AIP - 180 anos
Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 (geral) |geral@aip.pt | http://www.aip.pt
COSEC - Garantia dinamica

ATUALIDADE

AIP APOIA EMPRESAS NA ELABORAÇÃO DE CANDIDATURAS PARA PROJETOS DE FORMAÇÃO AUTÓNOMA

Estão abertas as candidaturas até dia 31 de março de 2018, no âmbito do Portugal 2020, para os Projetos de Formação Autónoma. A AIP apoia as empresas através da elaboração de candidaturas, incluindo diagnóstico de necessidades de formação, definição do plano formativo para 24 meses e realização das ações. A dotação disponível do Fundo FSE é de 12 milhões de euros. As empresas contam com um incentivo base, não reembolsável, de 50%, podendo ser majorado até 70%. Mais informações: copraiformacao@aip.pt ou 213 601 184 | 081 | 012.

Saiba mais

CONSULTE AS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO INTERNACIONAIS PARA A SUA EMPRESA

Fabrico de instrumentos médicos; lâmpadas; cosméticos; jóias com metais reciclados; e fornecimento de frutas frescas, vegetais e produtos lácteos; são algumas das oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, no Reino Unido, Suécia, Espanha, Rússia e Qatar. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt . Solicite apoio gratuito .

Saiba mais

AIP REALIZA FORMAÇÃO SOBRE “O ENCARREGADO DE PROTEÇÃO DE DADOS”

A figura do Encarregado de Protecção de Dados é uma das mais relevantes inovações do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) que entra em vigor a 25 de maio. É precisamente para facultar conhecimento das Linhas Orientadoras e do Regime Jurídico da proteção de dados pessoais segundo o Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, e para identificar as funções específicas do Encarregado de Proteção de Dados e das restantes questões práticas relacionadas com o tema que a AIP vai organizar o curso “O Encarregado de Proteção de Dados”. 30 horas, de 5 a 28 de fevereiro, em horário pós laboral, no Centro de Formação da AIP, em Lisboa. Mais informação aqui . Preencha a ficha de inscrição .

AIP DESENVOLVE OFERTA FORMATIVA À MEDIDA DE CADA EMPRESA

Realizada mediante solicitação e especificações de cada cliente, a AIP, através da COPRAI, Departamento de Formação e Desenvolvimento Empresarial, desenvolve Formação Intra-Empresas, cujos objetivos, conteúdos, metodologia dos cursos, horário e datas de realização, bem como as condições de prestação, são desenhados à medida das necessidades de cada empresa. Consulte-nos em copraiformacao@aip.pt para apresentação de proposta formativa. Saiba mais sobre a oferta formativa da COPRAI .

Saiba mais

CÓDIGO LEI OBRIGATÓRIO PARA EMPRESAS QUE PRETENDAM TRANSACIONAR INSTRUMENTOS FINANCEIROS

O código LEI (Legal Entity Identifier), ou “Código de Identificação de Entidades”, é obrigatório, desde 3 de janeiro de 2018, para as empresas que pretendam transacionar instrumentos financeiros, incluindo derivados. Trata-se de um código alfanumérico único e permanente, composto por 20 caracteres, que permite identificar, de forma unívoca a nível internacional, qualquer participante nos mercados financeiros. É emitido pelas “Local Operating Units” (LOU), entidades de natureza pública ou privada,, que em Portugal será o IRN (Instituto dos Registos e Notariado), a pedido da pessoa coletiva interessada.

Saiba mais

EMPRESAS PODEM OPTAR PELA MORADA ÚNICA DIGITAL PARA RECEBER NOTIFICAÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Empresas, cidadãos e outras entidades podem fidelizar um endereço de e-mail para receber as notificações da Administração Pública. Este endereço pode ser indicado pessoalmente ou por via eletrónica, desde que prove a sua identidade e que o e-mail lhe pertence. Passa a ser considerado a sua morada única digital e terá o mesmo valor legal do papel. A adesão, facultativa, a este serviço permite que as notificações recebidas passem a ter valor legal.

Saiba mais

ASSOCIADOS

THE NAVIGATOR COMPANY DISTINGUIDA COMO "MAIOR E MELHOR EXPORTADORA"

A The Navigator Company acaba de ser distinguida pela Revista Exame com o prémio “Maior e Melhor Exportadora”, um galardão atribuído no âmbito da iniciativa desta publicação especializada que anualmente classifica as “500 Maiores & Melhores Empresas em Portugal”. Este prémio, atribuído na sequência de um estudo realizado pelas consultoras Informa D&B e Deloitte aos resultados das maiores empresas nacionais durante três exercícios consecutivos (2014, 2015 e 2016), vem sublinhar o superior desempenho da Navigator no sector das exportações, nomeadamente a liderança destacada da companhia em termos de Valor Acrescentado Nacional.

Saiba mais

COSEC E CGD ASSINAM PROTOCOLO PARA DIVULGAR SEGUROS DE CRÉDITO NOS MERCADOS INTERNACIONAIS

A COSEC e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) assinaram um protocolo, dia 9 de janeiro, que “visa a divulgação dos seguros que a COSEC disponibiliza por conta e ordem do Estado português, sobretudo nos mercados em que CGD tem maior presença, em especial os de expressão oficial portuguesa”, dizem o banco e a seguradora em comunicado. “Ambas as instituições reconhecem a importância da cobertura do risco de crédito de natureza comercial e política em operações de exportação de bens e serviços de origem portuguesa e de investimento português no estrangeiro para as empresas portuguesas e a instituição financeira que as apoia”, salientam a CGD e a COSEC.

Saiba mais

cid:image012.jpg@01D39532.D706D910

BLUEPHARMA ATRIBUI 50 MIL EUROS A PROJETO INOVADOR NA ÁREA DA SAÚDE

A Bluepharma associa-se, mais uma vez, à Universidade de Coimbra, para distinguir a investigação científica de excelência, a nível internacional. Assim, já estão a decorrer as candidaturas ao Prémio Inovação Bluepharma | Universidade de Coimbra, um prémio internacional, no valor de 20 mil euros, que pretende distinguir os melhores projetos científicos desenvolvidos na área das Ciências da Saúde. Este apoio poderá traduzir-se num investimento suplementar de 30 mil euros, uma vez provada a sua viabilidade de mercado. As candidaturas estão abertas até ao dia 2 de março e devem ser submetidas através do formulário disponível em http://www.bluepharma.pt/innovationaward ou no site da Universidade de Coimbra.

Saiba mais

BITCLIQ VENCE PRÉMIO DA FLAD.EY BUZZ USA COM PLATAFORMA PARA GERIR FROTAS DE PESCA

A Bitcliq, empresa portuguesa de software das Caldas da Rainha, é a vencedora do prémio “FLAD.EY BUZZ USA”, uma iniciativa da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e da consultora EY, destinada a promover e a apoiar o esforço de internacionalização de micro e PME portuguesas para os Estados Unidos da América. A Bitcliq aposta no desenvolvimento de soluções e sistemas de informação inteligentes. Comercializa produtos e serviços inovadores para a pesca comercial, a indústria de marisco e frutos do mar, a mobilidade urbana e o turismo patrimonial.

Saiba mais

DST CONSTRÓI CENTRO DE LOGÍSTICA BOLAMA SUPERMERCADOS EM GUIMARÃES

O grupo dst está a construir, em Guimarães, o Centro de Logística Bolama Supermercados, um entreposto que servirá de base de controlo e distribuição para toda a cadeia de supermercados Bolama. A empreitada está avaliada em mais de dois milhões de euros e envolve várias insígnias do grupo dst, além da própria dst, nomeadamente a dte – instalações especiais, a Tconcrete e a Tmodular.

Saiba mais

FISCALIDADE

cid:image016.jpg@01D33865.39905910

O TRATAMENTO FISCAL DOS RENDIMENTOS DE BITCOINS EM SEDE DE IRS

Criadas em 2009, as bitcoins, enquanto modalidade de cripto-moeda, têm vindo a ganhar relevo no plano financeiro internacional, sendo utilizadas como refúgio dos investidores para proteção dos seus ativos financeiros. Uma informação da Administração tributária recentemente publicada vem clarificar o tratamento fiscal de rendimentos decorrentes de bitcoins em sede de IRS, conferindo maior segurança jurídica aos contribuintes, sem prejuízo de uma posterior regulação de bitcoins, designadamente, enquanto valor mobiliário, ou uma revisão do seu enquadramento legal. A Sociedade de Advogados, Rogério Fernandes Ferreira & Associados explica o Enquadramento Fiscal da Administração Tributária na newsletter elaborada pela equipa, que pode ser consultada aqui .

Hospedeiras de Portugal
SPI - o seu parceiro para a inovação