AIP - 181 anos ao serviço das empresas
Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 (geral) | geral@aip.pt | Associação Industrial Portuguesa
O País conta com as empresas, as empresas contam com a Caixa

ATUALIDADE

Dia 9 maio na AIP reúna com empresários turcos

Dia 9 maio na AIP reúna com empresários turcos

São 20 os membros da delegação turca que se desloca à AIP, no dia 9 maio, às 14h30, e da qual faz parte um grupo de investidores “Turkish Angel Investors” que procuram oportunidades de negócio no nosso país. Representam empresas dos setores da construção, energia, indústria de máquinas, têxtil e turismo. A reunião é organizada em parceria com a EGİAD - Aegean Young Business Association. Para além da apresentação do mercado turco, que representa cerca de 80 milhões de consumidores, as empresas nacionais terão a possibilidade de interagir diretamente com os empresários turcos presentes. Aceda ao programa. Participação gratuita sujeita a inscrição. Mais informações: internacionalizacao@aip.pt ou 213 601 123.

Desenvolva um programa de melhoria da estratégia e financiamento da sua PME

Desenvolva um programa de melhoria da estratégia e financiamento da sua PME

São três os temas: desenvolvimento de estratégias de atuação; modelos de financiamento; e acesso ao mercado de capitais e a outras fontes de financiamento com enfoque no reforço de capitais permanentes. Sem custos para as empresas, estas sessões destinam-se às PME que queiram desenvolver um programa de melhoria na sua organização ao nível estratégico e/ou financeiro, no âmbito do projeto Finance for Growth. Dedicadas ao desenvolvimento de estratégia de atuação, são as seguintes as próximas sessões em Santarém: dia 8, 9, 14 e 15 de maio. Também sobre o mesmo tema, decorrerão em Leiria nos dias 14, 15, 21 e 23 de maio. Consulte o cronograma.  Aceda à ficha de inscrição em Santarém ou Leiria. Mais informações: financiamento@aip.pt ou 21 360 10 65.

Próximas missões empresariais da AIP: Colômbia de 26 maio a 1 junho e Peru de 2 a 6 junho

Próximas missões empresariais da AIP: Colômbia de 26 maio a 1 junho e Peru de 2 a 6 junho

Numa clara aposta nos mercados da América Latina, a AIP está a organizar uma missão empresarial à Colômbia (Medellín e Bogotá), de 26 de maio a 1 de junho, e outra ao Peru, de 2 a 6 de junho. As PME participantes terão acesso a visitas a empresas importadoras, a reuniões b2b previamente agendadas e a encontros com organizações institucionais. Ambas as deslocações contam com cofinanciamento do Portugal 2020, que poderá ascender a 50% dos custos. Mais informações: internacionalizacao@aip.pt. Consulte os programas. Aceda às fichas de participação

Conte com a AIP na obtenção de apoio financeiro para a reabilitação de edifícios

Conte com a AIP na obtenção de apoio financeiro para a reabilitação de edifícios

O IFRRU 2020 é um instrumento financeiro que disponibiliza empréstimos em condições mais favoráveis, para a reabilitação integral de edifícios, destinados a habitação ou a outras atividades, incluindo as soluções integradas de eficiência energética, podendo candidatar-se qualquer entidade, singular ou coletiva, pública ou privada. O enquadramento, a apresentação da candidatura e posterior acompanhamento e negociação é outro serviço disponibilizado pela CONSULTING by AIP. Mais informações: consultoria@aip.pt ou 213 601 013.

Procura o espaço ideal para filmagens de anúncio de marca automóvel?

Procura o espaço ideal para filmagens de anúncio de marca automóvel?

Propriedade da AIP, com uma localização privilegiada, junto ao Tejo e tendo como pano de fundo a ponte 25 de Abril, o parque de estacionamento da praça das Indústrias dispõe de seis mil metros quadrados em cada um dos dois pisos. Nos últimos meses tem sido o palco eleito por marcas automóveis para a realização de eventos. Foi cenário para ‘Land Rover Experience’, ‘Jaguar Experience’, ‘Mercedes - Santogal Experience’ e local de filmagens dos anúncios Nissan X-Trail e da KIA Portugal, estas no piso subterrâneo. Mais informações: nuno.borges@aip.pt ou 213 601 140.

Melhore a sua performance profissional na área das compras

Melhore a sua performance profissional na área das compras

É dirigida aos profissionais das áreas comerciais e de compras a ação de formação que a AIP realiza, nos próximos dias 16 e 17 de maio, “Técnicas de Compra”. A ação tem por objetivos proporcionar aos participantes competências que lhes permitam melhorar as capacidades e técnicas de envolvimento comercial na área das compras, dar a conhecer novas técnicas de abordagem a fornecedores e criar novas formas de postura de compra. Conheça o programa. Inscreva-se aqui.

AIP realiza ação “Ferramentas Práticas de Gestão” para empresários e gestores dias 27 a 29 de maio

AIP realiza ação “Ferramentas Práticas de Gestão” para empresários e gestores dias 27 a 29 de maio

No âmbito do plano de formação para 2019, a AIP irá realizar, nos próximos dias 27 a 29 de maio, o curso “Ferramentas Práticas de Gestão”. Aceda ao programa. Proceda à inscrição aqui. A ação destina-se a empresários, gerentes, gestores comerciais e de produto, chefes de equipas comerciais, entre outros, e focará os seguintes temas: análise de informação como ferramenta de gestão, demonstrações financeiras, elaboração e interpretação de rácios de gestão, planificação e análise de relatórios de vendas, análise de um plano de marketing e de indicadores de satisfação de clientes e análise de relatórios operacionais de gestão. A formação realizar-se-á nas instalações da sede da AIP, na Praça das Indústrias, em Lisboa, em horário laboral. Aceda à restante Oferta Formativa da COPRAI.

As oportunidades de negócio internacionais da semana podem ser à medida da sua PME

As oportunidades de negócio internacionais da semana podem ser à medida da sua PME

Acessórios e equipamentos para aquecimento, ventilação e ar condicionado, e máquinas para estações de tratamento de águas residuais são alguns dos produtos procurados no âmbito das oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, na Holanda, França, Espanha e Roménia. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.

Empresas vão passar a receber alerta sobre a sua situação financeira

Empresas vão passar a receber alerta sobre a sua situação financeira

Entrou em vigor no passado dia 12 de abril o mecanismo de alerta precoce (MAP) que pretende ajudar as empresas a identificar a sua saúde económica e financeira. Para o efeito, decreto-lei determina que até 31 de dezembro de cada ano a Autoridade Tributária envie um email às empresas com informação económico-financeira sobre as mesmas. Apenas as micro, pequenas e médias empresas vão receber este alerta. Esta informação consiste num estudo quantitativo, elaborado pelo IAPMEI, dos dados disponibilizados pelo Banco de Portugal, assim como uma avaliação qualitativa sobre a situação económica de cada empresa.

ASSOCIADOS

Enoturismo Casa das Talhas da Adega de Vidigueira abre portas este verão

Enoturismo Casa das Talhas da Adega de Vidigueira abre portas este verão

Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito tem um novo projeto de Enoturismo, a Casa das Talhas, espaço que vai nascer no terceiro trimestre deste ano para dignificar e valorizar as artes associadas à produção de Vinho de Talha, de origem milenar. Conta com o apoio do Turismo de Portugal. Repetindo um êxito que começou em 2017, a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito continua com a produção do Vinho de Talha, feito exclusivamente a partir de uvas brancas provenientes de vinhas com mais de 100 anos. Como é apanágio nesta técnica milenar, foi também utilizado, em 2018, o processo de vinificação deixado pelos romanos, muito popular nesta região do Alentejo.

Exportadora DRT Moldes lança primeira pedra para ampliar fábrica em Leiria

Exportadora DRT Moldes lança primeira pedra para ampliar fábrica em Leiria

DRT Moldes, fabricante de Leiria especializada em moldes plásticos para a indústria automóvel, assinalou,  no dia 1 de Março, o arranque do projeto para ampliar as suas instalações, iniciativa em que participaram os trabalhadores  e os  administradores-fundadores da empresa, Valdemar Duarte e Sónia Calado. Para o efeito, adquiriu uma área com 15 mil metros quadrados onde instalará três unidades: uma de injeção, a DRT Plastic, a DRT Base (estrutura de moldes) e a DRT Microprecision, atualmente localizada na Marinha Grande

Latourrette Consulting eleita o melhor parceiro do ano da Kofax

Latourrette Consulting eleita o melhor parceiro do ano da Kofax

Latourrette Consulting, tecnológica com sede no Porto, foi  distinguida pela Kofax como “Kofax EMEA Professional Services Partner of the Year”, na convenção Kofax Partner Summit, realizada em abril, na cidade de Irvine, Califórnia. Este prémio soma-se a outras quatro distinções internacionais já entregues pela empresa americana à consultora portuguesa. Este novo reconhecimento internacional é resultado de uma relação contínua entre a Latourrette Consulting e a Kofax, empresa líder mundial em RPA e Automação Inteligente, que recentemente também destacou a empresa portuguesa como o seu Master VAR para todo o território da América Latina

Criação de empresas continua a aumentar

Criação de empresas continua a aumentar

Este ano, até ao final de fevereiro, foram criadas 11.099 novas empresas, mais 21,4% do que no mesmo período de 2018, ano em que foi batido o recorde de criação de empresas em Portugal, revela o Barómetro Crescimento Empresarial Informa D&B. O mês de fevereiro deste ano registou o valor mais baixo de sempre, desde que a Informa D&B analisa o comportamento dos prazos de pagamento, com apenas 14,2% de empresas a pagarem dentro dos períodos acordados com os seus fornecedores, conclui o Barómetro de Pagamentos Informa D&B. A presença feminina no mercado de trabalho em Portugal alterou-se nas últimas décadas, estando quase a atingir a paridade na população ativa, onde mais de metade dos licenciados são mulheres, releva o estudo “Retrato do “Gestão e liderança feminina nas empresas em Portugal”, publicado em março pela Informa D&B.

FISCALIDADE

A Transposição em Portugal da ATAD: Anti Tax Avoidance Directives (ATAD 1 E 2)

A Transposição em Portugal da ATAD: Anti Tax Avoidance Directives (ATAD 1 E 2)

Em Conselho de Ministros, de 17 de janeiro de 2019, foi aprovada a proposta de lei que visa reforçar o combate às práticas de elisão fiscal no mercado interno, transpondo parcialmente para o direito interno as diretivas comunitárias referidas pela “Anti Tax Avoidance Directive” 1 e 2. Encontramos, aqui, na ATAD, a resposta da União Europeia ao plano de ações BEPS (“Base Erosion and Proft Shifting”) da OCDE que revolucionou a fiscalidade e o planeamento fiscal internacional. Conheça a análise da Rogério Fernandes Ferreira & Associados.

Desafios e soluções para a gestão do risco de crédito