AIP - 181 anos ao serviço das empresas
Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 (geral) | geral@aip.pt | Associação Industrial Portuguesa

ATUALIDADE

Capacitar as PME para maior competitividade internacional

Capacitar as PME para maior competitividade internacional

Dotar as PME nacionais de informação atualizada e do conhecimento da ferramenta de sustentabilidade que é a Normalização, sobretudo nos mercados mais exigentes, é o principal objetivo do seminário “PME – Crescimento, Competitividade e Inovação”, que decorrerá em Lisboa, dia 12 de Dezembro. Numa organização conjunta da AIP, IPQ e Small Business Standards, associação europeia que apoia as PME no que à normalização diz respeito, o seminário contará com a participação de especialistas e com testemunhos de PME nacionais. A sessão permitirá às empresas obter informação que as possa capacitar a concorrer, em igualdade de circunstâncias com congéneres de outros países, e ganhar novos mercados, bem como esclarecer todas as questões sobre a matéria. Para mais informações contacte: eventos@aip.pt.

Financiamento a fundo perdido: AIP elabora candidaturas aos Vales 2018

“Mais Produtividade” para PME exportadoras

A AIP encontra-se a desenvolver a 2ª edição do projeto conjunto “Mais Produtividade”, destinado a PME exportadoras, em parceria com o Kaizen Institute, fundado por Masaaki Imai, criador do modelo e das ferramentas de melhoria contínua Kaizen. Ficaram demonstrados, na 1ª edição do projeto, os ganhos alcançados pelas 40 empresas beneficiárias, ao nível do aumento dos níveis de produtividade global, dos níveis de serviço, eficiência dos equipamentos, redução de stocks e crescimento das vendas. Com um incentivo médio a fundo perdido de 50%, permite aplicar nas PME as metodologias Kaizen Lean. Consulte a apresentação do projeto. Subscreva o acordo de adesão. Contato da equipa do projeto:  213 601 012.

Formação financiada a 100% para quadros promovida pela AIP

Crie o seu próprio emprego. AIP faculta apoio técnico gratuito

No âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego – PAECPE, a AIP presta, gratuitamente, apoio técnico prévio à aprovação de projectos de criação do próprio emprego ou de empresas, contemplando o apoio específico à conceção e estruturação do projeto, incluindo elaboração de planos de investimento e de negócio. A consolidação dos projectos aprovados, nos dois primeiros anos de actividade, é igualmente alvo de acompanhamento da execução e consultoria por parte da AIP – até um máximo de 80 horas – em aspectos de maior fragilidade na gestão ou na operacionalidade, entretanto diagnosticados. Deste apoio resultou, até agora, na área geográfica correspondente aos distritos de Lisboa e Setúbal, a aprovação de 36 projetos de criação do próprio emprego nos mais variados setores com destaque para os serviços. Se pretende criar o seu próprio emprego, contacte fernando.almeida@aip.pt ou 213 601 112.

Formação financiada a 100% para quadros promovida pela AIP

Quer diversificar mercados? Consulte as oportunidades de negócio internacionais da semana

Kits de testes médicos, garrafas e frascos de vidro, e roupa de algodão, lã, couro e caxemira são alguns dos produtos procurados no âmbito das oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, no Reino Unido, Holanda e Grécia. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.

Formação financiada a 100% para quadros promovida pela AIP

AIP presta apoio jurídico gratuito aos associados

A AIP disponibiliza apoio aos seus associados, a título gratuito, nas mais diversas áreas do Direito, nomeadamente: Direito Comercial e Societário, de âmbito jurídico comercial e elaboração de minutas de contratos comerciais e pesquisa de legislação; Direito Laboral, na área do Direito do Trabalho e da regulamentação coletiva de trabalho e da Segurança Social; Direito Empresarial, na área do Direito do Ambiente, do Licenciamento Industrial e em Compliance; Direito do Comércio Internacional, na vertente jurídica da internacionalização das empresas; e Síntese da Legislação Nacional, com resenha dos principais diplomas publicados nos Diários da República. Para solicitações e informações complementares: gabinete.juridico@aip.pt.

Formação financiada a 100% para quadros promovida pela AIP

50 PME estreitam colaboração com 14 Centros de Investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia na 1ª edição Crossideas

Após um período de entrega dos desafios colocados por 50 PME, decorreu, dia 13 de outubro, o primeiro encontro promovido pela iniciativa Crossideas. Envolveu reuniões entre representantes das PME e investigadores dos 14 Centros de Investigação da FCT NOVA, nas quais foram apresentados, em detalhe, os desafios previamente colocados pelas PME. Esta aproximação entre as empresas e o mundo académico tem por objetivo contribuir, através de uma colaboração em projetos concretos, para uma economia mais eficaz e eficiente. Subordinada aos temas "Economia Circular", "Transição Energética" e "Adaptação às Alterações Climáticas" a iniciativa, organizada pelo Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente  (DCEA) da FCT NOVA  em parceria com a AIP, proporcionou a assinatura de memorandos de entendimento para colaborações futuras.

Mais de uma centena de empresários da América Latina reúnem na AIP

Salimo Abdula: “Portugal deve jogar papel fundamental na dinamização de negócios entre os países da CPLP e da UE”

O presidente da Confederação Empresarial da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), Salimo Abdula, recomenda que Portugal “pode e deve jogar papel fundamental na dinamização e aceleração de negócios entre os países da CPLP e da União Europeia”. Falando em Lisboa, na conferência “Perspectivas da América Latina nas dinâmicas com a Europa e a CPLP”, Abdula afirmou ainda que “com o apoio e experiência de empresários e associações como a AIP”, a CPLP pode ser “catalisadora de oportunidades, gerar riqueza, desenvolvimento social, milhões de empregos e renda para as populações”.

Oportunidades de negócio internacionais da semana têm interesse

Francis Suarez, “mayor” de Miami: “Queremos criar ligações com as empresas portuguesas”

O “mayor” de Miami, Francis Suarez, acredita que a cooperação entre empresas portuguesas e  as da região pode contribuir para o desenvolvimento da cidade, sobretudo em áreas como o meio ambiente e os diversos serviços de apoio aos habitantes. “Queremos ser um veículo para criar ligações entre as empresas portuguesas e as de Miami e, por isso, espero que se conheçam e obtenham proveitos comerciais para ambos os países, cidades e para as vossas empresas”, foram os votos de Francis Suarez, no arranque da conferência “Perspectivas da América Latina nas dinâmicas com a Europa e a CPLP”.

ASSOCIADOS

Mitsubishi Portugal vai exportar camião Eagle para os EUA

Apresentação do projeto Quidgest_Academy

De forma a tentar contribuir para colmatar falta de engenheiros de software, a Quidgest desenvolveu a Quidgest_Academy, um projeto que visa o desenvolvimento de competências na área da construção de sistemas de informação e desenvolvimento de software, direcionado a pessoas externas à empresa. Dia 8 de novembro terá lugar um workshop de apresentação desta inovadora tecnologia/metodologia, no auditório Quidgest. A 12 de novembro tem início a formação G-Knowledge – Training. Para mais informações contacte marketing@quidgest.com.

Fundição de Évora brilha nos mercados externos

Nova plataforma transacional do Sistema de Créditos com Garantia do Estado (SCGE

Acaba de ser lançada a Plataforma Digital destinada à gestão dos Seguros de Créditos com a Garantia do Estado, gerida pela COSEC, na sua atividade de Agência de Créditos à Exportação. A referida plataforma é, a partir de agora, o canal privilegiado para o relacionamento com as empresas portuguesas interessadas em beneficiar dos Seguros com Garantia do Estado que se destinam sobretudo a apoiar as exportações para os mercados de risco mais significativo.

Cem anos da J.J.M. Esperança asseguram presença em 12 países de quatro continentes

Goldens abre fábrica em Lisboa para batata palha frita “gourmet”

A batata frita “cabelo de anjo” Goldens é conseguida artesanalmente numa recente unidade de produção, situada perto das portas de Benfica, em Lisboa. É uma marca Portugal Sou Eu. Procura distribuidores na área do retalho. A Goldens, empresa detentora da marca com o mesmo nome, surgiu neste Verão com o intuito de oferecer ao mercado um produto que os portugueses tão bem conhecem – batata palha frita. Neste caso, trata-se de uma batata palha frita ultra-fina, conhecida como “cabelo de anjo”, produzida artesanalmente, sem sal, de baixo teor em calorias, ideal para acompanhar pratos de carne como rosbife, perdiz e carnes de caça, e alguns pratos de peixe como bacalhau; pode ainda ser utilizada como snack de entrada.

Sui Generis executa comunicação integrada em todas as áreas de negócio

Family First franchisa marca e obtém certificado de qualidade ISO 9001-2015

No seu oitavo aniversário, a Family First prepara-se para franchisar o negócio e obtém a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade - NP EN ISO9001:2015, emitido pela EIC – Empresa Internacional de Certificação. Duas iniciativas que refletem a qualidade dos serviços desenvolvidos e prestados pela empresa, com sede em Lisboa, às famílias que a procuram, tanto em Portugal como noutros países. A Family First é uma empresa de prestação de serviços, cujo core business incide no recrutamento e seleção (R&S) para a Família, e que actua no mercado nacional e internacional.

FISCALIDADE

A Regulamentação do Registo Central do Beneficiário Efectivo

“OE 2019: propostas fiscais”

Documento da RFF & Associados, apresentado em conferência dia 24 de Outubro, disponível aqui.

Top hospedeiras
MOVE PME