dia. Envie o pedido para certificados.origem@aip.pt. A AIP garante assim a emissão de certificados de origem com maior celeridade, podendo os mesmos ser enviados por correio eletrónico ou levantados na sede da associação, na Praça das Indústrias, das 8h às 20h, com facilidade de estacionamento. Faça a simulação de custos aqui.

Responda ao inquérito e contribua para afinar as ações da AIP às prioridades internacionais das PME
Responda ao inquérito e contribua para afinar as ações da AIP às prioridades internacionais das PME

O contributo das PME exportadoras, ou com estratégias de internacionalização a executar este ano, é fundamental para que a AIP adeque e confirme as ações a implementar nos mercados que forem considerados mais atrativos. Em breves minutos, e de forma simples, diga-nos quais as prioridades e os mercados estratégicos para expansão da sua empresa. Responda aqui.  Para maior detalhe das nossas ações, solicite uma reunião com a Direção de Internacionalização: internacionalizacao@aip.pt.

Saiba como preparar as empresas para minimizar o impacto das alterações climáticas sem reduzir a rentabilidade
Saiba como preparar as empresas para minimizar o impacto das alterações climáticas sem reduzir a rentabilidade

“Enterprise Europe Network: Crescimento e Sustentabilidade” é o tema da intervenção de Teresa Dias e Paulo Caldas, responsáveis do Enterprise Europe Network, a maior rede de serviços de informação e aconselhamento às empresas na Europa, da qual a AIP é membro. A apresentação decorrerá durante o evento “Impacto das alterações climáticas nas empresas”, dia 5 de março, no Instituto Piaget em Almada. A iniciativa tem por objetivo ajudar a explicar o que os empresários podem fazer e de que forma se podem preparar para minimizar o impacto das alterações climáticas sem reduzirem a rentabilidade das suas empresas. Aceda ao programa. Proceda à inscrição.

Norte da Europa predomina na oferta de oportunidades de negócio
Norte da Europa predomina na oferta de oportunidades de negócio

Fatos para criança; tintas em spray; e chapa de alumínio; são alguns dos produtos procurados no âmbito das oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, na República Checa, Polónia, Finlândia e Reino Unido. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito. A Enterprise Europe Network – da qual a AIP é membro – é uma iniciativa da Comissão Europeia e constitui a maior rede de serviços de informação e aconselhamento às empresas na Europa. Dispõe de cerca 600 pontos de contacto espalhados por mais de 60 países. Estes serviços não têm quaisquer custos para as empresas que pretendam deles usufruir.

ASSOCIADOS

Kofax elege Latourrette como melhor parceiro de serviços profissionais
Kofax elege Latourrette como melhor parceiro de serviços profissionais

A Latourrette Consulting, tecnológica com sede no Porto, foi distinguida pela multinacional norte-americana Kofax, e pelo segundo ano consecutivo, como melhor “Parceiro de serviços profissionais do ano” a nível mundial, em 2019. Recebeu o prémio em Janeiro durante o evento “Kofax Global Kick Off”, em Las Vegas, nos EUA. Está agora a preparar o lançamento de uma assistente virtual inteligente. Especialista em automação de processos robóticos através de inteligência artificial, que aplica nas empresas de diferentes setores de atividade, a Latourrette tinha sido reconhecida em 2018 com idêntico título, mas que só se aplicava ao território EMEA (Europe, Middle East & África).

Quidgest cresce acima dos 35% com aumento de vendas no exterior
Quidgest cresce acima dos 35% com aumento de vendas no exterior

A multinacional portuguesa Quidgest, especialista em soluções de gestão com modelação, inteligência artificial e geração automática de software, encerrou 2019 com um aumento das vendas dos seus produtos e serviços na ordem dos 35,2%. Os mercados externos representaram quase 50% da faturação, sendo a Alemanha o país de maior relevo. A Quidgest, que triplicou o seu volume de negócios nos últimos cinco anos, deverá aumentar, em cerca de 30 por cento, o número de colaboradores, bem como amplificar, na mesma percentagem, a sua presença em novos mercados, sobretudo através da constituição de empresas locais ou de parcerias

dstelecom procura empresas e empreiteiros para instalação de fibra ótica
dstelecom procura empresas e empreiteiros para instalação de fibra ótica

A dstelecom, unidade do grupo dst, quer estabelecer parcerias de negócio com empresas e empreiteiros especializados na instalação da rede de fibra ótica para reforçar a sua capacidade de resposta nas regiões do interior. A empresa de Braga, que fechou o ano de 2019 com 23 mil quilómetros de fibra ótica instalados numa centena de municípios localizados em zonas com menor densidade populacional, tem já posições em aberto para os distritos de Beja, Braga, Bragança, Évora, Faro, Viana do Castelo, Portalegre e Santarém.

Rangel investe 12 milhões de euros na logística farmacêutica
Rangel investe 12 milhões de euros na logística farmacêutica

O grupo Rangel Logistics Solutions vai investir um total de 12 milhões de euros na logística para a indústria farmacêutica, com o objetivo de aumentar em 15 mil metros quadrados a área de armazenagem e criar 130 postos de trabalho em Portugal. Nove milhões de euros estão destinados à construção de infraestrutura, com quase duplicação da capacidade dos armazéns no país para cerca de 33.500 metros quadrados, e mais três milhões em equipamentos, tecnologia e inovação.

FISCALIDADE

Portugal e Brexit – Acordo de Saída e o Período Transitório
Portugal e Brexit – Acordo de Saída e o Período Transitório

No dia 1 de fevereiro de 2020, o Reino Unido abandonou formalmente a União Europeia. Até ao dia 31 de dezembro de 2020 decorre o período de transição, o qual poderá ser estendido até 1 ou 2 anos. Importa, agora, analisar quais as regras aplicáveis, durante o período de transição, às relações Reino Unido-União Europeia, bem como do Reino Unido com outros Estados-Membros, em áreas importantes como sejam os direitos dos cidadãos e dos trabalhadores, assim como disposições em matéria aduaneira e matéria de IVA. Conheça a análise da Rogério Fernandes Ferreira & Associados.

Avaliacao de empresas | Contabilidade sem papeis | Gestão global