AIP - 182 anos ao serviço das empresas
Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 (geral) | geral@aip.pt | Associação Industrial Portuguesa
O País conta com as empresas, as empresas contam com a Caixa

ATUALIDADE

Quer iniciar ou aumentar o volume de negócios em Marrocos? Faça parte da missão da AIP
Quer iniciar ou aumentar o volume de negócios em Marrocos? Faça parte da missão da AIP

Destinos: Rabat e Casablanca. A missão empresarial, que parte no final de fevereiro, privilegia PME ligadas aos setores de mobiliário, tecnologias de informação, energia solar e materiais de construção. Faça manifestação de interesse até 16 de dezembro para internacionalizacao@aip.pt e beneficie do cofinanciamento do Portugal 2020. Na sequência da inscrição, a AIP organiza as reuniões de negócio, encontros institucionais e governamentais e visitas a empresas compradoras, de acordo com os interesses apontados.

Como melhorar resultados nas PME?
Como melhorar resultados nas PME?

A participação no projeto da AIP “Mais Valor” tem por objetivo melhorar os resultados das empresas, por via do crescimento das suas vendas e/ou redução de custos. O projeto conta com financiamento do Compete até 50% do total. A execução utiliza uma metodologia internacional, denominada “Value Chain Integrated”, com a qual é efetuada um diagnóstico da empresa a partir do seu mercado, com uma abordagem sobre a sua cadeia de valor, tornando-a mais focada no cliente. Os resultados desta intervenção permitem o aumento de margens, melhores soluções logísticas, aceleração de processos e redução de desperdícios. A AIP está a receber intenções de PME que pretendam aderir ao projeto. Mais informação e adesões: consultoria@aip.pt ou 213 601 020.

Empresas exportadoras podem adquirir Certificados de Origem na AIP
Empresas exportadoras podem adquirir Certificados de Origem na AIP

Com desconto até 60% para associados, se solicitado até às 13h, a AIP, na qualidade de Câmara de Comércio e Indústria, disponibiliza às empresas exportadoras certificados de origem no próprio dia. Brevemente serão emitidos através de assinatura digital. Faça a simulação de custos aqui. Envie o pedido para certificados.origem@aip.pt. A AIP garante a emissão de certificados em 24 horas, com possibilidade de envio em formato digital ou via CTT (gratuito), ou levantamento na sede da associação, na Praça das Indústrias, das 8h às 20h, com facilidade de estacionamento. Documento que comprova a origem nacional da mercadoria e permite ao exportador e ao importador isenção ou redução de impostos, conforme o acordo comercial vigente, o certificado de origem é fornecido após apresentação de cópia da factura comercial e preenchimento de formulário.

Workshops de internacionalização avançam para Coimbra e Santarém dias 20 e 21 de novembro
Workshops de internacionalização avançam para Coimbra e Santarém dias 20 e 21 de novembro

Numa iniciativa conjunta entre a AIP, o NERC, a NERSANT e a Nova SBE, os empresários são convidados a participar no ciclo de workshops Aprender a Exportar, que continuam dia 20 de novembro, em Coimbra, e 21 de novembro, em Santarém. “Análise e escolha de mercados” e “Estratégias de entrada no mercado internacional” serão os temas em discussão. Conheça o programa integral aqui e faça a sua inscrição gratuita.

Rússia: delegação de importadores dias 4 e 5 de dezembro na AIP
Rússia: delegação de importadores dias 4 e 5 de dezembro na AIP

A AIP traz a Lisboa 10 importadores russos, nos dias 4 e 5 de dezembro, para reunir e fazer negócio com PME dos setores ligados ao turismo, pedras ornamentais e vinhos.  Os importadores estarão, ainda, disponíveis para visitar as instalações das empresas participantes. Mais informações e inscrições em internacionalizacao@aip.pt ou 213 601 109. Participação cofinanciada no âmbito do projeto conjunto Negócios no Mundo, entre 40% a 50%, através do Portugal 2020. Representando um mercado que ultrapassa os 146 milhões de habitantes, a Rússia é uma importante plataforma económica para toda a Europa de Leste e Ásia Central. 

Governo lança linha de crédito de 100 milhões para empresas familiares
Governo lança linha de crédito de 100 milhões para empresas familiares

Linha Sucessão Empresarial e Incremento de Escala vai disponibilizar 100 milhões de euros, com juros bonificados, a empresas familiares. Objetivo é financiar processos de sucessão e de aquisição.

AIP reuniu investidores, PME e startups em prol da inovação
AIP reuniu investidores, PME e startups em prol da inovação

O objetivo era promover a importância da inovação nas empresas, envolvendo temas como a sustentabilidade, o financiamento e o empreendedorismo e aproximar os investidores e as PME das startups. Durante os dois dias de realização do Innovation Bootcamp, uma parceria da AIP com a BGI e a LCG, realizaram-se 476 reuniões com investidores nacionais e internacionais, houve registo de 178 participantes, 26 oradores, 64 startups e PME, bem como de 57 mentores. Num ambiente propício à inovação, partilha de experiências e desenvolvimento de novas competências os diferentes momentos previstos no programa dos dias 30 e 31 de outubro permitiram criar as condições para o desenvolvimento de parcerias estratégicas, reunindo responsáveis do IAPMEI e da Portugal Ventures, Área da Inovação da EDP, Universidades, European Institute of Technologies - Climate KIC, Circular for Good - Fundo Ambiental e Vodafone Power Lab

Do Reino Unido, Suécia e Alemanha chegam oportunidades de negócio
Do Reino Unido, Suécia e Alemanha chegam oportunidades de negócio

Drones, incluindo sensores e software; aparelhos e componentes elétricos e eletrónicos; e roupa feminina de luxo; são alguns dos artigos procurados no âmbito das oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, no Reino Unido, Suécia e Alemanha. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito. A Enterprise Europe Network – da qual a AIP é membro – é uma iniciativa da Comissão Europeia e constitui a maior rede de serviços de informação e aconselhamento às empresas na Europa. Dispõe de cerca 600 pontos de contacto espalhados por mais de 60 países. Estes serviços não têm quaisquer custos para as empresas que pretendam deles usufruir.

Prazo para pagar IVA foi alargad
Prazo para pagar IVA foi alargado

Entrou em vigor no dia 1 de outubro a alteração no prazo de pagamento do IVA, aumentando-o em 5 dias, passando a ser efetuado até ao dia 15 ou 20 do segundo mês seguinte aquele a que as operações dizem respeito, consoante se trate do regime mensal ou trimestral, respetivamente. Saiba+

AIP participa no II Rússia – Portugal Fórum de Inovação com startups nacionais
AIP participa no II Rússia – Portugal Fórum de Inovação com startups nacionais

A AIP foi a única associação convidada para o II Rússia – Portugal Fórum de Inovação “Novas oportunidades e desafios na área da inovação” com empresas tecnológicas de ambos os países, que decorreu no auditório da Novabase, no primeiro dia do Web Summit, 4 de Novembro. Esta intervenção da AIP surge na sequência de um protocolo assinado no mês passado com a Câmara do Comércio e Indústria Luso-Russa, apoiado pela Embaixada da Federação Russa em Portugal e que prevê a realização de um conjunto alargado de ações de cooperação empresarial bilateral. inCentea e DocDigitizer, com sede em Lisboa e escritórios noutros países, foram as empresas indicadas pela AIP a apresentarem a sua oferta tecnológica  às dezenas de empresas russas participantes no encontro.

ASSOCIADOS

CTT lançam primeiro selo no mundo com luz LED
CTT lançam primeiro selo no mundo com luz LED

Os Correios de Portugal lançaram três selos e um bloco inspirados nos Reis Magos. Único no mundo, o bloco filatélico tem uma lâmpada LED na estrela-guia e pode ser ativado através de um telemóvel.Os selos desta nova emissão correspondem a cada um dos três Reis Magos: Belchior, Baltazar e Gaspar e são inspirados na passagem bíblica aquando do nascimento de Jesus. Guiados por uma estrela-guia levaram ouro como símbolo da realeza, incenso como símbolo da divindade e mirra como símbolo da paixão, como presente.

Cosec tem prémio anual fixo para pequenas empresas
Cosec tem prémio anual fixo para pequenas empresas

Referência nos ramos do seguro de créditos e caução, a Cosec tem uma oferta “standard”, uma especializada e coberturas adicionais, mas, no seu portal, destaca uma solução: o Cosec €xpress, destinado a pequenas empresas, a quem cobra um prémio anual fixo e oferece condições predefinidas em função do montante das vendas a crédito, sem necessidade de declarações mensais de vendas. Trata-se de um seguro de créditos criado para responder às necessidades de proteção e expansão do negócio das pequenas empresas: digital, simples de usar e com um preço ajustado à dimensão destas empresas.

Casa das Batas veste empresas há 19 anos
Casa das Batas veste empresas há 19 anos

Empresa têxtil especializada na produção e comércio de vestuário profissional para todos os setores de atividade, a AMS - Casa Das Batas, Vestuário Profissional, Lda. oferece também outros produtos de equipamento de proteção e segurança no trabalho, como calçado de conforto e descartável. Fundada em 2000 e com unidade fabril em Portalegre e lojas em Odivelas e Amadora, a Casa das Batas tem ainda como uma das suas principais atividades a criação de têxteis para hotelaria e restauração, com destaque para a confeção de toalhas de mesa, cortinados, vestimentas para cadeiras e vários elementos decorativos.

Casa das Talhas dignifica vinho milenar
Casa das Talhas dignifica vinho milenar

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) inaugurou a Casa das Talhas, o seu novo espaço de enoturismo que pretende dignificar e valorizar as artes associadas à produção de Vinho de Talha, levadas pelos romanos para o Alentejo, há dois milénios, informa a cooperativa. A Casa das Talhas – Centro de Valorização e Dinamização do Vinho de Talha vai, a partir de Novembro, contar com visitas guiadas que abrangerão também a Adega, as Ruínas de S. Cucufate, o Convento de Nossa Senhora das Relíquias e as vinhas centenárias dos produtores, que, nas últimas duas colheitas, têm produzido este tipo de vinho. Haverá ainda provas de vinhos organoléticas e provas exclusivas, workshops vínicos, eventos e atuações de cante alentejano.

FISCALIDADE

O tratamento fiscal dos rendimentos de criptomoedas em sede de IRS
O tratamento fiscal dos rendimentos de criptomoedas em sede de IRS

As criptomoedas têm vindo a ganhar relevo no plano financeiro internacional, sendo utilizadas como opção dos investidores para obtenção de retorno financeiro e proteção dos seus ativos. Estas moedas ainda não têm regulamentação em Portugal e o enquadramento fiscal dos rendimentos delas derivados está por definir. A administração tributária veio já clarificar a sua posição sobre o tratamento fiscal de rendimentos decorrentes de criptomoedas em sede de IRS, no sentido de conferir maior segurança jurídica aos contribuintes. No entanto, permanece alguma incerteza quanto ao quadro fiscal aplicável, inexistindo norma específica de tributação, bem como exclusão expressa, pelo que dúvidas persistem. Conheça a análise da Rogério Fernandes Ferreira & Associados.

Por uma questão de confiança