AIP - 181 anos ao serviço das empresas
Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 (geral) | geral@aip.pt | Associação Industrial Portuguesa

ATUALIDADE

Seminário “PME – Crescimento, Competitividade e Inovação”: Normalização reduz custos de produção, certificações alavancam os negócios

Seminário “PME – Crescimento, Competitividade e Inovação”: Normalização reduz custos de produção, certificações alavancam os negócios

A Normalização reduz os custos de produção e as certificações servem para alavancar os negócios. Estas são as principais conclusões do seminário “PME – Crescimento, Competitividade e Inovação”, realizado no dia 12 de dezembro, na sede da AIP, em Lisboa, que contou com a participação de mais de meia centena de empresas. Promovido pela Small Business Standards (SBS) e coorganizado pela AIP e Instituto Português de Qualidade, o seminário contou com intervenções de representantes da Agência Nacional da Inovação e da SME United e com testemunhos de PME nacionais: Delta, Silampos, Imperalum e Epos. “Existem mais de 20 milhões de PME na Europa, das quais 99,8% são oriundas de todos os sectores de atividade, empregam 93 milhões de pessoas e representam 67% dos postos de trabalho”, apontou Luc Hendrickx, da SBS durante a sua intervenção, para explicar o impacto positivo que a Normalização e a Certificação têm na vida e subsistência das empresas.

Eleja as prioridades internacionais da sua PME em 2019. AIP apoiará concretização

Eleja as prioridades internacionais da sua PME em 2019. AIP apoiará concretização

Conhecer melhor a atividade internacional e os mercados prioritários para as PME em 2019 é o objetivo do inquérito que a AIP tem em curso. Será em função dos resultados obtidos que a AIP desenhará a estratégia e a abordagem aos mercados internacionais em 2019. Responda aqui. Mais informações: internacionalizacao@aip.pt ou 213 601 109.

Beneficie de financiamento a fundo perdido no âmbito dos Vales 2018. AIP apoia elaboração de candidatura

Beneficie de financiamento a fundo perdido no âmbito dos Vales 2018. AIP apoia elaboração de candidatura

Obtenha financiamento a fundo perdido para a sua PME no âmbito do Portugal 2020. Beneficie de consultoria para a internacionalização da sua empresa. Incentivo máximo não reembolsável de 10.000 euros. No setor do comércio usufrua de apoio em iniciativas empresariais nas áreas da inovação organizacional e gestão, criação de marcas e design, qualidade e economia digital e TIC. Incentivo máximo de 5.000 euros não reembolsável. Utilize a consultoria para planos empresariais de economia circular. Incentivo máximo de 7.500 euros não reembolsável. Aproveite a consultoria para adoção de tecnologias e processos associados à indústria 4.0, nomeadamente para comércio eletrónico. Incentivo máximo não reembolsável de 7.500 euros. Para o arranque de empresas, disponha de consultoria para serviços de incubação na área do empreendedorismo. Incentivo máximo não reembolsável de 7.500 euros. Mais informações: financiamento@aip.pt ou 213 601 143/055/136.

Crie a sua empresa com apoio gratuito da AIP

Crie a sua empresa com apoio gratuito da AIP

No âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego – PAECPE, a AIP presta, gratuitamente, apoio técnico prévio à aprovação de projetos de criação de empresas e do próprio emprego. Está previsto apoio específico à conceção e estruturação do projeto, incluindo elaboração de planos de investimento e de negócio. A consolidação dos projectos aprovados, nos dois primeiros anos de actividade, é igualmente alvo de acompanhamento da execução e consultoria por parte da AIP – até um máximo de 80 horas. Deste apoio resultou, até agora, na área geográfica correspondente aos distritos de Lisboa e Setúbal, a aprovação de 40 projetos de criação do próprio emprego nos mais variados setores. Mais informações: fernando.almeida@aip.pt ou 213 601 112.

Consulte as oportunidades de negócio internacionais da semana

Consulte as oportunidades de negócio internacionais da semana

Ferramentas para máquinas da indústria pesada e chapas de aço com parâmetros pouco convencionais são alguns dos produtos procurados no âmbito das oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, no Reino Unido, Alemanha, Suécia, França e Espanha. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.

AIP levou 30 PME à Feira de Empresas de Bissau

AIP levou 30 PME à Feira de Empresas de Bissau

Foram 30 as empresas nacionais que, com o apoio da AIP, participaram na Feira de Empresas de Bissau de 2018 que decorreu de 27 a 29 de novembro. A inauguração coube ao Presidente da República, José Mário Vaz, acompanhado pelo embaixador de Portugal, António José Alves de Carvalho. A liderar a delegação portuguesa esteve o vice-presidente da AIP, Jorge Pais, recentemente reeleito vice-presidente da Confederação Empresarial da CPLP.

>AIP acompanha 349 PME nacionais no âmbito da rede Enterprise Europe Network. Apoiou mais de 40 concretizações de negócios

AIP acompanha 349 PME nacionais no âmbito da rede Enterprise Europe Network. Apoiou mais de 40 concretizações de negócios

Durante 2018, a AIP organizou, no âmbito da rede EEN – Enterprise Europe Network, cerca de 100 reuniões de negócios entre empresas estrangeiras e portuguesas. Divulgou 375 oportunidades de negócio que originaram 85 manifestações de interesse, das quais se concretizaram 11, em diversos setores. Foi copromotora de 17 encontros internacionais de negócios que envolveram mais de 200 PME. Apoiou 43 empresas em consultoria direta. A participação das empresas nesta rede é gratuita. Mais informações: EEN.Portugal@aip.pt.

Magical Industry Tour promoveu empreendedorismo, prototipagem e crowdfunding 

Magical Industry Tour promoveu empreendedorismo, prototipagem e crowdfunding

A AIP está a concluir o projeto Magical Industry Tour. Este projeto teve como objetivo potenciar a criação de empresas inovadoras capazes de atuar no mercado global. O empreendedorismo criativo, a prototipagem e o crowdfunding foram seus eixos estruturantes. A conceção e divulgação de um conjunto de protótipos dinamizados por empreendedores jovens no âmbito do projeto foram alguns dos principais outputs do projeto.

ASSOCIADOS

Hovione investe mais €30 milhões nos EUA e garante futuro das fábricas em Portugal, Irlanda e Macau

Hovione investe mais €30 milhões nos EUA e garante futuro das fábricas em Portugal, Irlanda e Macau

Investimento de 30 milhões de euros num novo centro de pesquisa e desenvolvimento em Nova Jérsia criou 60 novos empregos nos últimos dois anos, totalizando 120 colaboradores na unidade norte-americana. No nosso país, a farmacêutica multinacional portuguesa Hovione emprega 1.100 colaboradores. Com as novas instalações, a multinacional acrescentou 2.600 metros quadrados a uma área original de 2,200 mil metros quadrados, duplicando a área de fábrica e de laboratório.

Galucho a caminho dos 100 anos exporta para mais de 70 países

Galucho a caminho dos 100 anos exporta para mais de 70 países

Empresa familiar na quarta geração, especializada no desenvolvimento de máquinas para a agricultura  e equipamentos de transportes para a movimentação de vários tipos de mercadorias, a Galucho - Indústrias Metalomecânicas, S.A., com sede fabril em São João das Lampas, Sintra, exporta para mais de 70 países. A forte componente de engenharia que caracteriza a empresa, aplicada, inicialmente, ao sector agrícola, e, mais tarde, aos equipamentos de transportes, está também a ser usada no ambiente, uma nova área de actividade da Galucho.

Telhas Umbelino Monteiro cobrem património histórico e edifícios nos quatro cantos do mundo

Telhas Umbelino Monteiro cobrem património histórico e edifícios nos quatro cantos do mundo

A fabricante de telhas e acessórios de cerâmica para telhados, Umbelino Monteiro SA, de Leiria, acabou de reabilitar o histórico Santuário do Menino Jesus de Praga, em Marco de Canaveses, com a sua “Advance Premium Lusa” em vermelho natural. As telhas “Advance Premium” são cerâmicas com baixa percentagem de absorção de água e não requerem a utilização de produtos de proteção adicional.

Mocapor vende três milhões por ano para Pequim

Mocapor vende três milhões por ano para Pequim

A Mocapor - Comércio e Indústria de Mármores, Lda., empresa familiar de mármores de Alcanede, Santarém, entrou na China em 1998, mercado que atualmente representa 30% do volume de negócios, o equivalente a três milhões de euros. A empresa tem respondido à crescente procura de novos produtos por parte dos clientes chineses, facto que a leva a antever um acentuado aumento do número de encomendas no próximo ano, sobretudo de mármores em tons mais escuros. Estes são os preferidos dos mercados europeu e americano.

FISCALIDADE

As Alterações aos Códigos Fiscais Propostas pela Região Autónoma da Madeira

As Alterações aos Códigos Fiscais Propostas pela Região Autónoma da Madeira

Nos passados dias 19 e 20 de Novembro de 2018, foram publicadas várias Resoluções da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, que vêm propor alterações à legislação fiscal. Conheça a análise da Sociedade de Advogados Rogério Fernandes Ferreira & Associados.

Projeto eco.nomia | NERE
Procuramos empresas com capacidade exportadora para a região do Caucaso