AIP - 182 anos ao serviço das empresas
Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 (geral) | geral@aip.pt | Associação Industrial Portuguesa
O País conta com as empresas, as empresas contam com a Caixa

ATUALIDADE

Dia 9 maio na AIP reúna com empresários turcos

“É necessário alargamento da base exportadora e diversificação de mercados para se atingir peso de 50% no PIB”

“Só é possível uma estratégia convergente com a União Europeia se houver crescimento e se este se basear nas exportações” defendeu José Eduardo Carvalho, na sessão de abertura do 1º Fórum Empresarial da Beira Baixa, no dia 14 de junho. “Houve uma mudança estrutural da economia portuguesa. É muito trabalho das empresas e também dos governos. E a política pública aqui tem funcionado muito bem” admitiu o presidente da AIP. De acordo com José Eduardo Carvalho, “É necessário alargar a base exportadora, pois só existem 25 mil empresas a exportar de forma regular, das quais 90% têm uma intensidade exportadora inferior a 30%. E daquelas, 10 mil estão concentradas num só mercado. Há necessidade de diversificação de mercados”.

Dia 9 maio na AIP reúna com empresários turcos

Empresas exportadoras podem adquirir Certificados de Origem na AIP

Com desconto até 60% para associados, se solicitado até às 13h, a AIP, na qualidade de Câmara de Comércio e Indústria, disponibiliza às empresas exportadoras certificados de origem no próprio dia. Faça a simulação de custos aqui. Envie o pedido para certificados.origem@aip.pt. A AIP garante a emissão de certificados em 24 horas, com possibilidade de envio em formato digital ou via CTT (gratuito), ou levantamento na sede da associação, na Praça das Indústrias, das 8h às 20h, com facilidade de estacionamento.

Dia 9 maio na AIP reúna com empresários turcos

A sua empresa quer começar a exportar e com baixo risco? Faça negócios com as Multilaterais Financeiras

A AIP está a desenvolver uma ação de assistência técnica, de apoio e informação às PME para conhecimento, exploração e identificação de oportunidades de negócio nos mercados das Multilaterais Financeiras que, no total, movimentam mais de 100 mil milhões de dólares por ano. Esta ação contempla a elaboração de um diagnóstico comercial, a identificação de oportunidades concretas, a definição de estratégias de marketing adequadas e a organização de visitas com reuniões técnicas nas Multilaterais Financeiras. Mais informações: consultoria@aip.pt ou 213 601 013.

Dia 9 maio na AIP reúna com empresários turcos

Diversificar as opções de financiamento da sua PME diminui riscos

Sem custos para as PME, esta ação destina-se às que pretendam desenvolver um programa de melhoria na sua organização ao nível estratégico e/ou financeiro, no âmbito do projeto Finance for Growth. Acesso ao mercado de capitais e diversificação de fontes de financiamento serão os temas das próximas sessões, em Santarém, nos dias 17, 18, 24 e 25 de setembro. Aceda à ficha de inscrição. Mais informações: financiamento@aip.pt ou 21 360 10 65.

Desenvolva um programa de melhoria da estratégia e financiamento da sua PME

Pode conhecer as oportunidades de negócios na União Económica Eurasiática: é dia 27 na AIP

Indústria farmacêutica, agroalimentar, tecnologias e turismo e moda e cosméticos são os setores em destaque na sessão Oportunidades de Negócio Portugal – União Económica Eurasiática (UEE), a realizar dia 27 de junho, pelas 14h30, no edifício sede da AIP, à Junqueira, em Lisboa. Venha conhecer um mercado único, com 183 milhões de consumidores e com livre circulação de bens, capitais, serviços e pessoas, constituído pelos seguintes países: Arménia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão e Rússia + Usbequistão. A iniciativa é da Alianza de Comercio Euroasiática. Aceda ao programa. Reserve o seu lugar em negociosnomundo@aip.pt ou 213 601 173.

Próximas missões empresariais da AIP: Colômbia de 26 maio a 1 junho e Peru de 2 a 6 junho

Projeto da AIP vai colocar as PME em contexto 4.0

Conhecer o seu posicionamento tecnológico e digital, nacional e internacional, e dispor de apoio direto no desenvolvimento e engenharia de novos produtos, serviços e processos no contexto 4.0 é o que o novo projeto da AIP vai permitir às PME. Chama-se Transformação 4.0 e destina-se às PME que exerçam atividade económica em bens e serviços transacionáveis, enquadradas na indústria (incluindo agroalimentar) ou serviços (turismo, energia, logística e transporte, tecnologias e comunicação). As PME aderentes serão apoiadas num processo de transformação tecnológica 4.0, ficando alinhadas com as melhores práticas, potenciando processos produtivos mais eficientes e interconectados, com novos modelos de negócio e cadeias de valor. Mais informação e adesões: consultoria@aip.pt ou 213 601 013.

Conte com a AIP na obtenção de apoio financeiro para a reabilitação de edifícios

Pode ser hoje que umas destas oportunidades de negócio internacionais se destine à sua PME

Peças e acessórios para automóveis e chapéus e lenços de luxo para senhora são alguns dos produtos procurados no âmbito das oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, no Reino Unido, Holanda e Polónia. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.

Procura o espaço ideal para filmagens de anúncio de marca automóvel?

Saiba como aumentar as exportações da sua PME: participe nesta iniciativa conjunta da AIP e da NOVA SBE

Objetivo: facultar informação e ferramentas práticas que acrescentem conhecimentos essenciais para a internacionalização das PME, analisando as suas razões/necessidades, processos e riscos associados e apoiando-as na definição das suas estratégias de expansão. Trata-se do ciclo de workshops Aprender a Exportar, uma parceria da AIP com a Nova School of Business & Economics, que decorrerá ao longo do ano em várias regiões do país. A primeira fase deste ciclo decorre até dia 3 de julho, em Lisboa e Torres Vedras. Aceda à ficha de inscrição. Os próximos temas são “Gestão de aspetos jurídico-financeiros” e “Financiamento à internacionalização”.

Melhore a sua performance profissional na área das compras

Crie a sua empresa com apoio gratuito da AIP

A AIP presta, gratuitamente, apoio técnico prévio à aprovação de projetos de criação de empresas e do próprio emprego por quem esteja a beneficiar de subsídio de desemprego. O apoio da AIP passa conceção e estruturação do projeto, incluindo elaboração de planos de investimento e de negócio, e posterior apresentação junto do IEFP. Com a aprovação, para a criação do próprio posto de trabalho, a Segurança Social antecipa o pagamento da totalidade das prestações de desemprego. Mais informações: fernando.almeida@aip.pt ou 213 601 112.

Empresas vão passar a receber alerta sobre a sua situação financeira

AIP levou empresas ao Peru e Colômbia

De 27 de maio a 6 de junho, a AIP esteve no Peru e na Colômbia com seis empresas portuguesas de diferentes setores (Binómio, Brastel, Herdade da Juromenha, Lifeway, Tecniferti e Vortal). A agenda foi composta por reuniões com empresas locais compradoras e investidoras. “Os empresários participantes na missão mostraram-se globalmente satisfeitos com os contactos realizados, em especial os do setor vinícola, dos produtos alimentares e dos fertilizantes líquidos. Foram identificadas promissoras oportunidades de negócio. A missão foi considerada bem-sucedida, tanto ao nível empresarial como institucional”, refere nota da AICEP.

ASSOCIADOS

Enoturismo Casa das Talhas da Adega de Vidigueira abre portas este verão

COSEC automatiza a admissão e regulação de sinistros e antecipa o prazo de pagamento de indemnizações

Por forma a encurtar os prazos de pagamento de indemnização, a COSEC desenvolveu uma forma inovadora de admitir e regularizar automaticamente os sinistros na COSECnet, a plataforma de gestão online da apólice de Seguro de Créditos da companhia. Aplicável a valores de crédito inferiores a 5.000 euros, serão automatizados online cerca de 60% dos processos de sinistros assumidos pela Companhia, permitindo aos segurados receberem o aviso de pagamento de um sinistro no primeiro dia do prazo contratualmente previsto para o seu pagamento, diminuindo o prazo de recebimento da indemnização devida.

Exportadora DRT Moldes lança primeira pedra para ampliar fábrica em Leiria

Sotécnica tem nova sede para apoiar mais áreas de negócio e operações internacionais

A Sotécnica, empresa portuguesa integrada no grupo francês Vinci Energies e especialista na fabricação de quadros de potência, engenharia de automação para a indústria, e soluções de controlo para redes de transporte de água e de gás, inaugurou a sua nova sede no dia 5 de junho, em São Julião do Tojal, Loures. Completa 68 anos de atividade em agosto.

Latourrette Consulting eleita o melhor parceiro do ano da Kofax

Efacec fatura 9,3 milhões de euros na maior central de biogás da Europa

A empresa participou na construção da maior central de biogás da Europa, localizada em Korskro, na Dinamarca. A infraestrutura, agora oficialmente inaugurada, encontra-se já em funcionamento, tendo iniciado a operação 12 meses após o início do projeto. Vai produzir cerca de 37 milhões de Nm3 (normal metro cúbico) por ano, que serão encaminhados para rede de gás natural do país. Este projeto representa um negócio avaliado em 9,3 milhões de euros para a Efacec. Marca faz 71 anos em 12 de Agosto.

FISCALIDADE

A Transposição em Portugal da ATAD: Anti Tax Avoidance Directives (ATAD 1 E 2)

A tributação das mais-valias imobiliárias de não residentes

Conheça a análise da Rogério Fernandes Ferreira & Associados sobre a “A tributação das mais-valias imobiliárias de não residentes”.

Na Top Hospedeiras prestamos serviços integrados de recursos humanos para o seu evento em todo o País Continental e Ilhas