AIP - 183 anos ao serviço das empresas
Departamento de Comunicação - AIP | Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 (geral) | geral@aip.pt

ATUALIDADE

Beneficie das vantagens do programa +CO3SO Emprego: prepare a candidatura com apoio da AIP
Beneficie das vantagens do programa +CO3SO Emprego: prepare a candidatura com apoio da AIP
O +CO3SO Emprego é o novo programa que apoia financeiramente a criação de postos de trabalho em PME e entidades da economia social. Tem como beneficiários micro e pequenas empresas e conta com incentivos não reembolsáveis (fundo perdido): comparticipação integral 100% dos custos diretos com os postos de trabalho (36 meses); despesas contributivas (Taxa Social Única); acrescido um apoio de mais 40%. A primeira fase do concurso termina a 15.09.2020. Conte com apoio da AIP para a elaboração da sua candidatura. Contacte consultoria@aip.pt ou 213 601 020. 
A sua empresa precisa de instalações com localização privilegiada? A resposta pode estar no Centro de Negócios da Junqueira
A sua empresa precisa de instalações com localização privilegiada? A resposta pode estar no Centro de Negócios da Junqueira
A AIP tem disponível para arrendar, a preços competitivos, no Centro de Negócios da Junqueira, uma área útil total de cerca de 900 m2 distribuída em dois edifícios. Já com 60 empresas instaladas, os escritórios, de várias dimensões e tipologias, dispõem de infraestruturas e facilidades de serviços. A localização é privilegiada, entre a Rua da Junqueira e o rio Tejo, e o complexo empresarial inclui parqueamento privativo. Com capacidade entre 5 e 100 pessoas, a AIP dispõe ainda de um conjunto de salas para reuniões. Mais informações: nuno.borges@aip.pt  ou 21 360 11 40.
Solicite e receba Certificados de Origem online
Solicite e receba Certificados de Origem online

Por forma a contribuir para a competitividade das empresas exportadoras, a AIP disponibiliza agora a opção de pedido de Certificados de Origem online. Aceda aqui ao formulário. Desde junho que a tabela de preços foi ajustada aos interesses das empresas. Mais informações: certificados.origem@aip.pt ou 213 601 063. Os certificados podem ser enviados por correio eletrónico, passadas poucas horas após a sua solicitação, evitando assim os custos da deslocação ou o tempo de chegada via CTT. O certificado de origem comprova a proveniência da mercadoria e permite ao exportador e ao importador isenção ou redução de impostos, conforme o acordo comercial vigente. 

Solicite o selo “Portugal Sou Eu” e seja uma empresa aderente
Solicite o selo “Portugal Sou Eu” e seja uma empresa aderente
Estamos unidos pela mesma vontade de superação e pela consciência de que Portugal somos todos. Hoje, mais do que nunca, é a escolha de produtos portugueses que nos fará progredir. Ser português é o que nos une. Usufrua da força de uma “marca país” cujo reconhecimento é notório e beneficie da identidade de um selo preferido e identificado pelos portugueses. Ao certificar os seus produtos ou serviços com o selo “Portugal Sou Eu” está a garantir a sua portugalidade. Contacte-nos em portugalsoueu@aip.pt.
Parceria AIP/Nova SBE favorece ligação prática dos alunos às PME
Parceria AIP/Nova SBE favorece ligação prática dos alunos às PME
No âmbito de um protocolo estabelecido entre a AIP e a Nova School of Business & Economics, e pelo segundo ano consecutivo, os alunos de Mestrado de Gestão desta universidade iniciam dia 7 de setembro a tese final do programa. Esta fase do mestrado consistirá num plano de internacionalização, incluindo análise da vantagem competitiva e prontidão global da empresa, seleção do mercado internacional por meio de seleção de país e análise aprofundada desse mercado, estratégias de entrada internacional com marketing, planos e previsões financeiras. O trabalho estará concluído no final de dezembro de 2020 e as seis teses de mestrado, que envolvem entre três a cinco alunos cada uma, serão apresentadas durante janeiro de 2021. PepeAromas, EDUdigital, Dimpomar, Quinta da Pacheca, Compta e Queijos Santiago, as empresas sobre as quais incidirá este trabalho, foram identificadas pela AIP e selecionadas pela Nova SBE.
Precisa de apoio para entrar ou expandir atividade no mercado do Reino Unido?
Precisa de apoio para entrar ou expandir atividade no mercado do Reino Unido?
Apoio local à entrada ou expansão no mercado do Reino Unido; e fertilizantes minerais; são alguns dos serviços e produtos disponíveis na lista de oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, no Reino Unido, Ucrânia, Polónia e Holanda. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.

ASSOCIADOS

DIELMAR fabrica máscaras para fornecer médias e grandes empresas
DIELMAR fabrica máscaras para fornecer médias e grandes empresas

De forma a compensar a diminuição da atividade "core", a DIELMAR dedicou-se, na atual conjuntura, à produção de máscaras sociais reutilizáveis. Pelas mãos das suas costureiras e obedecendo aos habituais padrões de qualidade e conforto da marca. O fabrico das máscaras é feito em vários modelos e tecidos, que protegem da Covid-19, e é preferencialmente destinado a fornecer pequenas, médias ou grandes empresas. Aceda à tabela de preços para retalho e para grandes quantidades. Mais informações: geral@dielmar.pt ou 272 900 900.

Bondalti aposta no hidrogénio
Bondalti aposta no hidrogénio

O projeto da Bondalti para a produção de hidrogénio no seu complexo químico de Estarreja foi selecionado pelo Estado português para candidatura a financiamento pela União Europeia. A decisão constitui um passo fundamental na concretização deste projeto estruturante para a Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2). A Bondalti, empresa pertencente ao Grupo José de Mello, apresentou, no âmbito da consulta ao mercado promovida pelo governo português, uma manifestação de interesse para participação no futuro Projeto Importante de Interesse Comum Europeu (IPCEI), na fileira do hidrogénio.

Toyota lidera venda de veículos eletrificados em Portugal com 63% de híbridos
Toyota lidera venda de veículos eletrificados em Portugal com 63% de híbridos

Com 10 modelos “full-hybrid” na sua gama, a Toyota mantém-se como a marca líder na venda de veículos eletrificados na primeira metade de 2020. Os veículos eletrificados da Toyota continuam a merecer a preferência dos portugueses e as vendas da marca refletem isso mesmo. De um total de 3013 viaturas ligeiras de passageiros, a Toyota registou nos primeiros 6 meses de 2020, 1882 viaturas com a tecnologia híbrida, representando 63% das vendas totais. Neste período, as vendas do Corolla ultrapassaram o crossover C-HR que liderou em 2019. O Corolla (nas carroçarias Hatchback e Touring Sports) foi o modelo híbrido mais vendido da marca com cerca de 93% dos clientes Corolla a optarem pela versão híbrida.

FISCALIDADE

Aprovação do “Orçamento Suplementar”: Medidas Fiscais
Aprovação do “Orçamento Suplementar”: Medidas Fiscais

Foi recentemente publicada a Lei n.º 27-A/2020, de 24 de julho, que procede à segunda alteração à Lei n.º 2/2020, de 32 de março (Lei do Orçamento de Estado para 2020) mediante a qual se procurou adaptar a referida Lei do Orçamento do Estado aos desafios económico-financeiros decorrentes da pandemia Covid-19. Neste contexto, o Governo promoveu, também, alterações a alguns dos pacotes legislativos que foram sendo aprovados em resposta à COVID-19, de entre as quais se destacam algumas medidas de índole fiscal. Conheça a análise da Sociedade de Advogados Rogério Fernandes Ferreira & Associados .

Precisa de vistos de exportação no próprio dia?