AIP - 181 anos ao serviço das empresas
Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 (geral) |  geral@aip.pt |  http://www.aip.pt

♦ ATUALIDADE

José Eduardo Carvalho: “Promover o crescimento das exportações das PME através da cooperação com grupos fortemente internacionalizados”

“A AIP e as PME que estão integradas neste projecto ficam gratas e salientam o grau de compromisso que Mota-Engil, Sonae, grupo Pestana, Tekever e EDP têm com a economia nacional. Assegurar a disponibilidade destes cinco grupos empresariais com forte presença nos mercados internacionais para integrarem este projecto foi a condição primeira para o viabilizar”, afirmou José Eduardo Carvalho na sessão de apresentação do projecto “PME Connect”, que decorreu dia 23 de Maio, na sede da associação e contou com a presença do ministro da Economia, Caldeira Cabral, dos CEO e presidentes daqueles grupos e representantes das PME envolvidas.

Inquérito à Actividade Empresarial 2018 avalia crescimento da economia

A AIP quer contar com o seu contributo para enriquecer o Inquérito à Actividade Empresarial (IAE) 2018. Preencha aqui o IAE, até dia 30. Garantimos a confidencialidade das respostas. Solicitamos que nos apresente as perspectivas da sua empresa sobre: a evolução da procura e vendas, a situação financeira, os investimentos e financiamento, os encargos financeiros, a conjuntura económica e emprego, a actividade exportadora e investigação e desenvolvimento. Os resultados do IAE serão previamente divulgados às empresas participantes no inquérito e posteriormente apresentados publicamente

Utilize o suporte adequado para a mensagem da sua empresa

Instalado na fachada do edifício sede, na Praça das Indústrias, em Lisboa, a AIP tem disponível um ecrã digital com tecnologia led (6,7 m X 2,2 m) que funciona como suporte publicitário. Com uma localização privilegiada, junto ao Centro de Congressos, palco de inúmeros eventos ao longo de todo o ano, é o suporte adequado para fazer chegar a mensagem da sua empresa ao público certo. Mais informações: nuno.borges@aip.pt ou 213 601 1 40.

About Japan! Cross Cultural Workshop na AIP

No âmbito da Enterprise Europe Network, e em colaboração com o EU-Japan Centre for Industrial Cooperation, a AIP promove o About Japan! Cross Cultural Workshop, a realizar em Lisboa, no dia 21 de Junho, na sede da AIP, na Praça das Indústrias. Este workshop visa apresentar às empresas portuguesas princípios básicos da cultura empresarial nipónica, dotando-as de conhecimentos sobre este mercado, de forma a mais facilmente poderem estabelecer negócios no Japão. A sessão será ministrada em inglês e conta com a presença de oradores especializados provenientes do EU-Japan Centre. Consulte o programa. Pode proceder aqui à inscrição. Mais informações: een.portugal@aip.pt ou através dos números 213 601 055 ou 213 601 143.

Beneficie das oportunidades de negócio internacionais

Móveis de escritório e unidades externas de armazenamento, dispositivos de coagulação e ablação, sementes e farelo de girassol, são alguns dos serviços e produtos procurados no âmbito das oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, na Turquia, Reino Unido e Espanha. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.

PME portuguesas iniciam na AIP negócios no México, Chile e Peru

As PME que participaram no encontro empresarial “Portugal Is International – México, Chile e Peru”, realizado na AIP, no dia 23 de Maio, conheceram as oportunidades específicas de negócio existentes naqueles mercados bem como as soluções que as podem ajudar a mitigar eventuais riscos na exportação e no investimento. Energias renováveis, equipamentos especializados, infraestruturas, logística e sistema de embalagens, metalomecânica, petróleo e gás, tecnologias de produção, TIC, foram os sectores de base das oportunidades concretas apresentadas.

;

Paquistão na AIP oferece mais oportunidades para além do têxtil

Infra-estruturas, energia, equipamento médico e cirúrgico, equipamento e material desportivo e curtumes são, para além do têxtil, sectores de actividade no Paquistão onde o investimento pode revelar-se “atractivo para as PME portuguesas”. Palavras de Fayaz Khan, encarregado de negócios da Embaixada do Paquistão em Lisboa, num encontro com empresários realizado dia 17 de Maio, na AIP.

Assembleia Geral da AIP reúne dia 30 de Maio

Nos termos do disposto nos estatutos, os associados da AIP reúnem em Assembleia Geral anual, dia 30 de Maio, pelas 17H00, na Sala dos Presidentes, situada no 1º piso do edifício sede da Associação, na Praça das Indústrias, em Lisboa. Poderá aceder aqui à convocatória.

Proposta de decreto-lei do governo deixa antever subsídio de desemprego a empresários

A proposta do Governo que altera o regime de proteção social no desemprego deverá introduzir mudanças no subsídio de desemprego atribuído aos trabalhadores dependentes e na prestação desenhada para gerentes e empresários em nome individual, informou o Eco – economia online, dia 8 de Maio.

♦ ASSOCIADOS

Quidgest investe 6 M€ em novas instalações, áreas de negócios e mais colaboradores

A Quidgest investiu cerca de seis milhões de euros nas suas novas instalações, no nº7 da Rua Viriato, em Lisboa, a partir das quais está a desenvolver outras áreas de negócios – Business Process Outsourcing, Cibersegurança e Privacidade Digital e Sensores e Indústria 4.0. A tecnológica global de origem portuguesa, que assinalou o seu 30.º aniversário com a inauguração da nova sede, no dia 10 de Maio, vai contratar mais 30 novos colaboradores até ao fim do ano, que se juntarão aos actuais 120.

EFACEC produz carregadores ultra-rápidos de veículos eléctricos para os EUA

A Efacec fornece à Electrify America, numa primeira fase, 300 estações de carregamento ultra-rápido para veículos eléctricos, de um total de duas mil que são necessárias em 484 localidades nos EUA, 17 áreas metropolitanas e nas auto-estradas de 39 estados norte-americanos. As estações estão já a ser montadas, prevendo-se a sua conclusão até ao verão de 2019. São instaladas em locais de carregamento de veículos eléctricos, com acesso a áreas comerciais, restauração, estacionamento e outras infra-estruturas de conveniência.

;

VdA distinguida a melhor firma portuguesa do ano

A sociedade de advogados VdA foi distinguida em Londres pela publicação internacional “Who's Who Legal” como “A melhor Firma Portuguesa de 2018”. O prémio, entregue em Londres no dia 8 de Maio, corresponde à quinta distinção consecutiva atribuída à firma portuguesa por aquela publicação especializada.  A Who’s Who Legal é uma publicação que identifica os mais conceituados advogados e firmas de advocacia em várias áreas do direito empresarial e em mais de 150 jurisdições.

;

Latourrette é o novo revendedor exclusivo da kofax na América Latina

A Latourrette Consulting, especialista em soluções tecnológicas de gestão documental, tem o estatuto de “Master VAR” da Kofax para os países de expressão espanhola e portuguesa, na América do Sul, do Norte e na região das Caraíbas.

♦ FISCALIDADE

A nova “taxa de tonelagem” (tonnage tax)

Após a aprovação pela Comissão Europeia no passado dia 6 de Abril, ao abrigo das regras da União Europeia em matéria de auxílios estatais, o Governo português ultrapassa o primeiro passo de validação da proposta de Lei n.º 111/XIII. Visando impulsionar e dinamizar o sector marítimo, propõe a criação de um regime especial de tributação que potencia a actividade de transporte marítimo. Segundo se espera, este regime permitirá alavancar, ainda mais, o Registo Internacional de Navios da Madeira. Aceda aqui à análise da Rogério Ferreira Fernandes & Associados.