Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 (geral) |  geral@aip.pt |  http://www.aip.pt

ATUALIDADE

cid:image018.jpg@01D3C284.74658C00

MERCADO DE TRABALHO ABSORVE 60% DOS FORMANDOS DO PROJECTO VIDA ATIVA PROMOVIDO PELA AIP

Do total de 1284 formandos do projecto Vida Ativa, que a AIP desenvolveu entre 2015 e final de 2017, 60% entraram no mercado de trabalho. Cerca de 25% dos que concluíram a formação prática em contexto de trabalho, foram integrados profissionalmente nas entidades que proporcionaram a formação prática. Verificou-se que 14% foram contratados por outras empresas. Houve ainda 21% que encontraram outra oportunidade profissional mesmo após a frequência da formação em sala. 

cid:image017.jpg@01D3C283.CECD6D30

AIP AUSCULTA ACTIVIDADE INTERNACIONAL DAS PME PARA MELHORAR OFERTA DE SERVIÇOS

Conhecer melhor a actividade internacional das PME para oferecer uma resposta mais direcionada às necessidades de cada uma é o objectivo do inquérito que a AIP tem em curso. Conheça os mercados que a AIP prioriza para 2018 e eleja os que interessam à sua empresa. Três minutos bastam. Responda aqui. Mais informações: internacionalizacao@aip.pt ou 213 601 173.

cid:image015.jpg@01D3C283.03010860

CONFIRA AS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO INTERNACIONAIS DA SEMANA

Tecnologia utilizada na indústria têxtil, mochilas, vestuário e roupa interior para homem, e roupa desportiva são alguns dos produtos procurados no âmbito das oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, na Holanda, Bélgica e Reino Unido. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.

cid:image009.jpg@01D3C282.59538860

FORMAÇÃO SOBRE “O ENCARREGADO DE PROTEÇÃO DE DADOS” NA AIP

A figura do Encarregado de Protecção de Dados é uma das mais relevantes inovações do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) que entra em vigor a 25 de maio. É precisamente para facultar conhecimento das Linhas Orientadoras e do Regime Jurídico da proteção de dados pessoais segundo o Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, e para identificar as funções específicas do Encarregado de Proteção de Dados e das restantes questões práticas relacionadas com o tema que a AIP vai organizar o curso “O Encarregado de Proteção de Dados”. 30 horas, com início no próximo dia 13 de Março, no Centro de Formação da AIP, em Lisboa. Mais informação aqui. Preencha a ficha de inscrição.

cid:image013.jpg@01D3C280.EC4E8E50

O REGIME JURÍDICO DO REGISTO CENTRAL DO BENEFICIÁRIO EFECTIVO E SUAS IMPLICAÇÕES NO UNIVERSO EMPRESARIAL

O Regime Jurídico do Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) atribui um conjunto de novos deveres ao universo empresarial cujo incumprimento é susceptível de gerar responsabilidade a diversos níveis, para além de desencadear outras consequências objectivamente constrangedoras da normal actividade e gestão das empresas, como, por exemplo, a proibição da distribuição dos lucros do exercício ou a proibição da apresentação de candidaturas a fundos europeus. Resulta da transposição de uma directiva europeia (Directiva nº2015/849, de 20 de Maio) relativa à prevenção da utilização do sistema financeiro para efeitos de branqueamento de capitais ou de financiamento do terrorismo. A fim de dar conhecimento de todas as implicações para as empresas, a AIP vai realizar uma acção de formação no próximo dia 10 de Abril. Conheça o programa em detalhe. Faça aqui a inscrição.

ASSOCIADOS

cid:image011.jpg@01D3C1C2.65DE73D0

BLUEPHARMA ESTÁ A RECRUTAR MEIA CENTENA DE NOVOS TALENTOS

A Bluepharma Indústria Farmacêutica está a contratar mais de 50 profissionais para reforçar diversas áreas estratégicas para o crescimento e desenvolvimento da empresa. O processo de recrutamento da farmacêutica de Coimbra, que deverá ficar concluído até ao final do 1º semestre de 2018, pretende integrar novos talentos em áreas tão diversas como fabricação, embalagem, controlo de qualidade, desenvolvimento analítico e galénico.

cid:image010.jpg@01D3C1C1.7EB13D30

PINGO DOCE LANÇA CARTÃO BOM COM VANTAGENS PARA EMPRESAS E COLABORADORES

O novo cartão de refeição do Pingo Doce, o Cartão Bom, oferece vantagens e descontos exclusivos para empresas e colaboradores. É válido em compras realizadas nos Supermercados Pingo Doce e em cerca de 300 espaços de refeição e cafetarias Pingo Doce. Vantagens para as empresas: desconto imediato de 1% a 3% como nenhum outro cartão de refeição; sem custos; entrega gratuita na empresa; (re)carregamentos simples no site; benefícios fiscais para empresas. Vantagens para os colaboradores: +1% em Cartão Poupa Mais sobre o valor carregado no Cartão Bom mensalmente; o saldo pode ser usado por 12 meses, após último carregamento; facilita o pagamento, não necessitando de se identificar ou assinar qualquer documento; benefícios fiscais para colaboradores. Mais informações www.cartaobom.pt ou 217532192.

cid:image012.jpg@01D3C1C3.2CC5F270

LÍDER DA IBEROMOLDES ELEITO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO EUROPEIA PARA AS FÁBRICAS DO FUTURO

Joaquim Menezes, fundador e líder do grupo português Iberomoldes, foi eleito presidente da Associação Europeia de Investigação para as Fábricas do Futuro (EFFRA), durante a assembleia geral realizada no passado dia 1, em Bruxelas. Substitui no cargo o italiano Maurizio Gattiglio.  É a primeira vez que um industrial português assume a liderança desta parceria público-privada que reúne mais de 150 grandes empresas europeias e a Comissão Europeia.

cid:image007.jpg@01D3C1C3.EBA021C0

LATOURRETTE CONSULTING ABRE DE FORMA DIGITAL MAIS DE UM MILHÃO DE CONTAS-POUPANÇA NO BANCOLOMBIA

A portuguesa Latourrette Consulting, start-up com sede no Porto, criou e forneceu a tecnologia que permitiu a abertura online de um milhão e cem mil contas-poupança do Bancolombia, entidade que contratou há dois anos a empresa para transformar digitalmente diversos produtos e serviços bancários. Especialista em soluções tecnológicas de gestão documental para PME, a Latourrette Consulting fechou o ano com mais de 50% do seu volume de negócios realizado no Brasil e na Colômbia, depois de ter participado numa missão empresarial da AIP naquele país hispânico.

cid:image002.png@01D3C1B4.2147E430

TERRA LUSA COM MAIS DE 80 PRODUTOS DIVULGA A CULTURA PORTUGUESA

São já 80 as referências distribuídas por várias categorias de produtos, abrangendo temas tão variados, como a arte da azulejaria, os lenços de namorados, o fado, o Douro e as rendas de bilros. A Terra Lusa é uma marca que se dedica à divulgação da história, cultura e arte homenageando o que de melhor se encontra em Portugal, através da produção e venda de merchandising cultural.  A marca foi criada por Maria Manuel Cachada há cerca de dez anos e é comercializada na maioria dos museus do país, lojas de artesanato e aeroportos.

FISCALIDADE

cid:image021.png@01D3B160.81065910

O IVA A TAXA ÚNICA?* (A PROPÓSITO DAS ÚLTIMAS DECLARAÇÕES DO FMI)

A propósito de o FMI pedir agora prudência ao Governo, avisando que as subidas permanentes na despesa pública podem reduzir a margem de adaptação do país à crise e defender menos taxas reduzidas de IVA, relembro também as declarações de há tempos de Pierre Moscovici, segundo as quais "Portugal seria o país que mais ganharia com a taxa única no IVA". A discussão sobre as vantagens de uma taxa única de IVA (20, 21, 22 por cento?) pode, assim, voltar à ordem do dia, após ter sido veiculada anteriormente também pelos peritos da Troika?