AIP - 181 anos ao serviço das empresas
Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 (geral) | geral@aip.pt | Associação Industrial Portuguesa

ATUALIDADE

Capacitar as PME para maior competitividade internacional

Para PME exportadoras que querem “Mais Produtividade”

Leiria e Coimbra, no dia 29 de novembro. Aveiro dia 03 de dezembro e Braga a 04 de dezembro. Estes serão os locais onde irão decorrer sessões de apresentação do modelo de intervenção e condições de participação das PME. Trata-se da segunda edição do projeto conjunto “Mais Produtividade”, destinado a PME exportadoras, numa parceria da AIP com o Kaizen Institute. Selecione a sessão e faça aqui a sua inscrição.

Financiamento a fundo perdido: AIP elabora candidaturas aos Vales 2018

Capacite a sua PME para a competitividade internacional e para a inovação. Dia 12, na AIP

Dotar as PME nacionais de informação atualizada e do conhecimento da ferramenta de sustentabilidade que é a Normalização, sobretudo nos mercados mais exigentes, é o principal objetivo do seminário “PME – Crescimento, Competitividade e Inovação”, que decorrerá em Lisboa, dia 12 de dezembro. Numa organização conjunta da AIP, IPQ e Small Business Standards, associação europeia que apoia as PME no que à normalização diz respeito, o seminário contará com a participação de especialistas e com testemunhos de PME nacionais. A sessão permitirá às empresas obter informação que as possa capacitar a concorrer, em igualdade de circunstâncias com congéneres de outros países, e ganhar novos mercados, bem como esclarecer todas as questões sobre a matéria. No final da sessão haverá um almoço de networking. Consulte o programa e proceda à inscrição gratuita mas obrigatória.

Formação financiada a 100% para quadros promovida pela AIP

Conhece o ledwall na Praça das Indústrias? Tem vista para os negócios

Instalado na fachada do edifício sede, na Praça das Indústrias, em Lisboa, a AIP tem disponível um ecrã digital com tecnologia led (6,7 m X 2,2 m) que funciona como suporte publicitário. Com uma localização privilegiada, junto ao Centro de Congressos, palco de inúmeros eventos ao longo de todo o ano, é o suporte adequado para fazer chegar a mensagem da sua empresa ao público certo. Mais informações: nuno.borges@aip.pt ou 21 360 11 40.

Formação financiada a 100% para quadros promovida pela AIP

Simplifique o investimento: recorra a financiamento a fundo perdido no âmbito dos Vales 2018 com apoio da AIP

Obtenha financiamento a fundo perdido para a sua PME no âmbito do Portugal 2020. Beneficie de consultoria para a internacionalização da sua empresa. Incentivo máximo não reembolsável de 10.000 euros. No setor do comércio usufrua de apoio em iniciativas empresariais nas áreas da inovação organizacional e gestão, criação de marcas e design, qualidade e economia digital e TIC. Incentivo máximo de 5.000 euros não reembolsável. Utilize a consultoria para planos empresariais de economia circular. Incentivo máximo de 7.500 euros não reembolsável. Aproveite a consultoria para adoção de tecnologias e processos associados à indústria 4.0, nomeadamente para comércio eletrónico. Incentivo máximo não reembolsável de 7.500 euros. Para o arranque de empresas, disponha de consultoria para serviços de incubação na área do empreendedorismo. Incentivo máximo não reembolsável de 7.500 euros. Mais informações: financiamento@aip.pt ou 213 601 143/055/136.

Formação financiada a 100% para quadros promovida pela AIP

Crie a sua empresa com apoio gratuito da AIP

No âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego – PAECPE, a AIP presta, gratuitamente, apoio técnico prévio à aprovação de projetos de criação de empresas e do próprio emprego. Está previsto apoio específico à conceção e estruturação do projeto, incluindo elaboração de planos de investimento e de negócio. A consolidação dos projectos aprovados, nos dois primeiros anos de actividade, é igualmente alvo de acompanhamento da execução e consultoria por parte da AIP – até um máximo de 80 horas. Deste apoio resultou, até agora, na área geográfica correspondente aos distritos de Lisboa e Setúbal, a aprovação de 40 projetos de criação do próprio emprego nos mais variados setores. Mais informações: fernando.almeida@aip.pt ou 213 601 112.

Formação financiada a 100% para quadros promovida pela AIP

Vítor Neto alerta para as consequências económicas do Brexit e propõe plano de trabalho

Em artigo de opinião, Vítor Neto, presidente do NERA e vice-presidente da AIP, alerta para as consequências económicas do Brexit e propõe plano de trabalho com ações e prioridades para minimizar os efeitos da saída do Reino Unido da União Europeia.

Mais de uma centena de empresários da América Latina reúnem na AIP

AIP reeleita no cargo de vice-presidente da Confederação Empresarial da CPLP

A AIP foi reconduzida no cargo de vice-presidente da direção da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), para o mandato 2018-2022, no ato eleitoral que decorreu na cidade da Praia, em Cabo Verde, dia 13 de novembro. Enquanto único representante do empresariado nacional naquele fórum, a AIP pretende promover o valor acrescentado das empresas portuguesas para os mercados que integram a CPLP, de forma a apoiar o crescimento das exportações e o respetivo aumento do peso das mesmas no PIB. Naquele encontro foi também discutida a criação do Conselho Económico e Social da CPLP.

Oportunidades de negócio internacionais da semana têm interesse

Já conferiu as oportunidades de negócio internacionais da semana?

Construções metálicas de alta qualidade, brinquedos em madeira e trólei de alumínio ou aço são alguns dos produtos procurados no âmbito das oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, no Reino Unido, Suécia, Bélgica e Eslovénia. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito. A Enterprise Europe Network – da qual a AIP é membro – é uma iniciativa da Comissão Europeia e constitui a maior rede de serviços de informação e aconselhamento às empresas na Europa. Dispõe de cerca 600 pontos de contacto espalhados por mais de 60 países. Estes serviços não têm quaisquer custos para as empresas que pretendam deles usufruir”.

ASSOCIADOS

Mitsubishi Portugal vai exportar camião Eagle para os EUA

Embarque no catamarã “Feel The Blue” e deslize na harmonia

Referência na produção de moldes, o grupo DRT, de Leiria, acaba de diversificar a área de negócios com investimento num catamarã, o ‘Feel the Blue’ que, conforme as estações do ano, navega no Mediterrâneo ou nas Caraíbas. Equipado com uma tripulação com vasta experiência, a embarcação de duplo casco assegura uma navegação segura e tranquila. O catamarã dispõe de cinco cabinas com camas duplas e wc, uma luxuosa sala de estar e refeições, um espaço lounge com uma área de diversão e, na zona mais elevada, 32m2 de área para relaxar e conviver com amigos ou familiares, tendo à disposição bar, espaço de barbecue e jacuzzi. Atreva-se a ser passageiro. Mais informações em info@feeltheblue.eu ou 936 001 973

Fundição de Évora brilha nos mercados externos

Faplana recebe prémio internacional com tábua de cozinha Arcus

A tábua de cozinha Arcus, da exportadora Faplana – Fábrica de Plásticos de Leiria, Lda.,  foi a vencedora do prémio APDC IDA Design Excellence Awards, na categoria profissional de “Kitchen Accessories”. “Criar valor adicional para o consumidor”, mas “privilegiando a funcionalidade, a qualidade e o design”, explica a empresa que se dedica, desde 1955, à conceção e ao fabrico de artigos em plástico e melamina para uso doméstico e profissional. A Faplana pediu à Inngage (André Gouveia, Nuno Pires e Sílvia Silva), empresa do Seixal, uma tábua de cortar com design e preço competitivo. Assim nasceu a Arcus, que sobressaiu pela sua simplicidade e eficácia no palco de um dos mais importantes concursos internacionais.

Cem anos da J.J.M. Esperança asseguram presença em 12 países de quatro continentes

Quinta dos Avidagos aposta na internacionalização

A Quinta dos Avidagos, implantada na região do Douro, marca presença em cerca de 25 países, sendo a China o mercado que mais se destaca, seguido do Japão, Suíça, Reino Unido, Alemanha, entre outros. Prepara a entrada em novos mercados, nomeadamente na Coreia do Sul, EUA, Bélgica e Brasil. Três séculos de história e várias gerações ligam a família Nunes de Matos à agricultura e à vitivinicultura na região do Baixo Douro. A firma explora quatro quintas localizadas num raio de cinco quilómetros da Régua, na região do Douro, e um total de cerca de 70 hectares de vinha, onde se inclui a Quinta da Varanda (1665), a Quinta do Torrão (1730) e a Quinta da Fírvida e Além Tanha (1940). Existente desde 1757, a Quinta dos Avidagos, em Santa Marta de Penaguião, é uma das mais antigas da região. 

Sui Generis executa comunicação integrada em todas as áreas de negócio

Metelo Energia apoia empresas na transição para fontes renováveis

Acompanhar as empresas na melhoria da gestão da energia utilizada e consequente redução da fatura de energia elétrica é o objetivo da Metelo Energia que agora tem como parceiro de negócio a espanhola Cactus2e. Os serviços de eficiência energética são, na sua maioria, propostos de forma integral. O processo inicia-se numa auditoria ao consumo efetuado pela empresa onde são encontradas melhorias para atingir os objetivos traçados. Após a auditoria técnica é elaborada uma proposta onde se descreve o projeto a implementar, se apontam as mudanças necessárias e o valor da redução de energia que se pretende atingir.

.

FISCALIDADE

A Regulamentação do Registo Central do Beneficiário Efectivo

O novo regime do alojamento local

Conheça a análise da Sociedade de Advogados Rogério Fernandes Ferreira sobre a Lei n.º 62/2018, que procede à alteração do regime legal aplicável ao Alojamento Local (AL), e que entrou em vigor no passado dia 21 de Outubro.

PME - Crescimento, Competitividade e Inovação | 12 de Dezembro
Top hospedeiras