AIP - 182 anos ao serviço das empresas
Departamento de Comunicação | Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 (geral) | dci@aip.pt | Associação Industrial Portuguesa
O País conta com as empresas, as empresas contam com a Caixa

ATUALIDADE

AIP lança projetos para melhorar os resultados das PME
AIP lança projetos para melhorar os resultados das PME

São dois os novos projetos que a AIP concebeu e para os quais está a receber candidaturas de PME que pretendam ser beneficiárias dos mesmos: “Transformação 4.0” e “Mais Valor”. O primeiro destina-se a preparar as PME da indústria ou dos serviços para o contexto 4.0.  O segundo atua sobre a cadeia produtiva com o objetivo de melhorar os resultados das PME, através da aplicação da metodologia internacional denominada “Value Chain Integrated”. Ambos contam com financiamento do Compete com cerca de 50% do investimento total. A AIP está a receber intenções de PME que pretendam aderir aos projetos. Mais informação e adesões: consultoria@aip.pt ou 213 601 020.

Quer iniciar ou aumentar o volume de negócios em Marrocos? Faça parte da missão da AIP
Quer iniciar ou aumentar o volume de negócios em Marrocos? Faça parte da missão da AIP

Destinos: Rabat e Casablanca. A missão, que parte a 16 de fevereiro, privilegia PME ligadas aos setores de mobiliário, tecnologias de informação, energia solar e materiais de construção. Faça manifestação de interesse para internacionalizacao@aip.pt ou 213 601 109 e beneficie do cofinanciamento do Portugal 2020. Aceda ao programa. A AIP organiza as reuniões de negócio, encontros institucionais e governamentais e visitas a empresas compradoras, de acordo com os interesses apontados

Profabril cresce na Indonésia e na Ásia com projetos emblemáticos de engenharia
Profabril cresce na Indonésia e na Ásia com projetos emblemáticos de engenharia

O grupo de engenharia portuguesa PCG Profabril Consulplano está a crescer na Indonésia e noutras zonas asiáticas como China, Macau e Hong Kong, onde tem assinado projetos de referência. A obra edificada e a estratégia a seguir nesta região do mundo foram dadas a conhecer por Ilídio de Ayala Serôdio, presidente da companhia, durante a visita da AIP, dia 6 de Dezembro, no âmbito da política de reforço da ligação aos associados, e que incluiu a apresentação de projetos de apoio à competitividade e à internacionalização.

Goldens conquista novos mercados com batata palha “premium”
Goldens conquista novos mercados com batata palha “premium”

A batata frita “cabelo de anjo” Goldens é produzida artesanalmente numa unidade de produção, situada nas portas de Benfica, na Amadora. É uma marca Portugal Sou Eu, exporta para a Alemanha e está também disponível na versão original, com trufa e beterraba, nos supermercados El Corte Inglés e Alpolónia. Recebeu a visita da AIP, dia 10 de dezembro, no âmbito da política de reforço da ligação aos associados, e que incluiu a apresentação de projetos de apoio à competitividade e à internacionalização

Consegue dar resposta a alguma das oportunidades de negócio internacionais da semana?
Consegue dar resposta a alguma das oportunidades de negócio internacionais da semana?

Descarregadores semiautomáticos de sacos grandes; e vidro e lã de rocha; são alguns dos artigos procurados no âmbito das oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, no Reino Unido, Polónia, Suécia e França. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.

AIP promoveu encontro de importadores russos com produtores nacionais de vinho e rochas ornamentais
AIP promoveu encontro de importadores russos com produtores nacionais de vinho e rochas ornamentais

No âmbito das iniciativas que tem promovido em conjunto com as embaixadas da Federação Russa, do Cazaquistão e da Geórgia, a AIP recebeu, dia 4 de dezembro, uma delegação de oito importadores russos, dos quais metade interessados no setor das rochas ornamentais e outros tantos no setor dos vinhos. Da oferta nacional, a AIP reuniu mais de duas dezenas de empresas.  Os produtores de vinho eram provenientes das regiões do Alentejo, Lisboa, Douro, Dão, Bairrada e Pico. A origem das empresas produtoras de rochas ornamentais, principalmente mármores e granitos, era Estremoz, região Oeste e Aveiro. Às reuniões individuais seguiram-se visitas a algumas das empresas no dia 5, agendadas de acordo com interesse mútuo.

Salário Mínimo Nacional para 2020
Salário Mínimo Nacional para 2020

Foi publicado, no passado dia 21 de Novembro o Decreto-Lei n.º 167/2019, que veio fixar em 635,00 Euros (seiscentos e trinta e cinco Euros) o valor da Retribuição Mínima Mensal Garantida (Salário Mínimo) a aplicar em 2020. A actualização deste valor é obrigatória, produzindo efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2020.

Coeficiente de atualização de rendas para 2020
Coeficiente de atualização de rendas para 2020

O Artigo 24º da Lei Nº 6/2006, de 27 de Fevereiro, que aprova o Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU), bem como o Nº 5 do Artigo 11º do Decreto -Lei Nº 294/2009, de 13 de outubro, que aprova o Novo Regime de Arrendamento Rural (NRAR), atribuem ao Instituto Nacional de Estatística, I.P. (INE) o apuramento do Coeficiente de Actualização Anual de Renda dos diversos tipos de Arrendamento, o qual deve constar de Aviso a ser publicado no Diário da República até 30 de outubro. Em cumprimento daqueles dispositivos legais, foi publicado no passado dia 1 de Outubro de 2019, o AVISO N.º 15225/2019 , do Instituto Nacional de Estatística, I. P., o qual vem tornar público que o Coeficiente de atualização dos diversos tipos de Arrendamento Urbano e Rural, para vigorar no ano civil de 2020 é de 1,0051

Consultas ao RCBE obrigatórias em 2020
Consultas ao RCBE obrigatórias em 2020

Obrigatoriedade de consulta ao RCBE, pelas “Entidades Obrigadas”, só é exigível a partir de 31 de Janeiro de 2020. Até lá só é possível efectuar Consulta ao RCBE se for disponibilizado pelo beneficiario o respectivo Código de Acesso. É o que dispõe a Portaria Nº 200/2019, publicada em 28 de Junho último.

ASSOCIADOS

Oli e Vista Alegre conquistam prémio internacional
Oli e Vista Alegre conquistam prémio internacional

A Oli conquistou o quarto prémio internacional deste ano com uma placa de comando de autoclismos, “Moon Black”, a primeira do mercado fabricada com a porcelana da Vista Alegre. Para além de ser a primeira placa em cerâmica do mercado, a “Moon Black” distingue-se por ser uma solução autossustentável com tecnologia “Hydroboost” e acionamento “no touch”. A ativação da descarga da água do autoclismo dispensa uma fonte de energia elétrica, ou de pilhas, sendo realizada por aproximação, isto é, sem necessidade de toque, graças à utilização de sensores capacitivos.

Bindopor equipa hotel Marriott nas Caraíbas
Bindopor equipa hotel Marriott nas Caraíbas

A Bindopor, com sede em Ourém, é a responsável por toda a sinalética e “artwork” do Curaçao Marriott Beach Resort, hotel situado nas Caraíbas que foi alvo de uma remodelação profunda. A intervenção da empresa incidiu no total dos 336 quartos e nas zonas públicas. Todos os materiais aplicados foram fabricados em Portugal, tendo o conceito do projeto sido desenvolvido em parceria com a arquiteta Rita Gabriel, do gabinete Filosofia do Espaço.

Metalúrgica Palmelense moderniza indústrias desde 1994
Metalúrgica Palmelense moderniza indústrias desde 1994

Fornecedores de caldeiraria de potência para a Efacec e a Siemens e participantes no projeto Airbus Defence & Space para o novo telescópio europeu, a Metalúrgica Palmelense – Metalomecânica, Manutenção e Serviços Lda fabrica e instala produtos destinados à construção civil e indústria, em especial da energia, agroalimentar, automóvel e petrolífera. Fundada em 1994, a Metalúrgica Palmelense, com sede e instalações fabris em Palmela, tem vindo a investir na modernização do seu equipamento e no desenvolvimento de competências internas.

Design e inovação casam na Sopedra
Design e inovação casam na Sopedra

Sedeada em Bragança, na Zona Industrial das Cantarias, a Sopedra surgiu em 1996 e concentra a sua atividade na transformação e elaboração da rocha e pedra ornamental, em especial mármores e granitos, usadas na arquitetura, decoração, mobiliário urbano e na construção de monumentos e de sinalética de informação. Referência nacional e internacional na industrialização e comercialização de mármores e granitos, a Sopedra – Serração de Mármores e Granitos de António Leitão & Filhos, Lda recorre às mais avançadas tecnologias do setor da transformação das pedras ornamentais e executa os mais complexos trabalhos de forma competitiva e precisa

FISCALIDADE

A Convenção para eliminar a dupla tributação entre Portugal e Angola
A Convenção para eliminar a dupla tributação entre Portugal e Angola

Foi publicada no Diário da República a Convenção para eliminar a dupla tributação em matéria de impostos sobre o rendimento e prevenir a fraude e a evasão fiscal, celebrada entre Portugal e Angola, cuja entrada em vigor deverá ter efeitos práticos a partir de 2020 e que constitui um marco importante nas relações entre ambos os países. Conheça a análise da Sociedade de Advogados Rogério Fernandes Ferreira & Associados.

Avaliacao de empresas | Contabilidade sem papeis | Gestão global