AIP - 181 anos ao serviço das empresas

Praça das Indústrias | Tel.:+351 213 601 000 (geral) | geral@aip.pt | http://www.aip.pt

ATUALIDADE

AIP lamenta morte de Pedro Queiroz Pereira

AIP lamenta morte de Pedro Queiroz Pereira

A AIP lamenta a morte do grande empresário Pedro Queiroz Pereira, uma das maiores referências em Portugal e no estrangeiro. A sua enorme capacidade empresarial e de gestão em diversas sociedades, particularmente na área industrial, a solidez dos grupos que liderou e o seu posicionamento sempre independente e frontal constituem valores que todos devemos reconhecer e enaltecer.

A Direção

Financiamento a fundo perdido: AIP elabora candidaturas aos Vales 2018

Financiamento a fundo perdido: AIP elabora candidaturas aos Vales 2018

Até 30 de Outubro obtenha financiamento a fundo perdido para a sua PME no âmbito do Portugal 2020. Beneficie de consultoria para diagnóstico de oportunidades de internacionalização. Conheça as restantes candidaturas às quais a AIP presta apoio.

Quer criar o seu próprio emprego? Conte com apoio técnico gratuito da AIP

Quer criar o seu próprio emprego? Conte com apoio técnico gratuito da AIP

No âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego – PAECPE, a AIP presta, gratuitamente, apoio técnico prévio à aprovação de projectos de criação do próprio emprego ou de empresas, contemplando o apoio específico à conceção e estruturação do projeto, incluindo elaboração de planos de investimento e de negócio. Se pretende criar o seu próprio emprego, contacte fernando.almeida@aip.pt ou 213 601 112.

Formação financiada a 100% para quadros promovida pela AIP

Formação financiada a 100% para quadros promovida pela AIP

A AIP tem em curso um projecto formativo dirigido às empresas que pretendam melhorar as qualificações e competências dos seus recursos humanos e, simultaneamente, contribuir para o cumprimento dos requisitos legais previstos no código do trabalho. Financiada a 100% no âmbito do Programa Operacional Regional Lisboa 2020, a oferta formativa incide nas  áreas da Gestão, Marketing, Logística, Produção, Electrónica, Automação, Saúde e Turismo entre outras. Mais informações aqui. Aceda à ficha de inscrição. Contactos: copraiformacao@aip.pt ou 213 601 036.

Mais de uma centena de empresários da América Latina reúnem na AIP

Mais de uma centena de empresários da América Latina reúnem na AIP

A AIP vai organizar, dias 1 e 2 de Outubro, em Lisboa, a conferência “Perspectivas da América Latina nas dinâmicas económicas com a Europa e a CPLP”. Mediante agendamento prévio, a AIP promove reuniões de negócios com os empresários sul americanos. Consulte o programa. Aceda à ficha de inscrição. Está já confirmada a participação de delegações de Andorra, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, EUA, México, Nicarágua, República Dominicana e Uruguai. Mais informações: internacionalizacao@aip.pt  ou 213 601 209.

Oportunidades de negócio internacionais da semana têm interesse

Oportunidades de negócio internacionais da semana têm interesse?

Alimentos, bebidas, solas para calçado infantil ortopédico e micro desenho profundo são alguns dos artigos e serviços procurados no âmbito das oportunidades de negócio internacionais que a AIP esta semana divulga. Têm origem, entre outros mercados, no Reino Unido, Holanda, Ucrânia e China. Em complemento, todos os meses são colocadas na plataforma Enterprise Europe Network mais de 500 oportunidades de negócio internacionais. Se tiver interesse em conhecer estas e outras oportunidades de negócio contacte EEN.Portugal@aip.pt. Solicite apoio gratuito.

Empresas em dificuldades passam a dispor de proteção jurídica

Empresas em dificuldades passam a dispor de proteção jurídica

As empresas que comprovem insuficiência económica passam a poder beneficiar de proteção jurídica, isto é, a poder solicitar a concessão de apoio judiciário. Para aceder a este apoio é preciso fazer o respetivo pedido junto de um dos serviços de atendimento ao público da Segurança Social, pessoalmente ou por correio, acompanhado com todos os documentos que comprovem a situação de insuficiência económica. Este foi o entendimento do Tribunal Constitucional no Acórdão Nº 242/2018 , que foi publicado a 07.06.2018.

ASSOCIADOS

Mitsubishi Portugal vai exportar camião Eagle para os EUA

Mitsubishi Portugal vai exportar camião Eagle para os EUA

A fábrica da Mitsubishi Fuso no Tramagal, em Abrantes, vai exportar para os EUA cerca de 2.500 camiões modelo Eagle, o que corresponde a uma produção mensal entre 200 a 250 unidades. A empresa começou este ano a produzir o chassis e a cabine deste modelo, mas a montagem final será garantida nos Estados Unidos. Prevê que o mercado norte-americano represente 30% nas exportações da unidade este ano.

Fundição de Évora brilha nos mercados externos

Fundição de Évora brilha nos mercados externos

Empresa fundada em 1986 pelo belga M. Schréder e pelo português Pinheiro Torres, a Fundição de Évora é uma das principais exportadoras do concelho, com cerca de 90% do volume de facturação realizado no exterior. Especializada no fabrico de peças em alumínio por fundição injectada sob pressão, no último ano os seus 115 trabalhadores produziram 2.300 toneladas de unidades, sendo que mais de 80% se destinaram à iluminação pública e de exterior, um negócio que tem crescido com o advento do Led (diodo emissor de luz).

Cem anos da J.J.M. Esperança asseguram presença em 12 países de quatro continentes

Cem anos da J.J.M. Esperança asseguram presença em 12 países de quatro continentes

Empresa exportadora com sede em Tomar, a J.J.M. Esperança concebe, produz e monta máquinas e equipamentos para os sectores da construção civil e obras públicas, indústria extrativa, movimentação de madeiras, solos e cargas, agricultura, floresta, material rodoviário e ambiente. Está presente em 12 países de quatro continentes e emprega cerca de 40 trabalhadores.

Sui Generis executa comunicação integrada em todas as áreas de negócio

Sui Generis executa comunicação integrada em todas as áreas de negócio

A recém-criada Sui Generis - meios & comunicação, com sede em Vila Nova de Gaia, oferece um vasto conjunto de serviços a empresas e a organizações de todos os sectores de actividade, recorrendo às mais avançadas técnicas para promover as potencialidades dos negócios. Os serviços apresentados pela Sui Generis vão desde a comunicação e assessoria, passando pela comunicação gráfica e marketing digital, até à organização dos mais diversos tipos de eventos..

FISCALIDADE

A Regulamentação do Registo Central do Beneficiário Efectivo

A Regulamentação do Registo Central do Beneficiário Efectivo

Foi publicada a Portaria n.º 233/2018, em 21 de Agosto 2018, que vem regulamentar o Regime Jurídico do Registo Central de Beneficiários Efectivos (“RCBE”). Conheça a análise da Sociedade de Advogados Rogério Ferreira Fernandes & Associados.

Top hospedeirass