AIP - 181 anos ao serviço das empresas
Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 (geral) | geral@aip.pt | http://www.aip.pt

♦ ATUALIDADE

Utilize o suporte adequado para a mensagem da sua empresa

Ledwall na Praça das Indústrias: o suporte adequado para a mensagem da sua empresa

Instalado na fachada do edifício sede, na Praça das Indústrias, em Lisboa, a AIP tem disponível um ecrã digital com tecnologia led (6,7 m X 2,2 m) que funciona como suporte publicitário. Com uma localização privilegiada, junto ao Centro de Congressos, palco de inúmeros eventos ao longo de todo o ano, é o suporte adequado para fazer chegar a mensagem da sua empresa ao público certo.Mais informações: nuno.borges@aip.pt ou 213 601 140.

FCT NOVA e AIP promovem workshops CROSSIDEAS para estimular inovação nas PME

AIP presta apoio técnico gratuito à criação do próprio emprego e de empresas

No âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego – PAECPE, a AIP presta, gratuitamente, apoio técnico prévio à aprovação de projectos de criação do próprio emprego ou de empresas, contemplando o apoio específico à conceção e estruturação do projeto, incluindo elaboração de planos de investimento e de negócio. Deste apoio resultou, até agora, na área geográfica correspondente aos distritos de Lisboa e Setúbal, a aprovação de 36 projetos de criação do próprio emprego nos mais variados setores com destaque para os serviços. Se pretende criar o seu próprio emprego, contacte fernando.almeida@aip.pt ou 213 601 112.

AIP organiza conferência “Perspectivas da América Latina nas dinâmicas económicas com a Europa e a CPLP”

AIP promove formação financiada a 100% para quadros

A AIP volta a realizar um projecto formativo dirigido às empresas que pretendam melhorar as qualificações e competências dos seus recursos humanos e, simultaneamente,  contribuir para o cumprimento dos requisitos legais previstos no código do trabalho. Financiada a 100% no âmbito do Programa Operacional Regional Lisboa 2020, a oferta formativa incide nas  áreas da Gestão, Marketing, Logística, Produção, Electrónica, Automação, Saúde e Turismo entre outras. Mais informações aqui. Aceda à ficha de inscrição. Contactos: copraiformacao@aip.pt ou 213 601 036.

Oportunidades de negócio internacionais da semana

Conferência “Perspectivas da América Latina nas dinâmicas económicas com a Europa e a CPLP” na AIP

A AIP vai organizar, dias 1 e 2 de Outubro, em Lisboa, a conferência “Perspectivas da América Latina nas dinâmicas económicas com a Europa e a CPLP”. Esta iniciativa terá como grandes temas em debate: “Portugal Plataforma de Negócios - Europa, América Latina e CPLP: Que desafios?”, “Lisboa e Miami: Turismo e Negócios Internacionais - Modelos de Desenvolvimento” e “Arbitragem Comercial”. Aceda ao programa. Preencha a ficha de inscrição.

Portugal Sou Eu reforça presença na FIA

Até 14 de Setembro: faça a sua candidatura ao SI2E em Almada com apoio da AIP

AIP apoia a elaboração de candidaturas ao investimento nos territórios da Caparica, Feijó, Laranjeiro e Trafaria, no concelho de Almada. O prazo limite termina a 14 de Setembro. São elegíveis  projectos  de criação, expansão ou modernização de micro e pequenas empresas,  com criação líquida de postos de trabalho e geração de valor para os territórios onde decorre o projecto. O subsídio é a fundo perdido, entre 30% e 50%, do investimento elegível até 100 mil euros. Mais informações: financiamento@aip.pt ou 213 601 065.

AIP estuda modelos de cooperação entre grupos fortemente internacionalizados e PME: o caso do Reino Unido

AIP integra rede europeia de apoio ao aumento da produtividade e redução de custos das PME

No âmbito da sua actividade estatutária de apoio às PME, a AIP passou a integrar a rede europeia EREK (European Resource Efficiency Knowledge Centre). Trata-se de uma iniciativa da Comissão Europeia que visa a partilha de informação e de conhecimento, com o objectivo de promover a eficiência de recursos e as melhores práticas de economia circular nas empresas, em particular PME. Mais informações: inovacao@aip.pt.

FCT NOVA e AIP promovem workshops CROSSIDEAS para estimular inovação nas PME

Candidaturas abertas até 17 de Agosto: AIP apoia empresários interessados nos incentivos do SI2E

Até 17 de Agosto e com limite do investimento elegível de 100 mil euros, estão abertas as candidaturas aos fundos comunitários disponibilizados pelo SI2E – Sistema de Incentivos para territórios do concelho de Cascais. Mais informações: financiamento@aip.pt ou 213 601 065.

FCT NOVA e AIP promovem workshops CROSSIDEAS para estimular inovação nas PME

Regulamento de prevenção e combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo clarifica deveres preventivos para agentes económicos

Entrou em vigor, no dia 1 de Junho de 2018, o Regulamento dos deveres gerais e específicos de prevenção e combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo. A Lei n.º 83/2017 alargou o leque de entidades obrigadas (empresas, associações e prestadores de serviços, entre outros) ao cumprimento da legislação relacionada com o branqueamento de capitais e o financiamento o terrorismo, bem como o respectivo catálogo de deveres e obrigações aplicáveis. Entre outros aclaramentos, este regulamento esclarece que é a ASAE quem tem competência para a fiscalização do cumprimento dos deveres previstos na referida Lei, perante as entidades não financeiras. Conheça em detalhe os deveres preventivos que se aplicam aos agentes económicos

♦ ASSOCIADOS

Quidgest promove workshop “software para uma geração inovadora”

ICEL chega aos 73 anos com 200 colaboradores e exportações para 90 países

Fabricante de cutelaria para o sector doméstico e profissional, como facas de cozinha e de talho, a ICEL- Indústria de Cutelarias da Estremadura celebrou o seu 73º aniversário (12 de Junho) com 200 colaboradores, 3,2 milhões de peças por ano e uma facturação de 9 milhões de euros, sendo que cerca de 80% deste valor é obtido pela exportação. Empresa familiar já na terceira geração e com unidade fabril na Benedita, a ICEL foi fundada em 1945. Investiu, desde cedo, segundo recorda no seu site, num “crescimento estratégico e sustentado” e, em 1973, começou a exportar para mercados exigentes como os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Suécia e Dinamarca, estando hoje representada em cerca de 90 países dos vários continentes.

A1V2 cresce no mercado internacional com projectos de engenharias ferroviária, portuária e aeroportuária

Museu da Vista Alegre concorre aos prémios RegioStars 2018 para aumentar turismo na região

O património da Vista Alegre é candidato ao galardão que já veio quatro vezes para Portugal e visa destacar projectos originais e inovadores de desenvolvimento regional apoiados por fundos europeus. A edição deste ano dos prémios RegioStars, atribuídos pela Comissão Europeia, conta com a marca centenária de Ílhavo, um dos quatro finalistas portugueses (os outros são a Casa do “Kastelo”, o instituto I3S e o Centro de Negócios do Fundão), num total de 21 nomeados. Os vencedores irão ser conhecidos a 9 de Outubro, durante a Semana Europeia das Regiões e Cidades.

AllBy abre escritório em Timor-Leste

Grupo JAP com 114 anos investe 25 milhões na África Oriental

Uganda, Tanzânia e Quénia são os novos mercados do Grupo JAP para os quais estima um investimento global na ordem dos 22 milhões de euros. Mobikey Truck & Bus é a nova firma do Grupo JAP, concessionário automóvel português com sede em Paredes, criada para operar na África Oriental. Representa a marca alemã de veículos pesados MAN, em Kampala, capital do Uganda, e Tororo. No Uganda, onde prevê aplicar cerca de três milhões de euros, a empresa tem já uma equipa com mais de 80 colaboradores especializados em serviços relacionados com veículos pesados.

Empresa Nuno Tavares cria sites económicos para todas as áreas de negócio

Ventilaqua desenvolve sistema inovador para remoção de micro poluentes nas águas residuais

A Ventilaqua apresentou em Munique, na IFAT, a maior feira de tecnologias ambientais, uma solução inovadora que visa dar resposta à problemática da remoção de micro poluentes nas águas residuais, designada por sistema DOF (Dissolved Ozone Flotation). Esta nova tecnologia actua antes que os micro poluentes atinjam os meios receptores de águas limpas e sejam reintroduzidos no ciclo da água. A presença no certame alemão, que acontece pela sétima vez consecutiva, serviu também para a Ventilaqua voltar a apresentar as suas soluções de electrocoagulação que tanto sucesso têm alcançado nos mais diversos países.

♦ FISCALIDADE

A revisão dos benefícios fiscais

Suspensão dos processos de contraordenação por falta de adesão ao Via CTT

Conheça as diversas situações descritas em pormenor pela Sociedade de Advogados Rogério Ferreira Fernandes & Associados e faça o ponto da situação.

Somos um Speakers Bureau, os Speakers que representamos são oradores de renome, reconhecidos nos seus países de origem e no estrangeiro